Chico da Silva

FRANCISCO DOMINGOS DA SILVA
(75 anos)
Pintor, Desenhista, Sapateiro e Ajudante de Marinheiro

☼ Alto Tejo, AC (1910)
┼ Fortaleza, CE (06/12/1985)

Francisco Domingos da Silva ou Chico da Silva, foi um pintor brasileiro de estilo Naïf, desenhista, sapateiro e ajudante de marinheiro, nascido em Alto Tejo, AC, em 1910. Era descendente de uma cearense e um índio da Amazônia peruana. Viveu até os 10 anos de idade na antiga comunidade de Alto Tejo, no Estado do Acre.

A família de Chico da Silva embarcou para o Ceará, indo morar em Fortaleza. Semi-analfabeto, teve diversas profissões não relacionadas à arte. Perdeu o pai alguns anos depois e começou a fazer todos os tipos de serviços: Consertava sapatos e guarda-chuvas, fazia fogareiros de lata para vender, entre outras coisas, para ajudar no seu sustento e de sua família.

Nos intervalos de suas caminhadas a procura de trabalho, parava em frente aos muros e paredes das casas dos pescadores e fazia desenhos com carvão, giz e lascas de tijolos, colorindo-os com folhas.

Semi-analfabeto, autodidata, ele pintava sem regras mas com incrível habilidade. Foram esses painéis que chamaram a atenção do artista e crítico suíço Jean-Pierre Chabloz que passou a procurá-lo pela cidade. Pelos moradores da Praia Formosa, Chico da Silva era chamado de "indiozinho débil mental".

Jean-Pierre Chabloz perguntou para alguns habitantes quem era o autor daqueles desenhos, mas a constante resposta que ouvia era:
"É um cara meio louco. Um caboclo que veio não se sabe de onde. Ele se diverte rabiscando os muros e desaparece, sem deixar endereço!" 
Quadro de propriedade de Gustavo Veras e Isabel Marback

Jean-Pierre Chabloz não encontrou Chico da Silva facilmente pois este ao saber que um estrangeiro alto e forte estava a sua procura, fugiu achando que o suíço fosse um dos donos das casas de muros recém ornados por ele. Após o encontro, Jean-Pierre Chabloz ficou admirado com a simplicidade do artista e passou a incentivá-lo na pintura à guache. Além de fornecer todos os materiais para a produção dos trabalhos, Jean-Pierre Chabloz comprou mais de 40 obras prontas levando-as à diversas exposições, como o Salão Cearense de Pintura e o Salão de Abril de 1943.

Chico da Silva foi estimulado por Jean-Pierre Chabloz a desenhar e pintar cada vez mais. Essa amizade e confiança mútua foi o suficiente para tornar as obras de Chico da Silva, peças de qualidade para o mundo das artes.

Por ter sido criado desde menino frente as exuberantes paisagens da amazônia, com cores e formas exóticas, a genialidade de Chico da Silva floresceu, resultando em pinturas primitivistas (pinturas Naïfs) e sedutoras para os olhos dos artistas, críticos e pesquisadores do Brasil e da Europa. 

Pintor de lendas, folclore nacional, cotidiano e seres fantásticos, Chico da Silva seduz o observador por sua originalidade, pela diversidade de cores e formas e pela genialidade nas pinturas primitivistas. Com seu talento e a influência de Jean-Pierre ChablozChico da Silva conseguiu reconhecimento no cenário artístico mundial.

Nos últimos anos a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará conseguiu reunir vários trabalhos do artista que pertenciam a Jean-Pierre Chabloz. Um deles tem exposição permanente no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFCE) e outros fazem parte de acervos de museus e pinacotecas do mundo.

Quadro de propriedade de Gustavo Veras e Isabel Marback

Em 1945, na companhia de Jean-Pierre Chabloz, Antônio Bandeira, Inimá de Paula e outros artistas expôs na Galeria Askanasy, no Rio de Janeiro.

Chico da Silva não foi influenciado por nenhuma escola ou grupo específico. Na verdade, ele criou um estilo novo. Fundou uma escola no bairro de Pirambu, onde cresceu, formado por seguidores de suas obras.

Pela supervalorização de seus trabalhos quis produzir cada vez mais obras recorrendo a ajudantes para desenhar, deixando para ele somente a assinatura. Uma pesquisa estimou que 90%, dos quadros posteriores a 1972, eram falsos. Tal acontecimento cercou o artista de aproveitadores que vendiam essas falsificações em qualquer lugar por pequenos preços.

Mesmo havendo questionamento de suas obras no mercado de arte, foi convidado à participar da Bienal de Veneza em 1966, de onde recebeu Menção Honrosa. Três anos depois, Jean-Pierre Chabloz cortou relação com Chico da Silva, afirmando mais tarde em uma entrevista para um jornal que estava insatisfeito com a qualidade do artista.

Na década de 70, além de lutar contra a falta de crédito de suas obras, enfrentou a perda da esposa e seus próprios problemas de saúde. Se recuperou fisicamente mas não conseguiu sua recuperação artística.

Depois de permanecer quatro anos internado em um hospital psiquiátrico, voltou a pintar em 1981.

Quadro de propriedade de Gustavo Veras e Isabel Marback
Exposições

Individuais
  • 1950 - Lausanne, Suíça - Galeria Pour L'Art
  • 1961 - Fortaleza CE - Sede dos Diários Associados
  • 1963 - Rio de Janeiro, RJ - Galeria Relevo
  • 1965 - Rio de Janeiro, RJ - Galeria Goeldi
  • 1965 - São Paulo, SP - Galeria Selearte
  • 1965 - Salvador, BA - Galeria Querino
  • 1966 - Rio de Janeiro, RJ - Petite Galerie
  • 1966 - Veneza, Itália - Menção Honrosa
  • 1966 - Moscou, Rússia
  • 1967 - Rio de Janeiro, RJ - Galeria Gemini e Galeria Dezon
  • 1967 - São Paulo, SP - A Galeria


Coletivas
  • 1943 - Fortaleza, CE - Salão de Abril
  • 1944 - Fortaleza, CE - 3ª Salão Cearense de Pintura
  • 1945 - Rio de Janeiro, RJ - Galeria Askanasy
  • 1949 - Genebra, Suíça - Salão Beauregard
  • 1956 - Neuchâtel, Suíça - Museu Etnográfico
  • 1965 - Paris, França - Galeria Jaques Massol
  • 1966 - Europa - Artistas Primitivos Brasileiros
  • 1966 - Paris, França - Maison Janson
  • 1966 - Madri, Espanha - Instituto de Cultura Hispânica
  • 1966 - Veneza, Itália - 33ª Bienal de Veneza
  • 1967 - São Paulo, SP - 9ª Bienal Internacional de São Paulo
  • 1970 - Fortaleza, CE - 20º Salão de Abril
  • 1972 - São Paulo, SP - Galeria Collectio
  • 1977 - Fortaleza, CE - 27º Salão de Abril
  • 1978 - Fortaleza, CE - 28º Salão de Abril
  • 1978 - Penápolis, SP - 3º Salão de Artes Plásticas da Noroeste
  • 1978 - São Paulo SP - 1ª Bienal Latino-Americana de São Paulo
  • 1984 - Fortaleza, CE - 3º Salão Nacional de Artes Plásticas

Exposições Póstumas
  • 1988 - Rio de Janeiro, RJ - O Mundo Fascinante dos Pintores Naïfs, Paço Imperial
  • 1989 - Fortaleza, CE - Retrospectiva Chico da Silva: Do Delírio ao Dilúvio, Espaço Cultural do Palácio da Abolição
  • 1996 - Osasco, SP - Expo FIEO, Centro Universitário FIEO
  • 2001 - São Paulo, SP - Biografias Instantâneas, Casa das Rosas
  • 2002 - São Paulo, SP - Santa Ingenuidade, Unifieo
  • 2002 - São Paulo, SP - Pop Brasil: A Arte Popular e o Popular na Arte, CCBB
  • 2002 - Piracicaba, SP - 6ª Bienal Naifs do Brasil, SESC