Franc Landi

FRANC LANDI
(46 anos)
Cantor

☼ Manaus, AM (1948)
┼ Manaus, AM (27/04/1994)

Franc Landi foi um cantor nascido em 1948 na cidade de Manaus, AM. Ainda adolescente partiu para o Rio de Janeiro para tentar a carreira artística como cantor. Lançou-se como cantor com o compacto simples que tinha as músicas "Eu Queria Ter Você", composição de Odair José e "Enquanto Eu Chorava", de Reginaldo Rossi.

Franc Landi obteve a primeira grande oportunidade por meio do cantor, compositor e produtor musical, Hyldon, que atuava na divisão popular Polyfar, da gravadora Phonogram. Nos anos 70 em companhia de Hyldon, produziram um compacto em que tinha como carro chefe  a versão da música "Philosopher" da dupla inglesa Yellowstone & Voice, cuja versão recebeu o título de "Diga Pra Mim". A música foi um grande sucesso e rapidamente ocupou as paradas de sucessos de todo o país, inclusive superando em muito a música original inglesa "Philosopher".

Seu primeiro LP "A Voz do Sucesso" era uma coletânea de versões de sucessos internacionais.

Franc Landi morreu precocemente aos 46 anos, em 27/04/1994, na cidade de Manaus, AM, vitima de um aneurisma. Infelizmente existe pouco material disponível sobre o cantor.

Fonte: Jovem Guarda
Indicação: Miguel Sampaio

19 comentários:

  1. Marcou com a Versão de Diga Pra Mim - 1972 regravada a pouco tempo por Leonardo Foi um Teletema - .

    ResponderExcluir
  2. por muito tempo me perguntei, o que haveria de ter acontecido com o Franc Landi, eu era muito menina quando ouvia suas músicas, e coisa que aprendemos de criança, dificilmente esquecemos, e hoje sem querer achei essa reportagem, por incrível que parece após 23 anos após sua morte senti uma tristeza terrível, achei que um dia iria descobrir que ele tinha mudado de nome, como muitos artistas faziam antigamente.E que eu finalmente iria conhecer o rosto do homem de voz melancólica que me fez chorar por tantas vezes quando eu nem sabia o que era viver e crescer. Eu sinto muito, muitíssimo mesmo, que pena que vc se foi! Que Deus tenha reservado um lugar pra tí no céu! Puxa vida, mas que surpresa desagradável eu tive hoje 13/01/2017. E somente hoje pude conhecê-lo que lindo que vc era! Jesus estava num dia muito feliz quando te projetou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna! Hoje, vasculhando as velharias do YouTube, me deparei com esse cara! Confesso que não sabia de sua morte. Sou como vc. Existem pessoas que não sabem que existimos e nos fazem sentir tristeza quando sabemos de suas partidas. A vida é assim mesmo, cheia de emoções...

      Excluir
    2. Cara me senti assim também. O pior é que nem sabia que ele morava na minha cidade. Quando ele morreu, pela data 94, eu tinha 33 anos.

      Excluir
  3. Linda voz!
    Esteja onde estiver...e depois de tanto tempo, estamos ouvindo suas canções!
    Um músico não morre nunca!
    Um beijo terno, fique na paz!

    ResponderExcluir
  4. Essa música era linda demais! Que pena que ele se foi tão cedo...

    ResponderExcluir
  5. Só morrerei no dia em que ninguém, ninguém, ninguém, lembrar de mim. Por isso o artista nunca morre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, nossa eu era criança, nunca esqueci essa voz, e também por que ele lindo.

      Excluir
  6. Eu gosto dessa música e linda demais

    ResponderExcluir
  7. Na minha mente existia a lembrança dessa música dos anos setenta, mas não lembrava, não sabia que a gravou originalmente, só lembrava da versão ver Leandro e Leonardo e mais recente com o Zezo, vasculhando hoje encontrei, que pena que Franc já foi pra o andar de cima. Mas deixou seu recado.

    ResponderExcluir
  8. Hj adquiri o lp "a voz do sucesso" desse fera. Confesso q não conhecia, como pesquisador de música ato falho mas a maioria das músicas tenho nos originais

    ResponderExcluir
  9. E hoje fiquei sabendo quem cantava essa música não sabia não conhecia Franc Landi.

    ResponderExcluir
  10. Hoje que vim saber que ele havia falecido. Curtir muito essas músicas. Saudade eterna.

    ResponderExcluir
  11. Grande cantor da época e que eternizou suas música eu era pequeno quando minhas tias falavam dele, ele é pai dos meus primos uma honra poder saber que essa grande voz deixou dois filhos que são seus frutos e que hoje são grandes homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu tinha uns 13 anos, e adorava a musica Diga pra mim. Um dia desses eu coloquei para tocar, e um primo meu disse: A eu gosto muito dessa música, é do Leandro. E eu disse negativo esta música é de um cantor que já morreu algum tempo chamado Franc Landi. Eu tinha uma fotonovela com ele e a Márcia Mendes. Incrível, mas essa música para mim é eterna.

      Excluir
  12. Essa música me vem na lembrança de vez em quando, e agora de novo...já estou deitada pra dormir e resolvi pesquisar sobre ela. Eu tinha uns 7 ou 8 anos quando ouvia ela no rádio, porém só agora vi quem cantava e, lamentavelmente ele já faleceu.. 😔

    ResponderExcluir
  13. Hoje em dia eu escuto a musica do Franc Landi e também tocando. Estou curtindo demais uma das musicas.
    Estou tocando hoje em dia a musica de nome Diga pra mim.
    Estou tocando na pizzaria que eu estou tocando atualmente.

    ResponderExcluir
  14. Eu era criança quando a música "Diga pra mim" era sucesso.

    ResponderExcluir