Bertha Homem de Mello

BERTHA CELESTE HOMEM DE MELLO
(97 anos)
Farmacêutica, Poetisa e Professora

* Pindamonhangaba, SP (21/03/1902)
+ Jacareí, SP (16/08/1999)

Foi uma poetisa, farmacêutica e professora, autora da letra em português da canção "Parabéns a Você", comumente cantada nos aniversários.

Única filha de casal de fazendeiros de Pindamonhangaba, Bertha formou-se em Farmácia. Casou-se e teve uma única filha, Lorice.

Tinha 40 anos de idade quando participou, junto a outros cinco mil candidatos, do concurso para a escolha da letra de Parabéns a Você, que compôs em apenas cinco minutos. Além deste concurso, que venceu usando o pseudônimo de Léa Guimarães, participava de diversos outros que ouvia pelo rádio, sendo vencedora diversas vezes - como na quadra feita para escolha do jingle de uma cera de polimento de pisos, que dizia: "Vou lhe contar um segredo / Que todos sabem de cor / Dá lustro até num rochedo / A supercera Record".

Dotourou-se em Letras, escrevendo poemas que foram mais tarde publicados no livro Devaneios. Aos 54 anos mudou-se para a cidade de Jacareí, onde lecionou por mais de 40 anos e em 12 de setembro de 1998 recebeu o título de cidadã honorária, mesmo data em que lançou seu livro. Além da canção mais conhecida, uma outra, intitulada Arraiá, foi gravada pelo cantor Rolando Boldrin.

Declarava ter se emocionado em várias ocasiões em que sua letra foi entoada, especialmente durante a festa do quarto centenário da cidade de São Paulo e durante visita do Papa João Paulo II em 1980, na cidade de Aparecida.

O Concurso

Em 1942, o compositor Almirante, insatisfeito com o fato de no Brasil a canção de aniversário ser cantada em inglês, idealizou um concurso na Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, para a criação em português da canção norte-americana Happy Birthday To You.

A escolha da canção vencedora coube à Academia Brasileira de Letras, com os Imortais Olegário Mariano, Cassiano Ricardo e Múcio Leão.

A canção de Bertha foi a vencedora por dois motivos principais: foi uma das únicas que trazia cada verso diferente (a maioria repetia a mesma frase) e pela beleza.

A letra original de Parabéns a Você:

"Parabéns a você,
nesta data querida,
muita felicidade,
muitos anos de vida."

Sobre ela, diversas vezes, a autora se irritava com os erros comumente cometidos pelas pessoas, que costumam entoar os versos como "parabéns pra você / nessa data querida / muitas felicidades..." Sobre os erros grifados ela acentuava que não era "pra você", e sim "a você"; "nesta data" e nunca "nessa" e, finalmente, o terceiro erro, repetia que "a felicidade é uma só" - singular e não plural.

Direitos Autorais

A compositora, apesar de ter direitos autorais pela execução da popular canção, nunca recebeu os valores devidos pela sua composição - que no Brasil equivalem a 8,3 por cento do montante arrecadado, sendo a música mais executada no país. Outros 8,3% são devidos ao compositor Jorge de Mello Gambier, que compusera em 1978 outra estrofe, e o restante aos detentores dos direitos da música, representados pela gravadora Warner.

Faleceu na  cidade de Jacareí aos 97 anos, vítima de Pneumonia.

No ano de 2009 a filha e herdeira de Bertha, Lorice, ingressou com uma ação a fim de receber os pagamentos que lhe são devidos.

Fonte: Wikipédia

Rodney Gomes

RODNEY GOMES
(70 anos)
Ator, Diretor e Dublador

* Sorocaba, SP (03/08/1936)
+ Niterói, RJ (15/09/2006)

Iniciou sua carreira aos onze anos, atuando nos filmes Obrigado, Doutor (1948) de Moacyr Fenelon, e Pinguinho de Gente (1949) de Gilda de Abreu.

Ainda no cinema, Rodney Gomes atuou nos filmes Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia (1990 - narrador), O Escorpião Escarlate (1990) e Maior Que o Ódio (1951).

Na televisão, participou das novelas A Menina do Veleiro Azul (1969) e A Pequena Órfã (1968).

Começou a carreira como dublador na AIC (Arte Industrial Cinematográfica). Em seguida passou a dublar no Rio de Janeiro. Entre outros trabalhos, foi o dublador do ator Burt Ward, o Robin, da série Batman dos anos 60. Também atuou como diretor de dublagem.

O dublador também foi a voz do menino-prodígio na clássica série de desenhos animados da produtora Filmation, onde consagrou o bordão "Santo..., Batman!!!". Ele também lançou o bordão "Lá vai uma Triônica Formiga Atômica!", no desenho Formiga Atômica.

Rodney Gomes foi a voz de personagens como Yoda em Star Wars (Guerras Clônicas) e em Cameron Curtindo a Vida Adoidado.

Principais Personagens Dublados Por Rodney Gomes:

  • Formiga Atômica
  • Iago em Aladdin
  • Bartolomeo (Barrie Ingham) em As Peripécias do Ratinho Detetive
  • Cameron Frye (Alan Ruck) em Curtindo a Vida Adoidado
  • Cão no desenho Catdog
  • Dublou um personagem no filme Curso de Verão
  • Emil Antonowsky, o bandido banhado por ácido, no filme Robocop
  • Jovem quando Jack Lemmon
  • Mickey Rooney
  • Pedro e Juca em A Pequena Sereia
  • Pequeno Joe em Bonanza
  • Robin em Batman AIC-SP e no desenho produzido pela Filmation
  • Roddy McDowall
  • Rodney (Chris Rock), o porquinho-da-índia, Doutor Dolittle
  • Ippei em Ueno O Regresso de Ultraman
  • Vários personagens secundários no desenho Cavalo de Fogo
  • Yoda nos episódios de 1 a 3 de Star Wars
  • Franck Eggelhoffer (Martin Short) - O Pai da Noiva I e II
Faleceu aos 70 anos, devido a complicações causadas por Diabetes.

Fonte: Wikipédia e Dramaturgia Brasileira - In Memoriam