Leônidas Pires

LEÔNIDAS PIRES GONÇALVES
(94 anos)
Militar

☼ Cruz Alta, RS (19/05/1921)
┼ Rio de Janeiro, RJ (04/06/2015)

Leônidas Pires Gonçalves foi um general-de-Exército brasileiro, ministro do Exército durante o governo de José Sarney.

Graduou-se aspirante-a-oficial de artilharia em 1942, na Escola Militar do Realengo e exerceu inúmeras funções de destaque, ao longo de sua carreira.

Foi Aspirante a Oficial no 6° GMAC, na cidade de Rio Grande, RS. Integrou o contingente de cerca de 2 mil homens que fizeram a guarnição do litoral sul do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi o primeiro colocado de sua turma na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e, em função disso, recebeu a Medalha Marechal Hermes de prata dourada com uma coroa.

Em março de 1964, servia no Estado Maior do Exército, sob a chefia do general Humberto de Alencar Castelo Branco. Em seguida, acompanhou o general Orlando Geisel na 1ª Divisão de Infantaria, na Vila Militar do Rio de Janeiro.

Como coronel, comandou o 2º Regimento de Obuses - Regimento Deodoro, em Itu, SP. Foi também adido militar na Colômbia.

Como oficial general, foi chefe do Estado-Maior do I Exército no Rio de Janeiro de 1974 a 1977, e Comandante Militar da Amazônia. No período de 23/12/1983 a 08/03/1985, foi Comandante do III Exército, em Porto Alegre.

Tancredo Neves o designou para ser seu ministro do Exército. Após o falecimento de Tancredo Neves, permaneceu à frente do ministério durante os cinco anos do governo de José Sarney. Desenvolveu projetos como a Força Terrestre 1990 (FT-90), que permitiram a modernização do Exército Brasileiro, que dentre outras coisas adquiriu a sua Aviação.

Episódio Político

Após a eleição indireta de Tancredo Neves, foi escolhido para ser o seu ministro do Exército. Com a morte de Tancredo Neves, foi quem garantiu a posse de seu vice, José Sarney, contrapondo-se ao que desejavam certos setores do Exército, que pretendiam dar posse ao presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães.

"Quem assume é o Sarney!
Imediatamente, Ulysses Guimarães concorda, para surpresa de Pedro Simon. (…) Ulysses Guimarães também retorna ao Congresso. Ali, Pedro Simon lhe pergunta porque aceitara tão rapidamente a tese de Leônidas Pires.
O Sarney chega aqui ao lado do seu jurista. Esse jurista é o ministro do Exército. Se eu não aceito a tese do jurista, a crise estava armada!"
(Ulysses Guimarães)

O episódio já foi lembrado em diversas entrevistas do general. Uma das mais detalhadas foi para os jornalistas Hélio Teixeira e Rose Arruda, autores de uma biografia sobre o governador paranaense José Richa.

O general Leônidas Pires após passar para a Reserva continuou sendo uma pessoa influente e nunca deixou de dar seu testemunho sobre os episódios que viveu. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, em março de 2014, Leônidas Pires afirmou que o Exército nunca foi intruso na História do Brasil.

Morte

Leônidas Pires Gonçalves, faleceu na quinta-feira, 04/06/2015, no Rio de Janeiro, aos 94 anos. Ele sofreu complicações após uma queda que sofreu no início da semana. Leônidas Pires será velado com honras militares no sábado, 06/06/2015, pela manhã, no salão nobre do Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e terá o corpo cremado à tarde.

O ex-presidente José Sarney afirmou:

"A participação de Leônidas na transição democrática foi decisiva e a ele se deve grande parte da extinção do militarismo - a agregação do poder militar ao poder político - no Brasil. Ele deu suporte a que transição fosse feita com as Forças Armadas e não contra as Forças Armadas. Pacificou o Exército e assegurou e garantiu o poder civil. Reconduziu os militares aos seus deveres profissionais, defendendo a implantação do regime democrático que floresceu depois de 1985."

Leônidas Pires foi casado com Dóris Pires Gonçalves, com quem teve dois filhos, quatro netos e sete bisnetos.

Fonte: Wikipédia

Celso Santebañes

CELSO PEREIRA BORGES
(20 anos)
Modelo

☼ Araxá, MG (30/08/1994)
┼ Uberlândia, MG (04/06/2015)

Celso Pereira Borges nasceu em Araxá, no Alto Paranaíba, em 30/08/1994, e desde menino sonhava em se tornar famoso. Os traços perfeitos do garoto e os olhos azuis herdados do pai sempre chamaram a atenção da família e dos conhecidos que costumavam comentar que ele parecia um boneco.

Ainda criança, começou a participar de concursos de beleza e, aos 15 anos, o já modelo foi escolhido entre 400 pessoas pelo ator Tony Ramos, numa visita à terra de Dona Beja, - coincidentemente, considerada uma das figuras mais belas da história - numa seleção de novos talentos. "O Tony disse que meu neto tinha o dom e deveria seguir a carreira", lembrou o avô José Pereira, de 74 anos, que o criou como filho.

Foi nessa época que o jovem adotou o nome artístico de Celso Santebañes e se mudou para São Paulo para seguir o grande sonho de se tornar famoso. Fez cursos de manequim e de teatro. "Ele era menor de idade, mas a gente apoiou. Já visitamos ele várias vezes lá e ele sempre nos visita também", contou a avó Terezinha, de 70 anos, a quem Celso chamava carinhosamente de vó-mainha.

Em São Paulo, o mineiro, de 20 anos, levou à risca o comentário que ouvia nos tempos de infância, de que parecia com um boneco, de tão bonito que era. Para isso, chegou a fazer seis cirurgias plásticas e outras intervenções estéticas e ganhou o apelido de "Ken Humano" brasileiro, em referência ao namorado da Barbie. "Essas coisas das plásticas, nós nunca gostamos muito. Mas ele é que sabe da vida dele. Mas a gente sempre torceu pra que ele se desse bem como ator e modelo", acrescentou o avô.

A trajetória de sucesso foi temporariamente interrompida desde que o modelo passou mal em dezembro de 2014, quando foi passar o Natal com a família em Araxá e teve que ser internado devido a complicações relativas à aplicação do hidrogel, produto usado principalmente para preenchimento e aumento de volume em regiões como o bumbum e as coxas, e que quase levou à morte, recentemente, a modelo Andressa Urach. Depois, Celso Santebañes foi transferido para Patos de Minas, MG, onde acabou descobrindo que seu problema era muito mais grave e não tinha nenhuma relação com o aplicação do hidrogel: ele sofria de Leucemia Linfóide Aguda Philadelphia positivo.

Reação

Foi um baque para o rapaz, que chegou a declarar estar preocupado não só com seu estado de saúde, mas com sua aparência.

"Sempre lidei com essa questão da estética e não escondo que sou muito vaidoso. Não consigo me imaginar careca. Sem falar que estou com muito medo do que possa acontecer!"

Para dar continuidade ao tratamento e iniciar as sessões de quimioterapia, ele foi removido para um hospital de melhor estrutura, o Hospital das Clínicas de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Mesmo debilitado, na segunda-feira, dia 02/06/2015, Celso Santebañes concedeu uma entrevista a um site de celebridades via WhatsApp e disse que estava bastante fraco, além de comentar que o celular era seu único passatempo e motivação naquele momento, "porque através dele recebo ligações das pessoas torcendo pela minha melhora!". Ele também tirou uma selfie.

Um dia depois, seu estado se agravou repentinamente. Ele chegou a desfalecer três vezes e sua pressão quase foi a zero. Tudo testemunhado de perto pelo avô José Pereira, que era seu acompanhante desde a primeira internação em Araxá, havia um mês. "Meu neto começou a passar mal do nada e a gente chamou as enfermeiras. Vi ele quase se acabar nas minhas mãos. Estou muito chocado com o que está acontecendo. Agora ele está inconsciente, na UTI, e não sei o que vai ser. É muito triste", contou o avô, que saiu aos prantos do hospital em Uberlândia, na quinta-feira, após visitar o neto.

Alguns parentes estavam se revezando para ver o jovem que estava em coma, respirando com a ajuda de aparelhos e com risco de morrer. A tia Marília Borges, de 42 anos, veio de Araxá para saber notícias do sobrinho, mas não teve coragem de entrar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI):

"Celso não merecia isso. Tem apenas 20 anos, uma vida toda pela frente. Ele está cheio de projetos, como o lançamento do boneco dele, o Celso Dolls, e um reality show de que ele ia participar em Los Angeles, nos Estados Unidos!"

Marília Borges citou com orgulho os programas de televisão de que Celso Santebañes já participou, como o "Agora é Tarde", "Encontro Com Fátima Bernardes", "Domingo Espetacular", "Legendários" e "Domingo Show"

"Não vejo a hora de tirá-lo daqui e, se Deus quiser, ele vai sair e ainda vai no programa do Rodrigo Faro, que eu adoro!"

Origem Humilde

Dona Terezinha, a avó que criou Celso e o irmão mais velho, Celimar, morto há três anos, com apenas 18 anos, vítima de hantavirose, passava o dia rezando e não havia contado para a filha Marli, de 44 anos, mãe dos garotos, sobre a real situação do rapaz.

"Ela não tem muito acesso a TV, jornal, essas coisas. Marli teve uns problemas de cabeça no passado e não teve condições de cuidar dos meninos. Por isso, eles viraram nossos filhos. Hoje, ela está melhor, mas mesmo assim não dá conta de lidar com isso. Nem sei se vou falar pra ela como está o Celso!"

O rapaz nunca foi muito próximo dos pais, que se separaram quando ele ainda era um bebê, e chamava pelo nome a mãe e o pai, Celso, que trabalha numa mineradora e chegou a visitá-lo algumas vezes no Hospital das Clínicas.

De acordo com os jornalistas de celebridades que vinham cobrindo o caso, Celso Santebañes sempre fez questão de ele próprio dar entrevistas contando sua história e nunca foi muito favorável que noticiassem sobre sua origem humilde.

"Mas ele nunca nos abandonou. Sempre mandou dinheiro pra gente, sempre nos ligava. Por isso, apesar de eu estar muito abalada, estou pensando em ir para Uberlândia, quero vê-lo e saber direito como ele realmente está. Estou preocupada com o braço dele, que teve uma infecção. Acho que o Hospital está cuidando dele, mas tem algo errado com esse braço porque em Patos de Minas, ele não estava com isso. Tem que olhar direito, é muito sério!"

Enquanto isso, vários admiradores do Ken seguiam fazendo preces e orando pela recuperação do ídolo, que acabou se tonando uma celebridade. Um fã, que também é modelo, chegou a fazer 20 promessas caso Celso Santebañes se cure, entre elas, a desistência do maior sonho: ser ator. Outra admiradora fundou uma página no Facebook "Força Ken Humano" para criar uma corrente positiva.

"Toda oração é bem vinda. Sabemos que há uns urubus que desejam o mal, mas a maioria está conosco e torcendo muito pelo Celso. Ele mesmo ficou mais religioso nesses últimos dias e até tirou foto com a Bíblia", revelou a tia Marília.

Até a noite de 03/06/2015, segundo a assessoria de comunicação do Hospital de Clínicas de Uberlândia, Celso Santebañes continuava internado na UTI, estável, mas com quadro grave e risco de morte.

Morte

Celso Pereira Borges morreu na tarde de quinta-feira, 04/06/2015, conforme informou em nota oficial o Hospital de Clínicas de Uberlândia, onde ele estava internado. O modelo de 20 anos estava internado desde o dia 29/05/2015, para tratamento contra leucemia. Ele lutava contra a doença desde janeiro, quando teve o diagnóstico. Celso esteve internado durante três meses e chegou a ficar em coma por um mês.

"É com pesar que o Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia informa que o paciente Celso Santebañes, portador de Leucemia Linfóide Aguda Philadelphia positivo, faleceu às 16:30 hs do dia 04 de junho de 2015 em decorrência de agravamento do quadro clínico pela pneumonia na fase de imunossupressão da quimioterapia."

Segundo Vilmar Araújo, tio de Celso, o corpo será encaminhado para o Cemitério São João Batista, em Araxá, MG, ainda na quinta-feira, 04/06/2015, onde será velado. O enterro acontecerá na sexta-feira, 05/06/2015.

"Ele estava entubado e começou a sangrar pela gengiva e pelo nariz. Teve uma parada respiratória e, infelizmente, não resistiu. Ele estava muito fraco, há muitos dias sem se alimentar. O corpo humano não aguenta, essa doença deixa a pessoa muito debilitada. Foi um choque muito grande para a família"
(Vilmar Araújo)

Quem estava com Celso no momento em que o quadro de saúde do modelo se agravou era o avô dele, José.

"O Celso não fez nenhum pedido especial. Ele não pensava na morte, achava que iria sobreviver. O sonho dele era ter um programa e dar uma casa para a Dona Teresinha, a avó que o criou!"

Fonte: Uai e G1
Indicação: Miguel Sampaio