Oscar Niemeyer

OSCAR RIBEIRO DE ALMEIDA DE NIEMEYER SOARES
(104 anos)
Arquiteto

* Rio de Janeiro, RJ (15/12/1907)
+ Rio de Janeiro, RJ (05/12/2012)

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares foi um arquiteto brasileiro de nome mais influente na Arquitetura Moderna. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, e por esse motivo teve grande fama nacional e internacional desde a decada de 1940.

Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que projetou para a cidade de Brasília, embora possua um grande corpo de trabalho desde sua graduação pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1934.

Filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, Oscar Niemeyer nasceu no bairro de Laranjeiras, na Rua Passos Manuel, que receberia no futuro o nome de seu avô Ribeiro de Almeida, ministro do Supremo Tribunal Federal. Oscar Niemeyer  foi profundamente marcado pela lisura na vida pública do avô, que como herança os deixou apenas a casa em que morava e cuja regalia era uma missa em casa aos domingos, apesar de ser um ateu convicto.

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein."
(Oscar Niemeyer)

Oscar Niemeyer e Anita Baldo, sua primeira esposa.
Oscar Niemeyer passou a sua juventude sem preocupações e na boêmia, frequentando o Café Lamas, o Clube do Fluminense e a Lapa. Em suas palavras: "parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio."

Em 1928, aos 21 anos, casou-se com Anita Baldo, 18 anos, filha de imigrantes italianos da província de Pádua. A cerimônia de casamento na igreja do bairro atendeu aos desejos da noiva. "Casei por formalidade. Mais católica do que minha esposa é impossível, então não me incomodei em casar dessa forma". O casamento foi no mesmo ano da formatura no ensino médio. O casal teve somente uma filha, Anna Maria Niemeyer, que deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos ao arquiteto. Anna Maria Niemeyer faleceu no dia 6 de junho de 2012, aos 82 anos.

Casado, Oscar Niemeyer trocou a vida boêmia pelo trabalho na tipografia do pai. Resolveu retomar os estudos. Em 1929 ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, de onde saiu formado como arquiteto e engenheiro, em 1934.

Desde sempre idealista, mesmo passando por dificuldades financeiras, decidiu trabalhar sem remuneração no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão. Não lhe agradava a arquitetura comercial vigente e viu no escritório de Lúcio Costa uma oportunidade para aprender e praticar uma nova arquitetura.

Oscar Niemeyer e Vera Lúcia Cabreira, sua segunda esposa.
Viúvo desde 2004, casou em novembro de 2006 com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos.

Até 23 de setembro de 2009, quando foi internado, passando em seguida por duas cirurgias, para retirada da vesícula e de um tumor do cólon, o arquiteto costumava ir todos os dias ao seu escritório em Copacabana, onde trabalhava no projeto Caminho Niemeyer, em Niterói, um conjunto de nove prédios de sua autoria.

Até outubro de 2009, Oscar Niemeyer permaneceu internado no mesmo hospital, no Rio de Janeiro. Em 25 de abril de 2010, foi novamente internado, apresentando um quadro de infecção urinária. O arquiteto deveria participar do lançamento da edição especial da revista Nosso Caminho, no dia 27 de abril, em homenagem aos 50 anos de Brasília. A festa foi cancelada.

Morte

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, morreu no Rio de Janeiro na quarta-feira (05/12/2012). Ele estava internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Oscar Niemeyer completaria 105 anos em 15 de dezembro de 2012.

Nesta quarta-feira, 05/12/2012, um boletim médico informou que o estado de saúde do arquiteto havia piorado e era considerado grave. Ainda segundo o hospital, Oscar Niemeyer respirava com a ajuda de aparelhos e encontrava-se sedado por causa de uma infecção respiratória.

Histórico de Internações

O arquiteto foi internado várias vezes ao longo dos últimos anos. A última foi em 2 de novembro de 2012, quando voltou ao Hospital Samaritano, seis dias depois de ter recebido alta. Desta vez, Oscar Niemeyer foi submetido a tratamento de hemodiálise e fisioterapia respiratória.

No dia 13 de outubro de 2012, o arquiteto deu entrada no Hospital Samaritano após sentir-se mal, apresentando um quadro de desidratação. Ele ficou internado por duas semanas.

Em maio de 2012, Oscar Niemeyer também esteve internado no mesmo hospital, quando deu entrada com desidratação e pneumonia. Depois de 16 dias, com passagem pela UTI, recebeu alta.

Em abril de 2011, o arquiteto ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária. Também já foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino.

Em abril 2010, Oscar Niemeyer também foi internado devido a uma infecção urinária.

Em 2009, o arquiteto ficou internado por 24 dias no Hospital Samaritano, entre setembro e outubro, após dores abdominais. Ele chegou a passar por uma cirurgia para retirar um tumor no intestino grosso, uma semana depois de ter sido operado para a retirada de um cálculo na vesícula. Em junho do mesmo ano, o arquiteto foi internado no Hospital Cardiotrauma de Ipanema, também na Zona Sul, queixando-se de dores lombares. Ele passou por uma bateria de exames e recebeu alta médica algumas horas depois. Na ocasião, exames de sangue e uma tomografia indicaram que Oscar Niemeyer estava apenas com uma lombalgia.

Em 2006, o arquiteto chegou a ficar 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia.

Posições Político-Ideológicas

A luta política é uma das questões que sempre marcaram a vida e obra de Oscar Niemeyer. Em 1945, já um arquiteto conhecido, conheceu Luís Carlos Prestes e filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Oscar Niemeyer emprestou a Luís Carlos Prestes a casa que usava como escritório, para que este montasse o comitê do partido.

Sempre foi um forte defensor de sua posição como stalinista. Durante alguns anos da ditadura militar do Brasil auto-exilou-se na França. Um ministro da Aeronáutica da época diria que "lugar de arquiteto comunista é em Moscou".

Visitou a União Soviética, teve encontros com diversos líderes socialistas e foi amigo de alguns deles. Em 2007 presenteou Fidel Castro com uma escultura de caráter anti-americano: uma figura monstruosa ameaçando um homem que se defende empunhando uma bandeira de Cuba. Em seu discurso de 2007, onde Fidel Castro falava em aposentadoria, fez referência ao amigo Oscar Niemeyer: "Penso, como Niemeyer, que se deve ser consequente até o final". Esta frase foi repetida em sua carta de renúncia de 18 de fevereiro de 2008.

"Não me sinto importante. Arquitetura é meu jeito de expressar meus ideais: ser simples, criar um mundo igualitário para todos, olhar as pessoas com otimismo. Eu não quero nada além da felicidade geral."
(Oscar Niemeyer)

Oscar Niemeyer tinha a fama de ser desapegado de dinheiro e pródigo, de ter doado diversos projetos e não ter acumulado fortuna.

Custo de Projetos

Os projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer, custaram altas cifras ao Estado: em 2007, cobrou 7 milhões de reais pelo projeto da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, tendo sua empresa recebido 33,5 milhões de reais do governo federal, entre 1996 e 2008, apenas por projetos de obras em Brasília.

Os Engenheiros

Dada a preferência pelo concreto armado e o desenvolvimento das inúmeras possibilidades fornecidas pelo mesmo, as obras de Oscar Niemeyer contaram com a fundamental parceria dos engenheiros Joaquim Cardozo e José Carlos Sussekind, sendo o primeiro responsável pelo cálculo da maioria das obras da construção de Brasília e o segundo pelas obras da década de 70 até a atualidade. Juntos, Oscar Niemeyer e José Carlos Sussekind publicaram em 2002 o livro "Conversa de Amigos - Correspondência Entre Oscar Niemeyer e José Carlos Sussekind", uma coletânea das cartas trocadas entre os amigos desde março de 2001 até o início de 2002, onde falam de assuntos diversos: desde arquitetura e engenharia à literatura, filosofia e atualidade política.

Primeiros Trabalhos

Obra do Berço

Seu primeiro projeto individual a ser construído foi a "Obra do Berço", em 1937, no bairro da Lagoa, Rio de Janeiro. Neste edifício nota-se a presença dos elementos defendidos na arquitetura moderna e a influência do arquiteto francês Le Corbusier: o pilotis, a planta livre, a fachada livre, possibilitando a abertura total de janelas na fachada, o terraço-jardim e o brise-soleil, pela primeira vez utilizado na vertical.

Durante a construção, o arquiteto estava fora do Brasil e, ao retornar, encontrou o brise instalado de forma inapropriada, sem proteger o interior contra a insolação. Sendo assim, Oscar Niemeyer, que nada havia cobrado pelo projeto, pagou pela execução do brise na forma em que havia projetado. O prédio da "Obra do Berço" foi inaugurado em 1938 e em 2012 a instituição ainda o ocupa.

Ministério da Educação e Saúde

Em 1936, o escritório onde Oscar Niemeyer trabalhava como estagiário, dirigido por Lúcio Costa e Carlos Leão, foi chamado pelo ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, que anulara o concurso público ganho por Archimedes Memoria, para projetar o novo edifício do Ministério da Educação e Saúde. Este projeto estava inserido no contexto político do Estado Novo, quando Getúlio Vargas, presidente do Brasil, usava a arquitetura e o urbanismo como ferramentas para ilustrar os novos rumos da nação em uma fase intermediária, que buscava se transformar de potência agrícola exportadora de café em um país industrializado.

Lúcio Costa pediu assessoria ao arquiteto franco-suíço Le Corbusier, um dos grandes expoentes mundiais do Movimento Moderno e montou uma equipe de arquitetos para o desenvolvimento do projeto: Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos, Jorge Moreira, Carlos Leão e Oscar Niemeyer. O projeto segue os 5-pontos corbusianos, já realizados no Pavilhão Suíço, um prédio de apartamentos em Paris projetado por Le Corbusier em 1930.

O edifício do Ministério da Educação e Cultura, terminado em 1943, eleva-se da rua apoiando-se em pilotis: sistema de pilares de concreto que mantém o prédio "suspenso", permitindo o trânsito livre de pedestres por baixo do mesmo (um espaço público de passagem). O prédio uniu os maiores nomes do modernismo brasileiro, com azulejos de Cândido Portinari, esculturas de Alfredo Ceschiatti e jardins de Roberto Burle Marx e é considerado o primeiro grande marco da Arquitetura Moderna no Brasil.

Pavilhão Brasileiro na Feira Mundial de New York

Em 1939, Oscar Niemeyer viajou com Lúcio Costa para projetar o Pavilhão Brasileiro na Feira Mundial de New York de 1939-1940. Associaram-se ao escritório de Paul Lester Wiener, responsável pelo detalhamento dos interiores e stands de exposição. Em uma época em que a Europa e os Estados Unidos estavam concentrando suas potências industriais na Segunda Guerra Mundial, o Brasil estava investindo em arquitetura, o que lhe colocou na vanguarda da Arquitetura Modernista internacional, onde ainda permaneceu por várias décadas, graças em boa parte ao talento de Oscar Niemeyer.

Década de 1940

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Em 1940, Oscar Niemeyer conheceu Juscelino Kubitschek, na ocasião prefeito de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, que tinha interesse em desenvolver uma área ao norte da cidade, chamada Pampulha. Encomendou a Oscar Niemeyer um conjunto de edificações que seriam conhecidas como Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Igreja São Francisco de Assis

Finalizados em 1943, os prédios foram alvo de muitas críticas e admiração, causando polêmicas locais. A Igreja católica negou-se a benzer a Igreja São Francisco de Assis Belo Horizonte, em parte por sua aparência não usual, e em parte pelo mural moderno pintado por Cândido Portinari, que possuía traços abstratos e onde reconhecia-se um cachorro, representando um lobo junto a São Francisco de Assis.

Através do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Oscar Niemeyer conseguiu sua primeira projeção internacional. No Conjunto Arquitetônico da Pampulha  desponta o estilo que iria marcar suas obras: o uso da plasticidade no concreto armado gerando formas sinuosas em seus prédios. Os projetos de Oscar Niemeyer são de traços mínimos, e a arquitetura deve se resolver pela estrutura. No entanto, ele nega que a estética de seus prédios se sobreponha ao utilitarismo. Sempre escreveu enormes memoriais, descrevendo e justificando os detalhes plásticos do edifício. Segundo ele, se não se pode justificar uma ideia em um parágrafo, desiste-se dela.

"Com a obra da Pampulha o vocabulário plástico da minha arquitetura, num jogo inesperado de retas e curvas, começou a se definir."
(Oscar Niemeyer)

Colégio Cataguases

Ainda no início dos anos 40, Oscar Niemeyer recebeu duas encomendas de Francisco Inácio Peixoto: uma casa e um colégio em Cataguases. O projeto da residência de Francisco Inácio Peixoto e o Colégio Cataguases, inaugurado em 1949, levaram Cataguases à cena da Arquitetura Moderna, atraindo olhares para a pequena cidade mineira. Ambas obras contaram com jardins de Burle Marx. O colégio possui murais de Paulo Werneck e Cândido Portinari.

Sede das Nações Unidas

Em 1946 seu nome já circulava internacionalmente e Oscar Niemeyer foi convidado a lecionar na Universidade de Yale, mas foi impedido de atender ao convite por ter o visto negado devido à sua posição política.

No entanto, em 1947 Oscar Niemeyer foi indicado para fazer parte da equipe de arquitetos mundiais que viriam a desenvolver a Sede das Nações Unidas. Oscar Niemeyer viajou aos Estados Unidos para integrar a equipe e apresentou o projeto que seria escolhido, elaborado em conjunto com Le Corbusier.

Banco Boavista

Ainda em 1946 projetou o edifício do Banco Boavista, um de seus projetos mais expressivos no Rio de Janeiro. Oscar Niemeyer aplicou a curva desta vez ao tijolo de vidro que reveste a fachada frontal, iluminando e enriquecendo o interior do banco. O edifício, inaugurado em 1948, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) em 1992.

Década de 1950

Em 1950, o primeiro livro sobre seu trabalho, "The Work Of Oscar Niemeyer", foi publicado nos Estados Unidos, por Stamo Papadaki.

Parque do Ibirapuera

No Brasil, projetou em São Paulo o Conjunto do Ibirapuera, um parque com pavilhões de exposições em homenagem ao aniversário de 400 anos da cidade, inaugurado 21 de agosto de 1954.

Edifício Copan

Para a mesma comemoração, Oscar Niemeyer projetou em 1951 o Edifício Copan, implantado no velho Centro de São Paulo. Seu desenho sinuoso e o caráter moderno o tornariam um dos símbolos da cidade de São Paulo. O Edifício Copan  é a maior estrutura de concreto armado do Brasil.

Casa das Canoas

Ainda em 1951 e no ano seguinte construiu sua própria casa no Rio de Janeiro. Esta, chamada a Casa das Canoas, nome da estrada em que se encontra, tornar-se muitos anos mais tarde parte da Fundação Oscar Niemeyer. A casa foi tombada em 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN).

Outras Obras no Período

Em meados da década de 50, Oscar Niemeyer atuou, ainda que brevemente, no mercado imobiliário de São Paulo, para o Banco Nacional Imobiliário (BNI). Os edifícios Montreal, Triângulo, Califórnia e Eiffel são fruto de seu escritório montado em São Paulo neste período, sob supervisão do arquiteto Carlos Lemos, também responsável pela finalização e acompanhamento da execução do Edifício Copan. Na mesma época, Oscar Niemeyer também projetou o Edifício Itatiaia, em Campinas.

No Rio de Janeiro, projetou em 1954 a Casa Edmundo Cavanelas, em Petrópolis, que foi usada para ambientação da minissérie "Queridos Amigos" da TV Globo, exibida em 2008. A casa possui uma cobertura apoiada nas quatro extremidades, que lembra um lençol ou uma tenda, de concreto.

Ainda em 1954 projetou, sob encomenda de Juscelino Kubitschek, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte, inaugurada em 1961. Projetou a Escola Estadual Governador Milton Campos em Belo Horizonte, mais conhecida como Colégio Estadual Central, inaugurada em 1956, cujo conjunto foi tombado pelo Patrimônio Histórico de Minas Gerais.

Em 1955, fundou a revista Módulo, no Rio de Janeiro, uma das mais importantes revistas de arquitetura, urbanismo, arte e cultura da década de 50. Sua produção foi proibida pela ditadura militar em 1965 e só voltou a circular em 1975.

Juscelino Kubitschek, eleito presidente do Brasil em 1956, voltou a entrar em contato com Oscar Niemeyer, desta vez com um projeto político mais ambicioso: mover a capital nacional para uma região despovoada no centro do país. Assim, Juscelino Kubitschek o chama para a direção da Novacap, empresa urbanizadora da nova capital.

Brasília

Em 1957, Oscar Niemeyer abriu um concurso público para o Plano Piloto de Brasília, a nova capital. O projeto vencedor foi o apresentado por Lúcio Costa, seu amigo e ex-patrão. Oscar Niemeyer, arquiteto escolhido por Juscelino Kubitschek, seria responsável pelos projetos dos edifícios, enquanto Lúcio Costa desenvolveria o plano da cidade.

Brasília foi um grande desafio. A cidade foi construída na velocidade de um mandato, e Oscar Niemeyer teve de planejar uma série de edifícios em poucos meses para configurá-la. Entre os de maior destaque estão a residência do Presidente, Palácio da Alvorada, o edifício do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado Federal, a Catedral de Brasília, os prédios dos ministérios, a sede do governo, Palácio do Planalto, além de prédios residenciais e comerciais.

A determinação de Juscelino Kubitschek foi fundamental para a construção de Brasília, levando para frente sua intenção de desenvolver o centro despovoado do Brasil, a exemplo da marcha do oeste norte-americano: povoar o interior e levar o progresso Brasil adentro.

O projeto de Lúcio Costa, vencedor do concurso, punha em prática os conceitos modernistas de cidade: o automóvel no topo da hierarquia viária, facilitando o deslocamento na cidade, os blocos de edifícios afastados, em pilotis sobre grandes áreas verdes. Brasília possui diretrizes que remetem aos projetos de Le Corbusier na década de 1920 e ainda ao seu projeto para a cidade de Chandigarh, pela escala monumental dos edifícios governamentais. A cidade de Lúcio Costa também possui conceitos semelhantes aos dos estudos de Hilberseimer.

Nesta nova cidade projetada, levou-se em conta o ideal socialista, onde todas as moradias pertenceriam ao governo e seriam utilizadas pelos funcionários públicos. Nesta visão, todos os funcionários, fossem serventes ou parlamentares, deveriam habitar os mesmos prédios.

A construção de Brasília foi controversa. Os preceitos do urbanismo modernista já sofriam críticas antes mesmo do início de sua construção, devido a sua escala monumental e à prioridade dada ao automóvel. Brasília cresceu de forma não prevista e cidades-satélite surgiram para acomodar a crescente população. Atualmente, apenas uma pequena parcela dos habitantes do Distrito Federal habita na área prevista pelo Plano Piloto de Lúcio Costa.

"…quem for a Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida. E arquitetura é isso - invenção."
(Oscar Niemeyer)

Igrejinha da 307/308 Sul

Em maio de 1958 inaugurou-se o primeiro templo de alvenaria em Brasília, a Igrejinha da 307/308 Sul, construída em 100 dias.

Palácio da Alvorada

O Palácio da Alvorada foi o primeiro edifício público inaugurado em Brasília, em junho de 1958. Nesta obra Oscar Niemeyer desenhou pilares em um formato inusitado. A forma dos pilares da fachada deu origem ao símbolo e emblema da cidade, presente no brasão do Distrito Federal.

Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto foi inaugurado no dia da transição da capital, em 21 de abril de 1960. Durante a construção do edifício, a sede do Governo funcionou no Catetinho, um sobrado de madeira, nos arredores de Brasília. É um dos edifícios da Praça dos Três Poderes, sendo os demais o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Marcante por sua arquitetura singular, a Catedral Metropolitana é uma das obras mais expressivas de Brasília. O acesso à nave se dá através de uma passagem subterrânea, intencionalmente escura e mal-iluminada, visando o contraste com o interior que recebe iluminação natural intensa. Foi inaugurada em 1960.

Casa do Cantador

Uma edificação moderna para homenagear a comunidade nordestina que habita o Distrito Federal. Localizada na cidade de Ceilândia, a Casa é a sede do cantador repentista, do poeta cordelista, do coquista embolador e de um sem-número de artistas do improviso e da literatura de cordel, verdadeiros representantes da cultura popular. Inaugurada a 9 de novembro de 1986, a Casa do Cantador tem sido palco de grandes manifestações culturais, a exemplo dos Festivais Nacionais de Cantadores Repentistas e Poetas Cordelistas que acontecem há mais de 22 anos. Nestes eventos a Casa do Cantador abre suas portas para a arte e a cultura e recebe de bom grado toda a mistura de brasileiros que reside no Distrito Federal.

Edifício do Congresso Nacional

O edifício do Congresso Nacional do Brasil, inaugurado em 1960, localiza-se no centro do Eixo Monumental, a principal avenida de Brasília. À frente há um espelho d'água e um grande gramado e na parte posterior do edifício se encontra a Praça dos Três Poderes. É um dos edifícios mais importantes do Brasil. É composto de duas semiesferas, que abrigam o Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Entre as semiesferas há dois blocos de escritórios.

Exílio e Projetos Além Mares

Em 1964 viajou para Israel a trabalho e voltou para um Brasil completamente diferente. Em março o presidente João Goulart, que assumiu a presidência após o presidente eleito Jânio Quadros renunciar, havia sido deposto por um golpe dos militares, que assumiram o controle do país e instauraram um regime de ditadura que durou 21 anos.

O comunismo de Oscar Niemeyer lhe custou caro. No período da ditadura militar do Brasil, a revista Módulo, que dirigia, teve a sede parcialmente destruída, o escritório de Oscar Niemeyer foi saqueado, seus projetos passaram a ser recusados e a clientela desapareceu.

Em 1965, 223 professores, entre eles Oscar Niemeyer, se demitiram da Universidade de Brasília, em protesto contra a política universitária e retaliações do Governo Militar. No mesmo ano viajou para França, para uma exposição sobre sua obra no Museu do Louvre.

No ano seguinte, impedido de trabalhar no Brasil, mudou-se para Paris. Começou aí uma nova fase de sua vida e obra. Abriu um escritório nos Champs-Élysées, e teve clientes em diversos países, em especial na Argélia, onde desenhou a Universidade de Constantine e, em 1970, a Mesquita de Argel. Na França, projetou a sede do Partido Comunista Francês (doação), a Bolsa de Trabalho de Bobigny, o Centro Cultural Le Havre e na Itália a Editora Mondadori.

Em Portugal tem apenas uma obra, na cidade do Funchal, o Pestana Casino Park, um projecto de 1966, mas concluído em 1976 e que é composto por três edifícios: um cassino, um centro de congressos e um hotel de cinco estrelas.


Anos 1980 e 1990

Oscar Niemeyer retornou ao Brasil no começo dos anos 80, no início da abertura política, quando da anistia dos exilados no governo João Figueiredo.

Na ocasião o antropólogo Darcy Ribeiro, amigo de Oscar Niemeyer, era vice de Leonel Brizola, ex-exilado e governador do Rio de Janeiro eleito em 1982. Para consolidar os projetos educacionais e culturais de Darcy Ribeiro, Oscar Niemeyer projeta os CIEPs e o Sambódromo do Rio de Janeiro, que possui salas de aula sob as arquibancadas.

Projetou ainda na década de 1980 o Memorial JK, o Edifício Manchete, sede do Grupo Bloch em 1983, a Arena de Rodeios e o Parque do Peão "Mussa Calil Neto", na cidade de Barretos, interior de São Paulo em 1984, o Panteão da Pátria em Brasília em 1985, e o Memorial da América Latina em 1987, na cidade de São Paulo.

Em 1988, foi criada a Fundação Oscar Niemeyer a fim de preservar o seu acervo de cerca de 500 trabalhos.

Memorial da Cabanagem

O Memorial da Cabanagem é um monumento de 15 metros de altura por 20 de comprimento, todo em concreto, erguido no complexo do entroncamento em Belém, PA. A pedido do então governador do Pará, Jader Barbalho, o monumento foi construído para compor as comemorações do sesquicentenário da Cabanagem, que aconteceu em 7 de janeiro de 1985.

Esteticamente a obra pode ser definida como uma rampa elevada em direção ao céu com uma inclinação acentuada apontando para um ponto sem fim, tendo no meio uma "fratura", um pedaço do monumento que jaz no chão. Segundo a concepção de Oscar Niemeyer, o monumento representa a luta heróica do povo cabano, que foi um dos movimentos mais importantes de todo o Brasil. A rampa elevada em direção ao firmamento representa a grandiosidade da revolta popular que chegou muito perto de atingir seus objetivos e a "fratura" faz alusão à ruptura do processo revolucionário. Mas embora tenha sido sufocada, a Cabanagem permanece viva na memória do povo, por isso, o bloco continua subindo para o infinito, simbolizando que a essência, os ideais e a luta cabana continuam latentes na história do país.

Hoje o monumento à Cabanagem faz parte do complexo viário do Entroncamento e está longe de cumprir o seu papel de museu, pois é fechado à visitação pública e, há algum tempo, foi alvo de vandalismo por parte de moradores de rua.

Em 1997, o então prefeito Edmílson Rodrigues determinou que o monumento fosse limpo e restaurado. Este monumento é o único de Oscar Niemeyer em território paraense, no entanto é vítima de constantes arrombamentos, pichações e depredações. O monumento aponta para a vila de Icoaraci onde muitos combatentes cabanos foram mortos e enterrados. A "mão fraturada", sem o polegar, faz referência a pacificação ocorrida após a Cabanagem numa época onde quem era pego com armas de fogo tinha o polegar cortado.

Terminal Rodoviário de Londrina

Ainda em 1988 projetou para a cidade de Londrina, no Paraná, o Terminal Rodoviário de Londrina - José Garcia Villar -, que foi inaugurado em 25 de junho de 1988. A construção é toda feita de zinco, possui o formato circular, no centro onde tem abertura que sai para o jardim.

Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina, localizado no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo, inaugurado em 18 de março de 1989, possui o conceito e o projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Em 1991, aos 84 anos, projetou o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) em um terreno que o próprio escolheu quando andava de carro por Niterói. Considerado uma de suas grandes obras, o projeto do Museu de Arte Contemporânea integra a arquitetura com o panorama da Baía de Guanabara, a praia de Icaraí e o relevo do Rio de Janeiro.

Anos 2000

Museu Oscar Niemeyer

Em 22 de novembro de 2002 foi inaugurado o complexo que abriga o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Por sua forma inusitada, o museu é popularmente chamado de Museu do Olho ou Olho do Niemeyer. Abriga diversas exposições ao longo do ano e traz milhares de turistas do Brasil e do exterior. O museu preza por sua arquitetura moderna, representando originalmente um pinheiro (segundo Niemeyer).

Anexo da Serpentine Gallery

Em 2003, Oscar Niemeyer foi escolhido para projetar seu primeiro edifício na Grã-Bretanha, um anexo provisório na Serpentine Gallery - uma galeria londrina que constrói a cada ano um pavilhão no Jardim do Hyde Park. Apesar de sua preferência pelo concreto, Oscar Niemeyer optou pela execução em aço devido ao caráter temporário da obra, que pedia uma arquitetura desmontável.

Auditório Ibirapuera

No ano de 2002 foi concluída a 12ª versão do projeto do Auditório Ibirapuera, projetado para o local desde 1952 e cujas obras foram finalizadas em 2005.

Museu Nacional Honestino Guimarães

Em 15 de dezembro de 2006, com quase 50 anos de atraso, foi inaugurado o Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, que formam, juntas, o maior centro cultural do Brasil, denominado Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios em Brasília. O Complexo, de 91,8 mil metros quadrados custou 110 milhões de reais ao Governo do Distrito Federal. A inauguração foi programada para coincidir com o 99º aniversário de Oscar Niemeyer.

Caminho Niemeyer de Niterói

Conjunto, projetado por Oscar Niemeyer, de construções na orla da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, em caráter complementar ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em um caminho entre o centro da cidade e os bairros da zona sul, formando um complexo cultural, o Caminho Niemeyer. Integram, além do Museu de Arte Contemporânea, a Estação de Catamarãs de Charitas, o Teatro Popular de Niterói, o Memorial Roberto Silveira, a sede da Fundação Oscar Niemeyer e a Praça JK. Está em construção o Museu do Cinema Brasileiro. Foram acrescentados recentemente, ao projeto, uma torre panorâmica, uma nova estação de barcas e um centro de convenções.

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Em 2006 concebeu em Goiânia um complexo que leva o nome Centro Cultural Oscar Niemeyer, em sua homenagem. Também foi convidado a elaborar o projeto arquitetônico do novo centro administrativo do governo de Minas Gerais. Este centro localiza-se entre a capital mineira e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins). Mais um projeto ousado que - dentre outras edificações no local - prevê uma laje de quase 150 metros apoiada em apenas dois pilares.

2007: Seu Centenário

Oscar Niemeyer completou em 2007 o centésimo aniversário perfeitamente lúcido e ativo. Neste mesmo ano, no dia 12 de dezembro, recebeu a mais alta condecoração do governo francês pelo conjunto de sua obra, o título de Comendador da Ordem Nacional da Legião de Honra.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, conferiu-lhe a condecoração da Ordem da Amizade no dia 14 de dezembro. No mesmo ano de 2007 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou 35 obras do arquiteto, das quais 24 foram selecionadas pelo próprio Oscar Niemeyer.

Fora do Brasil, em 2007, o arquiteto iniciou as obras do seu primeiro projeto na Espanha: um centro cultural com o seu nome, Centro Niemeyer, em Avilés, Astúrias. Este projeto foi oferecido à Fundação Príncipe das Astúrias como agradecimento pela condecoração que Oscar Niemeyer recebeu, em 1989, Prémio Príncipe das Astúrias das Artes. O projeto consta de cinco peças separadas e complementares: praça, auditório, cúpula, torre e um edifício polivalente. Foi inaugurado na primavera de 2011.

Ainda em 2007, ano de comemoração do seu centenário, Oscar Niemeyer aceitou ser presidente de honra do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES), centro de estudos fundado por Luís Carlos Prestes.

Havia projetado um balneário para Potsdam, na Alemanha, com inauguração marcada para 2007, cujas obras foram canceladas antes do início da edificação devido às suas dimensões faraônicas.

Em dezembro de 2007 foram iniciadas as obras do complexo da Cidade Administrativa de Minas Gerais, no bairro Serra Verde, região norte de Belo Horizonte. O projeto do complexo arquitetônico do Centro Administrativo previa a construção de uma praça cívica e cinco edificações: a Sede do Governo de Minas Gerais, duas torres com 15 andares, um auditório, e um centro de convivência em uma área de 804 mil metros quadrados. O término das obras se deu em março de 2010. Oscar Niemeyer é autor de quinze obras na cidade, incluindo esta em construção.

Ainda 2007 Oscar Niemeyer foi convidado para redesenhar o prédio do Detran, de sua autoria, em São Paulo, que abrigaria o novo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. No entanto, devido à grande intervenção proposta, o projeto foi vetado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) em abril de 2009. Orçada em 120 milhões, a reforma proposta por Oscar Niemeyer ficou além da verba disponível.

2008

Estação Cabo Branco

Em 2008 foi inaugurada a Estação Cabo Branco, em João Pessoa no estado da Paraíba. O complexo, localizado na Ponta do Seixas, extremo oriental das Américas, tem como foco central "uma torre espelhada erguida em forma octogonal, com 43 metros de distância entre lados opostos e apoiada sobre uma parede cilíndrica com 15 metros de diâmetro". O projeto tem 8.571m².

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

Em 21 de julho de 2008 foi inaugurado na cidade de Natal o Parque Urbano Dom Nivaldo Monte, com o projeto arquitetônico de autoria de Oscar Niemeyer. O parque ocupa uma área de 64 hectares, sendo composto por dois estacionamentos, dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, um monumento com doze andares, constituindo memorial da cidade e mirantes.

Outras Obras No Período

Ainda em 2008 Oscar Niemeyer apresentou um novo projeto. A sede do Centro Cultural Casa das Américas que será na cidade de Nova Friburgo, Rio de Janeiro.

Oscar Niemeyer já se dispôs a projetar um estádio de futebol no Brasil para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

As obras tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ou declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, caso de Brasília, só podem ser alteradas com autorização do arquiteto.

O centenário arquiteto entregou também por volta de 2008 um projeto nada modesto para a construção da Holoteca, no bairro Cognópolis em Foz do Iguaçu. Se trata de uma mega-biblioteca com auditório que custará pelo menos R$ 13 milhões.

2010

Cidade Administrativa de Minas Gerais Presidente Tancredo Neves

Curvas, concreto armado e o maior prédio suspenso do mundo. A Cidade Administrativa de Minas Gerais é considerada o projeto mais ousado de Oscar Niemeyer. A obra, realizada no governo Aécio Neves, abriga as Secretarias e órgãos do Estado e foi inaugurada 4 de março de 2010.

Dar vida às formas desenhadas por Oscar Niemeyer foi um grande desafio conquistado pela a engenharia. O conjunto abriga ao todo cinco edificações. O Palácio Tiradentes, sede do governo, é totalmente suspenso por cabos de aço, formando um vão livre de 147 metros no térreo. As Secretarias foram alocadas em dois prédios idênticos com os nomes "Minas" e "Gerais", feitos em curva, com 15 andares cada um.

Completam o cenário, um centro de convivência em formato redondo, com lojas, restaurantes e bancos, e o Auditório JK com 490 lugares. A construção côncava, com um espaço vazado na parte de cima, representa a figura de um olho e lembra a Igrejinha da Pampulha, obra que reflete bem o estilo arquitetônico de Oscar Niemeyer.

Universidade de Música e Arte de Araraquara

Ousado, o projeto da Universidade de Música de Araraquara prevê três prédios: duas cúpulas e um extenso bloco, distribuídos numa área de 9 mil m² de construção. Uma enorme rampa fará a ligação entre os três locais. As dependências da Universidade de Música terão, além das salas de ensino, biblioteca, área de convivência interna, teatro, auditório e refeitório. Oscar Niemeyer estava empolgado com um projeto e priorizou a beleza dentro das limitações do local. A previsão de inauguração da  Universidade de Música de Araraquara era novembro de 2011, mas até agosto do mesmo ano, nenhum tijolo havia sido colocado.

Museu Pelé

O museu orçado em R$ 20 milhões já começou a ser construído na cidade de Santos no litoral do Estado de São Paulo. A obra é mais um projeto de Oscar Niemeyer. A previsão é que as obras terminem em dezembro de 2012. A inspiração foi pelo pulo do jogador de futebol Pelé com o braço levantado, refletindo como símbolo do monumento. O jogador costumava comemorar seus gols dessa forma.

O acervo vai agregar mais de três mil peças, inclusive uma réplica da taça do mundial de 1970, a Taça Jules Rimet.

Design

Oscar Niemeyer também produziu mobílias de design, levando à madeira prensada as curvas que já aplicava ao concreto. Foi um dos pioneiros no design de móveis no Brasil. Projetou o mobiliário do Palácio da Alvorada, o da Sede do Partido Comunista Francês e alguns móveis em parceria com a filha, na década de 1970. Os móveis de Oscar Niemeyer foram expostos em diversos museus brasileiros e salões e feiras internacionais.

Esculturas

  • 1982 - Monumento a Carlos Fonseca Amador, Nicarágua
  • 1986 - Monumento "Tortura Nunca Mais", Rio de Janeiro
  • 1988 - Monumento "Nove de Novembro" (Dedicado aos três operários assassinados durante a greve de novembro de 1988), Volta Redonda
  • 1989 - Escultura Mão, na Praça Cívica do Memorial da América Latina 
  • 1991 - Memorial da Ilha de Gorée, Largo de Dakar, Senegal
  • 1995 - Marco à Coluna Prestes, Santo Ângelo
  • 2000 - Esculturas "Forma no Espaço II", "Mulher I", "Violêcia", "Retirantes" e "Forma no Espaço I" (Encomendadas pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, expostas na praia do Leme em 2000 e atualmente instaladas no Parque Dois Irmãos, também no Rio de Janeiro)
  • 2007 - Escultura "Uma Mulher, Uma Flor, Solidariedade", Parque Bercy, Paris
  • 2007 - Escultura para Cuba (doação), Havana, 2007

Literatura

  • 1968 - Quase Memórias: Viagens, Tempos De Entusiasmo E Revolta
  • 1961 - Minha Experiência Em Brasília (Editado posteriormente na França, Cuba e Rússia)
  • 1980 - A Forma Na Arquitetura
  • 1980 - Rio: De Província A Metrópole
  • 1986 - Como Se Faz Arquitetura
  • 1989 - Trecho De Nuvens
  • 1994 - Conversa De Arquiteto
  • 1998 - As Curvas Do Tempo - Memórias
  • 1999 - Meu Sósia E Eu
  • 2000 - As Curvas Do Tempo
  • 2000 - Minha Arquitetura
  • 2002 - Conversa De Amigos - Correspondência Entre Oscar Niemeyer E José Carlos Sussekind (Com José Carlos Sussekind)
  • 1937-2004 - Minha Arquitetura
  • 2006 - Sem Rodeios


Filmografia

Em 2007 foi lançado o documentário sobre vida e obra de Oscar Niemeyer, "A Vida É Um Sopro", com direção e roteiro de Fabiano Maciel.

Impressões Sobre o Arquiteto

Ele tem sido exaltado pelos seus admiradores como grande artista e um dos mais importantes arquitetos de sua geração. Aqueles que não o admiram dizem que é vaidoso, frívolo e contraditório. Ironicamente, estes últimos deram-lhe a alcunha de "arquiteto oficial", graças ao seu grande prestígio junto aos políticos.

Em 2007 foi eleito o nono gênio mundial vivo em uma lista compilada pela empresa Syntetics (Lista dos 100 maiores gênios vivos).

"Se é certo - como acredito - que nós, homens, inventamos a vida, o mundo imaginário em que habitamos, Oscar Niemeyer é um dos que mais contribuíram para isso, inventando uma arquitetura que parece nascida do sonho e, com isso, nos ajuda a viver."
(Ferreira Gullar)

"Para os arquitetos criados pelo movimento moderno, Oscar Niemeyer posiciona-se no mais alto grau de sabedoria. Invertendo o ditado familiar de que 'forma segue a função', Niemeyer demonstrou que 'quando a forma cria beleza, ela se transforma em funcional, e, portanto, fundamental na arquitetura'.
Dizem que Iuri Gagarin, o pioneiro cosmonauta russo, visitou Brasília e comparou a experiência com aterrissar em um planeta diferente. Muitas pessoas quando vêem a cidade de Niemeyer pela primeira vez devem sentir o mesmo. É audaciosa, escultural, colorida e livre - e não se compara a nada que se tenha feito antes. Poucos arquitetos na história recente têm sido capazes de convocar tal vocabulário vibrante e estruturá-lo em tal linguagem tectônica brilhantemente comunicativa e sedutora."
(Sir Norman Foster - Arquiteto)

Todavia, há personalidades que não concordam com a genialidade de Oscar Niemeyer:

Sobre o projeto da biblioteca no Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo:

"A casca é uma forma inteligentíssima porque trabalha somente à compressão, sob medida para o concreto, que não tem resistência à tração. Ora, romper o trânsito dos esforços que se dirigiam tranquilamente ao solo, para remetê-los a uma viga reta gigantesca, 'a maior do mundo', é no mínimo um tremendo non sense, 95 metros. Niemeyer insiste na ideia de que isso é 'avanço tecnológico' e às vezes apresenta suas 'intuições estruturais' como uma homenagem à engenharia nacional. É preciso que alguém aponte a ingenuidade dessa deslocada pretensão que, ao contrário do que dizem e repetem seus admiradores, não constitui intuição estrutural: tudo não vai além de investir recursos públicos no alto custo de uma proposta tecnicamente ineficiente."
(Joaquim Guedes)

"Sei que isso pode soar chocante, porque há um consenso quase universal aqui no Brasil de que Niemeyer é um gênio. (…) Deixando de lado a política stalinista de Niemeyer, que é execrável, há uma contradição fundamental e irreconciliável entre o que ele professa e a obra que ele produziu. Ele afirma querer uma sociedade baseada em princípios igualitários, mas sua arquitetura, para usar a linguagem do mundo da computação, não é user-friendly. Ao contrário: ela é profundamente elitista e mesmo egoísta, concentrada principalmente em fazer declarações grandiosas e eloquentes por si mesmas, para satisfação de Niemeyer e seus admiradores, mesmo que cause desconforto ou inconveniência ao usuário."
(Larry Rohter)

Premiações e Reconhecimentos

  • 1963 - Prêmio Lênin da Paz, Governo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
  • 1963 - Membro Honorário do Instituto Americano de Arquitetos
  • 1964 - Membro Honorário da Academia Americana de Artes e Letras e do Instituto Nacional de Artes e Letras
  • 1988 - Prêmio Pritzker de Arquitetura, dos Estados Unidos
  • 1989 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília
  • 1989 - Prémio Príncipe das Astúrias das Artes Espanha
  • 1989 - Medalha Chico Mendes de Resistência
  • 1990 - Cavaleiro Comendador da Ordem de São Gregório Magno, Vaticano
  • 1995 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade de São Paulo
  • 1995 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Minas Gerais
  • 1996 - Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza, VI Mostra Internacional de Arquitetura
  • 1998 - Royal Gold Medal do Royal Institute Of British Architects
  • 2001 - Medalha da Ordem da Solidariedade do Conselho de Estado da República de Cuba
  • 2001 - Medalha do Mérito Darcy Ribeiro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro
  • 2001 - Prêmio UNESCO 2001, na categoria Cultura
  • 2001 - Título de Grande Oficial da Ordem do Mérito Docente e Cultural Gabriela Mistral, do Ministério da Educação do Chile
  • 2001 - Título de Arquiteto do Século XX, do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil
  • 2004 - Praemium Imperiale, Japan Art Association
  • 2005 - Patrono da Arquitetura Brasileira, declarado pela Lei nº 11.117, de 18 de maio de 2005
  • 2007 - Medalha Ordem do Mérito Cultural, Brasil
  • 2007 - Medalha e título de Comendador da Ordem Nacional da Legião da Honra, Governo da França
  • 2007 - Medalha da Ordem da Amizade, Governo da Rússia
  • 2007 - Medalha Oscar Niemeyer do Partido Comunista Marxista-Leninista
  • 2008 - Prêmio ALBA das Artes, Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua
  • 2009 - Orden de las Artes y las Letras de España
  • 2009 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Técnica de Lisboa
  • 2009 - XXXIII Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Mostrando-se ainda jovem, participou como pôde do maior evento realizado no ano pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA): recebeu membros da comissão organizadora para gravação de um bate-papo a ser exibido aos dois mil participantes do encontro, sediado no Ginásio do Mineirinho (Complexo Esportivo da Pampulha), em Belo Horizonte.

Fonte: Wikipédia e G1