Sapão

JEFFERSON FERNANDES LUIZ
(40 anos)
Cantor

☼ Rio de Janeiro, RJ (12/11/1978)
┼ Rio de Janeiro, RJ (19/04/2019)

Jefferson Fernandes Luiz, conhecido como Sapão e anteriormente como MC Sapão, foi um cantor de funk, nascido no Rio de Janeiro em 12/11/1978.

Um dos expoente do funk carioca, Sapão se diferenciou de muitos MCs do funk carioca por conta de seu vocal melódico, com influências do soul. Nascido e criado na comunidade da Nova Brasília, no Complexo do Alemão, ele adotou como nome artístico o apelido Sapão, que possuía desde a infância por conta dos olhos arregalados.

Aos 18 anos passou oito meses preso sob a alegação de associação ao tráfico de drogas, mas logo depois absolvido por não existir provas contra ele. Na prisão, compôs a música "Eu Sei Cantar", para a mãe, prometendo que ia usar seu dom, a partir dali, para fazer o bem. A partir deste momento iniciou a sua carreira.

Mais tarde, o nome de Sapão, mais uma vez, foi mencionado em páginas policiais: Peritos da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) confirmaram que a voz encontrada em um "Proibidão" pertencia a Sapão. Isso ocorreu em 2006.


Sua primeira aparição na televisão foi através do programa "Domingo Legal", na ocasião Gugu Liberato contou sua história e desfez todo o mal-entendido sobre sua prisão.

Em 2005, Sapão lançou o seu primeiro grande sucesso, "Diretoria", que foi executada a exaustão nas principais emissoras de rádio segmentadas em funk, do Rio de Janeiro, e que o fez participar de diversos bailes no Rio de Janeiro.

Em 2006, gravou o álbum "Tô Tranquilão" pela gravadora Indie Records, do qual se destacou a faixa-título, que acabou se tornando o seu maior hit. Ainda em 2006, integrou a coletânea "Funk Mix", organizada por DJ Marlboro para a gravadora Som Livre, interpretando a faixa "Boladão - Grito De Um Guerreiro", de sua autoria. Com esta mesma música, participou também da coletânea "Elite do Funk".

Em 2013, Sapão, perdeu 40 quilos com alimentação regrada e exercícios, conseguiu se manter mais magro. Ele tinha sérios problemas com a oscilação de pressão arterial nessa época.


Em 2014, Sapão gravou o single "Vou Desafiar Você" e o lançou no dia 02/12/2014. O single foi um sucesso conquistando mais de 30 milhões de visualizações no site Youtube.

Sapão gravou a música original "Rei do Baile" em 2012 e na versão de 2015, contou com a participação de Mr. Catra e do MC Guimê.

Ao gravar o videoclipe de "Rei do Baile", Sapão mobilizou uma equipe com mais de 130 pessoas. MC Marcelly, conhecida pelo sucesso "Bigode Grosso", participou das filmagens como uma garçonete da festa. Para contar a história do gangster ostentação, a produção do clipe contou com a participação de 80 figurantes entre homens e mulheres e uma equipe com aproximadamente 130 pessoas incluindo maquiadores, produtores, técnicos operacionais entre outros, justificando o valor do orçamento de R$ 200 mil.

Sapão era uma das atrações confirmadas do show "Funk Orquestra", no Palco Sunset do Rock in Rio 2019.

Entre os seus sucessos estão "Mocinho e Bandido", com a dupla sertaneja João Neto & Frederico"Deixa Ela Dançar""Vou Desafiar Você""Rei Do Baile", com MC Guimê e Mr. Catra, e "Tô Tranquilão", este último o seu maior hit.

Morte

Sapão faleceu na tarde de sexta-feira, 19/04/2019, aos 40 anos. Ele estava internado desde o dia 10/04/2019, com um quadro de pneumonia, no Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Porém, ele havia sido transferido, na quinta-feira, 18/04/2019, do Hospital Municipal Rocha Faria para o Hospital dos Servidores do Estado, na CTI Coronariana, para um atendimento específico.

A causa da morte, segundo laudo do médico Marcelo Rodrigo de Souza, foi choque séptico, pneumonia e insuficiência cardíaca, conforme informou a assessoria do artista.

Segundo o boletim enviado pela assessoria de imprensa de Sapão na tarde de quinta-feira, 18/04/2019, o estado dele era estável, porém grave. No dia anterior, o cantor apresentava o quadro de saúde grave e instável. A nota informava ainda que os quatro filhos do cantor não podiam visitar o pai na UTI.

Sapão deixou quatro filhos: Pedro, de 15 anos, Kevin, de 12, Odara, de 10, e Brisa, de 7. Apenas a mulher, Alessandra Fernandes, estava em contato com o artista, dando suporte ao marido. Sapão estava sem plano de saúde quando teve de ser internado.

Discografia

Álbuns
  • Tô Tranqüilão
  • Funk Mix (Coletânea com vários artistas)
  • Caldeirão do Funk 2 (Coletânea com vários artistas)
  • Sapão - Sapão Original 

Singles
  • Tô Tranquilão
  • Mocinho e Bandido (Participação João Neto & Frederico)
  • Vou Desafiar Você
  • Rei do Baile (Participação MC Guimê e Mr. Catra)
  • Diretoria

Cecilia Thompson

CECILIA THOMPSON
(82 anos)
Jornalista, Escritora, Tradutora, Autora e Atriz

☼ São Paulo, SP (29/06/1936)
┼ São Paulo, SP (18/04/2019)

Cecilia Thompson foi uma jornalista, escritora, tradutora, autora e atriz nascida em São Paulo, SP, no dia 29/06/1936. Era filha do casal Expedito Frederico Thompson e Paula Riether Thompson.

Cecilia formou-se em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e foi no Teatro de Arena que conheceu o ator Gianfrancesco Guarnieri, com quem se casaria em 19/05/1958. Desse casamento nasceram os atores Flávio Guarnieri e Paulo Guarnieri. Cecilia e Gianfrancesco Guarnieri separaram-se em junho de 1965.

Em 1958, Cecilia participou do filme "O Grande Momento", com Gianfrancesco Guarnieri.

Cecilia traduziu livros como "Grito Calado Atrás das Grades", de Yamila Salerno, e "Os Forjadores do Mundo Moderno", junto com João Neves dos Santos e Leôncio M. Rodrigues Neto, de Louis Untermeyer, publicado em 1964.

Cecília Thompson ao lado dos filhos Paulo e Flávio
Cecilia foi uma das leitoras que tiveram cartas censuradas na revista Veja durante a Ditadura - sua carta continha referências à própria censura.

Trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo entre 1975 e 2008 e nos últimos anos esteve à frente de colunas como "São Paulo Reclama" e "Seus Direitos". Fazia parte do conselho editorial do Pedaço da Vila desde as primeiras edições e escrevia a coluna "Vila Reclama", ajudando os moradores a resolverem uma série de problemas do bairro.

Além de jornalista, ela foi escritora, tradutora e atriz. Participou, além do Teatro Arena, também do Teatro Oficina.

Cecilia participou da militância de esquerda durante a ditadura e chegou a ser presa e torturada.

Morte

Cecilia Thompson faleceu no início da manhã de quinta-feira, 18/04/2019, aos 82 anos, em São Paulo, SP, de causa não divulgada. O velório e cremação ocorreu no dia 18/04/2019, na Vila Alpina, por volta das 16h00.

Fonte: Wikipédia