Helena Jobim

HELENA ISAURA DE ALMEIDA JOBIM
(84 anos)
Escritora

☼ Rio de Janeiro, RJ (27/02/1931)
┼ Belo Horizonte, MG (13/09/2015)

Helena Isaura Brasileiro de Almeida Jobim foi uma escritora brasileira nascida no Rio de Janeiro no dia 27/02/1931. Ela era irmã do cantor, compositor, maestro, pianista, arranjador e violonista, Tom Jobim.

Estudou Criatividade Literária e Literatura Brasileira e Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Estreou na literatura em 1968, com o romance "A Chave do Poço do Abismo", escrito a quatro mãos com Vânia Reis e Silva.

Sua "Trilogia do Assombro" foi adaptada para o cinema pelo diretor Marco Altberg, em 1986, no filme "Fonte da Saudade".

Em 1997, escreveu "Antonio Carlos Jobim, Um Homem Iluminado", biografia de seu irmão Tom Jobim.

Sua vida e obra são temas de um documentário do diretor mineiro Ernane Alves, com previsão de lançamento em 2016. O longa-metragem "Helena" é produzido pela Portraits Factory Filmes LTDA. Atores, como Bruno Gagliasso, Deborah Seco e Sandy Leah, interpretam poemas e trechos dos livros da irmã de Helena Jobim, com trilha sonora original que será produzida pelo músico Lucas Lima.

Helena Jobim chegou a lançar dez livros e 1 CD-Book, que contém 33 poemas interpretados por ela, com trilha sonora original da obra "Jobim Sinfônico", de Tom Jobim. O CD-Book intitulado "Areia no Tempo" foi projetado pelo jornalista e escritor mineiro Jorge Fernando dos Santos. Amigo pessoal da escritora, ele lamenta sua morte.

"Nos encontrávamos quinzenalmente, para conversar e cantar a vida. Os saraus eram na minha casa ou na casa dele, sempre rodeados de amigos. Helena era uma grande escritora. Tenho todos os seus livros autografados e penso que o Brasil perdeu uma grande autora. Vai fazer muita falta nas nossas vidas!"

Morte

Helena Isaura Brasileiro de Almeida Jobim, morreu na noite de domingo, 13/09/2015, em Belo Horizonte, MG, onde morava desde 2000. Ela sofria de mal de Alzheimer e estava internada no Hospital Felício Rocho há cinco dias por problemas nos rins, que foi a causa da morte

De acordo com a filha, Sônia Albano Feitosa, a doença estava em grau avançado e, nos últimos meses, Helena só reconhecia os familiares mais próximos. A única irmã de Tom Jobim deixou a filha, dois netos e uma bisneta.

O velório foi realizado na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. O corpo de Helena Jobim foi sepultado na tarde de segunda-feira, 14/09/2015, no Cemitério da Paz, Região Noroeste de Belo Horizonte.

Obras
  • 1968 - A Chave Do Poço Do Abismo (Editora O)
  • 1974 - Clareza 5 (Mitavaí)
  • 1981 - Trilogia Do Assombro (José Olympio)
  • 1985 - Os Lábios Brancos do Medo (Mitavaí)
  • 1990 - Verão De Tigres (Rio Fundo)
  • 1996 - Antonio Carlos Jobim, Um Homem Iluminado (Nova Fronteira)
  • 2000 - Pressinto Os Anjos Que Me Perseguem (Record)
  • 2001 - Recados Da Lua (Record)

Fonte: WikipédiaG1 e Hoje Em Dia
Indicação: Miguel Sampaio

Gaúcho da Copa

CLÓVIS ACOSTA FERNANDES
(60 anos)
Corretor de Imóveis e Figura Pública

☼ (04/10/1954)
┼ Porto Alegre, RS (16/09/2015)

Clóvis Acosta Fernandes mais conhecido pelo apelido de Gaúcho da Copa, era o "12º Jogador Brasileiro". Ele era conhecido como um dos mais fanáticos torcedores da Seleção Brasileira. Acompanhava a Seleção Brasileira desde 1990, no Mundial da Itália, mas ficou famoso na conquista do pentacampeonato da Coreia do Sul e Japão. Sempre com a taça da Copa do Mundo nas mãos e um bigode volumoso, o Gaúcho da Copa chamava a atenção e representava a Seleção Brasileira por onde passava.

Ele começou sua paixão pela Seleção Brasileira desde que viu uma partida da Copa do Mundo de 1970 no México pela televisão. Desde então o Gaúcho da Copa sentiu o fanatismo crescer e sonho de poder assistir os jogos da Copa do Mundo. Ele realizou esse sonho na Copa do Mundo de 1990, na Itália. Desde então o Gaúcho da Copa se tornou famoso, aparecendo nas telas com seu chapéu e adornos gaúchos, que se tornaram sua marca registrada.

"Aí quando eu vi a Copa do Mundo de 1970 pela televisão, aquele show de futebol, aquela bela Copa, tudo aquilo que nós podemos ver... aquilo ali fez com que eu me apaixonasse mais. E ali eu fiz uma promessa entendeu? A promessa de que um dia eu estaria numa Copa do Mundo!"
"... e aí eu fui para a Itália. Cheguei lá um mês antes da competição, fiz amizades, fui vendo como a Copa se movimentava, como é que era aquela paixão, fui conhecendo outras pessoas que tinham outras Copas do Mundo. E quando eu voltei, com a derrota pra Argentina, eu voltei apaixonado, eu voltei viciado!"



Clóvis Acosta Fernandes também fundou um grupo de apoio chamado "Gaucho Cup" e convidou seus amigos participar do grupo. Desta forma eles sempre iam juntos assistir vários eventos como a Copa das Confederações, Copa América e os Jogos Olímpicos. Por isso, ele foi apelidado de "O 12º Jogador Brasil".

O Gaúcho da Copa foi uma das testemunhas oculares quando a Seleção Brasileira venceu a Copa do Mundo pela quinta vez na Coréia do Sul e Japão em 2002. Desde então, ele tornou-se atenção da mídia em todo o mundo. O Gaúcho da Copa, juntamente com uma réplica do troféu, passaram a ser presença nos jogos da Copa do Mundo, e na Alemanha, em 2006 lá estava ele outra vez.

Para ser capaz de ver os jogos onde atuava a Seleção Brasileira, o Gaúcho da Copa passou a ser financiado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em uma entrevista, ele disse que foi enviado para popularizar a cultura gaúcha. Ele já visitou mais de 60 países para assistir mais de 150 jogos da Seleção Brasileira.

"Os jogos com a Seleção Brasileira, no último jogo agora, eu completei 158 jogos. A FIFA diz que na Copa passada, essa no Brasil, que eu era o 12º jogador. E se eu sou o 12º jogador, quer dizer, eu estive na reserva todo esse tempo não é? Então com 158 jogos eu sou o recordista. Porque quem mais vestiu essa camisa foi o Cafu, na história da Seleção Brasileira que vestiu 150 vezes. E eu tô aí tentando aumentar esse número!"

O Gaúcho da Copa tem em seu curriculum, 7 Copas do Mundo, 7 Copas América, 4 Copas das Confederações e 1 Olimpíada. Já conheceu mais de 60 países e assistiu a 158 jogos do Brasil. Ele brincava dizendo que havia batido o recorde de Cafu, o jogador que mais atuou pela Seleção Brasileira, em 150 jogos.

Morte

Clóvis Acosta Fernandes, o Gaúcho da Copa, morreu na madrugada de quarta-feira, 16/09/2015, em Porto Alegre, RS, aos 60 anos. Ele lutava contra um câncer há nove anos. Estava internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, desde julho de 2015.

A morte foi confirmada pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia e também pela família na manhã de 16/09/2015. O velório ocorrerá às 16:00 hs, na Capela H do Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre.

Indicação: Fadinha Veras