Big Boy

NEWTON ALVARENGA DUARTE
(33 anos)
Disk Jockey (DJ)

* Rio de Janeiro, RJ (01/06/1943)
+ São Paulo, SP (07/03/1977)

Big Boy, pseudônimo de Newton Alvarenga Duarte, foi o mais importante Disc Jockey de sua época, responsável por uma verdadeira revolução no rádio brasileiro.

Como locutor, introduziu uma linguagem jovem, mais próxima do público que o ouvia. Seu "Hello crazy people!", a maneira irreverente como saudava os ouvintes, tornou-se marca registrada de um estilo próprio, descontraído, diferente da voz impostada dos locutores de então. Como programador, demonstrou extrema sensibilidade ao captar o gosto do público, observando as tendências musicais ao redor do mundo e inovando a partir de idéias que modificariam todo um sistema de programação estabelecido. Uma de suas grandes influências foi o grande Disc Jockey americano Wolfman Jack.

Apaixonado por música desde a infância, manifestando preferência pelo rock, o então novo ritmo americano que conquistou os jovens no mundo todo. Também costumava "peregrinar" na Rádio Tamoio do Rio de Janeiro, a rádio que apresentava a programação mais atualizada na época, procurando manter contato com os programadores e outros aficionados por rock, em busca de informações e de uma oportunidade profissional - seu sonho desde então, que procurou alcançar com obstinação. A oportunidade finalmente surgiu quando foi convidado para substituir um programador que entrou em férias. Assim, não hesitou em interromper a carreira de professor de geografia para tornar-se radialista.


Mais tarde foi convidado para participar de uma bem-sucedida tentativa de reformulação da Rádio Mundial AM, que se tornaria a rádio de maior audiência entre o público jovem do Rio de Janeiro. Foi ali que iniciou sua atuação como Disc Jockey, ganhou o apelido de Big Boy e criou o estilo inconfundível que continua até hoje influenciando locutores, inclusive das modernas rádios FM, cujas programações muitas vezes ainda seguem os moldes de seus programas.

Com sua voz alegre e postura informal, complementava as músicas que tocava com informações "quentes" sobre o mundo do disco, impondo uma dinâmica irresistível ao programa. Tudo isso sem perder o jeito de fã dos artistas, o que o aproximava ainda mais dos ouvintes.

Big Boy também pode ser considerado o primeiro "profissional multimídia" do show business brasileiro. Programador e radialista eclético, diversificava sua atuação mantendo a ligação da paixão pela música contemporânea nos seus diversos segmentos e movimentos.

Além de manter dois programas diários na Rádio Mundial, "Big Boy Show" e "Ritmos de Boite", um na Rádio Excelsior de São Paulo e um semanal especializado em Beatles, o "Cavern Club", também na Rádio Mundial, atuava como programador, colunista em diversos jornais e revistas, produtor de discos e Disc Jockey dos Bailes da Pesada, onde mantinha um contato direto com o público que gostava especialmente de soul e black music, principalmente na Zona Norte do Rio de Janeiro.


Na televisão, inovou ao apresentar em sua participação diária no Jornal Hoje da TV Globo, pela primeira vez, Film Clips com músicas de sucesso do momento. Em seu programa "Papo Pop", na TV Record de SP, lançou grupos brasileiros de vanguarda. Foi também o responsável pela implantação do Projeto Eldo Pop, no início das transmissões em FM no Brasil. A lendária rádio (antiga Eldorado FM), especializada em rock progressivo, visava contemplar um público restrito mas altamente especializado em seu gosto musical e que encontrava ali um veículo de expressão da autêntica música de vanguarda.

Chegou a participar como ele mesmo da novela infantil "Linguinha x Mr. Yes", ao lado do humorista Chico Anysio na TV Globo. Era exibida diariamente às 20:00hs após o Jornal Nacional e antes da novela das 20:00hs, no mesmo horário em que anteriormente era exibido o humorístico "Você Tem Tempo?" (1971) também de Chico Anysio, e aos sábados eram reprisados os episódios da semana inteira em São Paulo. Durou entre dia 11/10/1971 e 24/04/1972.

Ao longo de toda sua vida profissional, Big Boy continuou ampliando sua coleção. Em diversas viagens a outros países apurou seu acervo, buscando raridades como "discos piratas" de tiragens limitadíssimas. Ao morrer havia juntado cerca de 20 mil títulos, entre LPs e compactos, na maioria importados, que abrangem diversos gêneros musicais como rock, jazz, soul music, rock progressivo, música francesa, trilhas sonoras de filmes, orquestrais, etc. Como um todo, a discoteca Big Boy constitui-se num acervo cultural importantíssimo, pois retrata vários períodos do cenário discográfico mundial e, mais do que uma coleção, trata-se da síntese do trabalho de um profissional que ousou inovar.

Big Boy morreu sufocado por um ataque de asma, num quarto de hotel em São Paulo.


Discografia

Estes são LPs onde Big Boy selecionava o repertório e gravava locuções e vinhetas que eram mixadas às faixas, recriando uma parte do repertório tocado nos Bailes da Pesada:
  • 1970 - Baile da Pesada (Top Tape)
  • 1971 - Big Baile (Top Tape)
  • 1972 - Baile da Cueca (Top Tape)
  • 1974 - The Big Boy Show (RCA)


No álbum "Big Baile" afirma-se que Big Boy era artista exclusivo da Top Tape.

Fonte: Wikipédia
Indicação: Miguel Sampaio