Caíque Ferreira

CARLOS HENRIQUE FERREIRA DA COSTA
(39 anos)
Ator, Cantor e Bailarino

* Rio de Janeiro, RJ (05/09/1954)
+ Rio de Janeiro, RJ (12/01/1994)

Caíque Ferreira iniciou a carreira em 1970, na peça teatral "A Exceção e a Regra", montada em sistema de cooperativa. Em seus 16 anos de carreira como ator, cantor e bailarino, trabalhou em várias telenovelas e peças de teatro, chegando em 1991 a ser premiado em Düsseldorf, na Alemanha, com o musical "Lights To Light".

No cinema, ficou conhecido pelo retirante Zé Branco, de "Aventuras de um Paraíba", dirigido por Marco Altberg. Em 1984, fez "Flor do Desejo".

No teatro, atuou também em "Isadora e Oswald", "Grande e Pequeno", "Apenas Bons Amigos" e "Poleiro dos Anjos".

Seu trabalho de maior repercussão de crítica foi Giovanni, em 1987, adaptação para o palco do romance de James Baldwin, onde ele interpretava um homossexual, ao lado de Hugo Della Santa.


Na TV os momentos mais marcantes foram nas novelas "Brilhante" (1981), "Corpo a Corpo" (1984) do autor Gilberto Braga e "Amor Com Amor Se Paga" (1984) de Ivani Ribeiro.

Pouco antes de sua morte, o ator deixou os originais de um romance intitulado "Vinho da Noite", baseado em sua própria experiência, contando a história de um homem de meia-idade que entra em crise existencial quando descobre ter uma doença terminal e que está condenado a morrer.

Caíque Ferreira era irmão do diretor de fotografia Flávio Ferreira, que atua na parte técnica das produções televisivas, e do contrabaixista e compositor Dôdo Ferreira.

Caíque Ferreira morreu aos 39 anos vítima de complicações da AIDS. Apenas 6 dias antes, a atriz Cláudia Magno havia morrido de complicações da mesma doença.

Fonte: Wikipédia

23 comentários:

  1. Me lembro dele, bonito,talentoso e intenso.Pena ter-se ido tão cedo.
    Marcelo Andre/RJ

    ResponderExcluir
  2. Navegando agora pela internet,... meu DEUS!!!! NÂO SABIA QUE CAIQUE FERREIRA HAVIA MORRIDO...

    ResponderExcluir
  3. caique era meu idolo,ainda sinto sua falta na telinha.

    ResponderExcluir
  4. Era meu idolo e uma pena que a aids ainda mate tanto,foi uma perda prematura, que esteja em bom lugar

    ResponderExcluir
  5. Nao sabia que ele havia morrido, estava outro dia no trabalho e lembrei: Por onde andara Caique Ferreira? , fez parte da minha juventude, como idolo, e descubro agora que ele se foi, a vida realmente eh muita curta...espero que esteja em bom lugar!!!!

    ResponderExcluir
  6. tive a doce honra de conhecer Caique em seu auto-exilio social em decorrencia do descobrimento de sua doença... qdo ele passou um tempo na Europa... em Amsterda.... momentos mágicos ao lado de minha família... Um pessoa integra... generosa... repleto de luz.. e muito carinhoso com todos ao seu redor... mesmo ciente de sua sentença... naquele momento em que nada se podia fazer para combater esse mal hoje tao banalizado... Um doce honra... e imensas saudades do amigo.... Cesco Miglionico

    ResponderExcluir
  7. Era menina, mas recordo-me muito bem de seus trabalhos. Hoje, na net, deu vontade de saber se havia algo sobre ele. Passagem efêmera pela vida. Saudade

    ResponderExcluir
  8. saudades caique muiiiiiiiiitas saudades de vc
    NECY

    ResponderExcluir
  9. Ele era um grande ator...me lembro sempre dele e hoje tive vontade de ler sobre sua vida. Sabia de seu falecimento, mas não me lembrava o ano...

    ResponderExcluir
  10. Tive a oportunidade de vê-lo na peça "Giovanni" no Teatro Santa Isabel, em Recife. Um dos grandes jovens atores do país. Ele era muito intenso em cena. Tinha um brilho próprio, uma energia muito boa. Deve está brilhando em algum lugar no universo. Grande Caíque.

    ResponderExcluir
  11. Apenas hoje (02/01/11), num vídeo do youtube, soube da morte de CF.Foi verdadeiramente um choque. Que Deus o tenha.

    E.S.Trindade

    ResponderExcluir
  12. Que saudade de Caíque ferreira, foi meu ídolo por muitos anos, lindo, aquele sorriso... desejei por muitos anos ter um filho homem com o seu nome artistico CAÍQUE, que descanse em paz.

    ResponderExcluir
  13. Eu era apaixonada por ele. Tinha um sorriso lindo. Ele viveu o "Ricardo" na primeira versão de "Paraíso" e casou com a "Aninha.", a neta da dona da pensão. O Mário Cardoso era o "Otávio". Os dois jornalistas que colocaram as "sirigaitas" de Paraíso em "polvorosa." E não era para menos. Os dois eram lindos.

    ResponderExcluir
  14. Tive uma grande honra em colocar o nome do meu filho de Caique por ser fã dele .Realmente ele faz falta na televisao.Se foi muito prematuramente.

    ResponderExcluir
  15. Ele era muito gato, fui apaixonado por ele, será que ele era gay??? não importa.... ele era o sonho de muitos fãs do belo Ricardo na primeira versão da novela paraíso!!

    ResponderExcluir
  16. a medicina,um dia vencerá esse mal.que destroi tantas vidas precoce.

    ResponderExcluir
  17. vendo as imagens deste ator questiono? sera que nao haveremos de perder mais jovens contaminado por esta doença tao malefica e que atualmente tao pouco divulgada pela midia

    ResponderExcluir
  18. HOJE VIM AQUI PRA MATAR SAUDADES DE CAIQUE

    ResponderExcluir
  19. Saudades do Caíque,do LaurINHO ,do Hugo de la santa.
    Conheci a todos.Saudades

    ResponderExcluir