Graça Araújo

MARIA GRACILANE ARAÚJO DA SILVA
(62 anos)
Jornalista e Apresentadora de Televisão

☼ Itambé, PE (02/04/1956)
┼ Recife, PE (08/09/2018)

Maria Gracilane Araújo da Silva, mais conhecida como Graça Araújo, foi uma jornalista e apresentadora de televisão, nascida em Itambé, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, PE, no dia 02/04/1956.

Aos três anos de idade foi morar com a família em São Paulo, que buscava trabalho, onde estudou em escolas públicas. Teve toda sua formação escolar e acadêmica em São Paulo, numa época em que muitos nordestinos migravam para a região sul e sudeste.

Aos 14 anos, já trabalhava para ajudar em casa. A jornada profissional começou cedo. Tinha que ajudar a família.
"Trabalhei como embaladora de enxoval de bebê, em uma fábrica de brinquedos e até em banco!"
O interesse pela área da comunicação surgiu na época em que trabalhava como secretária de uma revista.
"Antes eu queria ser médica, como todo filho de família pobre que quer ajudar as pessoas. Mas achei no jornalismo a oportunidade de trabalhar o compromisso social" 

Formou-se em Jornalismo pela Faculdade Integrada Alcântara Machado em 1987 e voltou ao Pernambuco em busca de experiência profissional, fazer um estágio e depois voltar pra São Paulo. Acabou ficando.

O primeiro trabalho na capital pernambucana foi na rádio Transamérica. Em seguida, foi para a Rádio Clube. Passou pela TV Manchete, TV Pernambuco e se tornou chefe de reportagem da TV Jornal, afiliada do SBT em 1992. Na emissora, ajudou na formatação do TV Jornal Meio-Dia, do qual foi âncora por 26 anos. Na época, Graça Araújo era a única apresentadora negra na televisão pernambucana.

Há 20 anos, Graça Araújo trabalhava na afiliada do SBT em Recife. Começou como chefe de reportagem depois passou a apresentar o "Jornal do Meio-dia" de segunda a sexta, às 11h40. Na hora do almoço, o telespectador fica sabendo das principais notícias de Pernambuco: Os fatos do dia, além das denúncias de problemas e a cobrança de soluções, em quadros como o "Boca no Trombone" e o "Proteste Meio-Dia o Telespectador Tem Voz".

Em 2008 o rádio voltou a fazer parte da sua atividade profissional. Surgiu o convite para integrar a Rádio Jornal, pertencente ao Sistema JC de Comunicação, e apresentar o programa "Rádio Livre e o Consultório de Graça", que reunia, diariamente, médicos para abordar diferentes temas relacionados à saúde.


Quando a Rádio Jornal mudou para a frequência modulada, o alcance do programa cresceu ainda mais. Na emissora também participou do quadro "Passando a Limpo", onde ela juntamente com Geraldo Freire, Wagner Gomes e Rafael Souza, comentavam e davam sua opinião sobre os assuntos mais relevantes do dia.

Em fevereiro de 2010 recebeu o título de Cidadã do Recife da Câmara Municipal. O projeto de lei foi uma iniciativa do vereador Aerto Luna (PRP). Antes já havia sido homenageada com a Medalha José Mariano.

Em entrevista publicada no site da TV Jornal em novembro de 2011, a apresentadora falou sobre sua escolhe de ser jornalista.
"Eu vi que o jornalismo é capaz de curar muitas feridas profundas, fazer transformações. Isso se você faz teu trabalho com responsabilidade, com ética e com disciplina, né?"
Eleita em 2015 entre os "Mais Admirados Jornalistas Brasileiros" está no destaque dos 10 mais admirados da Regional Nordeste. A votação é uma realização do Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

Na vida pessoal, era conhecida por fazer atividades físicas e participar de corridas, conquistando várias medalhas. Nas suas redes sociais, era comum ver fotos da apresentadora praticando exercícios na academia ou correndo ao ar livre. Ela chegou a disputar a Maratona de São Silvestre, em São Paulo, onde estreou em 2010, e a Maratona de Paris.

Morte

Graça Araújo fazia exercícios físicos em uma academia na Zona Sul do Recife, na noite de quinta-feira, 06/09/2018, quando passou mal e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na noite em que foi internada, o estado de saúde dela era considerado grave pelos médicos. Na quinta-feira, o hospital informou que o quadro clínico da paciente passou para gravíssimo.

No sábado, 08/09/2018, o hospital informou, pouco depois das 11h00, que o quadro clínico da paciente se mantinha inalterado e ela continuava respirando com a ajuda de aparelhos.

Graça Araújo faleceu aos 62 anos, nas dependências do Hospital Esperança no dia 08/09/2018, às 12h55, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico extenso, sofrido no início da noite de 06/09/2018, quando realizava exercícios em uma academia na Zona Sul de Recife.

O velório aconteceu no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, onde o corpo chegou por volta das 18h40. Depois das homenagens prestadas por parentes, amigos e fãs durante a manhã e a tarde do domingo, 09/09/2018, houve uma cerimônia de cremação do corpo.

Segundo a neurologista Silvia Laurentino, Graça estava em coma profundo e estava sendo monitorada para uma possível doação de órgãos, desejo sinalizado pela família.
"Estávamos monitorando para entrar em contato com a central de transplantes e estava tudo ok!"
No entanto, o funcionamento irregular dos órgãos foi notado pela equipe do hospital.
"O coração começou a bater muito fraquinho e a pressão caiu subitamente. Nessas condições não houve tempo de fazer o contato para todo preparo para doação de órgãos!"
Fonte: Wikipédia e G1
#FamososQuePartiram #GracaAraujo

Leonardo Machado

LEONARDO MACHADO
(42 anos)
Ator

☼ Porto Alegre, RS (06/07/1976)
┼ Porto Alegre, RS (28/09/2018)

Leonardo Machado foi um ator e modelo nascido em Porto Alegre, RS, no dia 06/07/1976.

Na adolescência mudou-se para uma estância no Mato Grosso, onde trabalhou no campo. Aos 18 anos de idade voltou a Porto Alegre, onde chegou a atuar como goleiro nas categorias de base do Internacional, apesar de ser gremista.

No entanto, logo matriculou-se em um curso de teatro a convite de uma amiga e acabou se apaixonando pela profissão, onde teve como mestre Zé Adão Barbosa.

Depois morou por alguns anos no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se especializou na profissão.

Seus momentos de maior destaque foram no filme "Em Teu Nome" (2009), pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado em 2009, e no seriado "Na Forma da Lei" da TV Globo, no qual foi protagonista em 2010.


Em 2011 co-dirigiu sua primeira série "Fim do Mundo" e em 2012 iniciou a carreira de produtor nos filmes "A Oeste do Fim do Mundo" e "A Superfície da Sombra" de Paulo Nascimento e nos curtas "Abelardo" e "Gotas de Fumaça" de Ane Siderman.

Apaixonado por cavalos crioulos, a família de Leonardo Machado possui uma bela criação da raça na Estância Amendoeira, em Bagé, RS.

Sua outra paixão é sua Fat Boy, moto da marca Harley Davidson, que  fez diversas viagens, inclusive na série "Fim do Mundo" (2011) e no filme "A Oeste do Fim do Mundo" (2013).

Além disso tudo, Leonardo Machado estava começando a escrever bons roteiros. Um deles já foi contemplado com um prêmio e já tinha uma série para a televisão agendada para estrear em 2019.


Dois trabalhos inéditos do ator estrearão no cinema ainda em 2018. Em "Legalidade", do cineasta Zeca Britto, Leonardo Machado encarna Leonel Brizola, numa trama que tem como pano de fundo o contexto político brasileiro de 1961, uma reconstituição da Campanha da Legalidade. Em "A Cabeça de Gumercindo Saraiva", do escritor e diretor Tabajara Ruas, Leonardo Machado interpreta Capitão Francisco, um dos personagens da Revolução Federalista de 1893.

Na televisão, o papel de maior destaque foi em "Viver a Vida" (2010). No folhetim de Manoel Carlos, ele deu vida a Léo, um homem extremamente dedicado à família que se envolve amorosamente com Ariane, personagem defendida pela atriz Christine Fernandes, a médica de sua própria mulher. Outras novelas de sucesso também compuseram sua carreira, como "Senhora do Destino" (2005), "Malhação" (2006) e "Salve Jorge" (2013), além da minissérie "Na Forma da Lei" (2010).

No teatro, foram 14 peças - a mais recente, "Fala do Silêncio", ganhou a láurea de Melhor Espetáculo no Prêmio Porto Alegre em Cena, em 2017.

Leonardo Machado também foi a cara do Festival de Cinema de Gramado. Por mais de dez anos, ele apresentou a cultuada cerimônia, no pequeno município da Serra Gaúcha.

Morte

Leonardo Machado faleceu na noite de sexta-feira, 28/09/2018, aos 42 anos, em Porto Alegre, RS, vítima de um câncer de fígado.

De acordo com amigos e familiares, Leonardo Machado lutava contra um câncer no fígado desde 2016. Representantes do Hospital Moinhos de Vento, onde estava internado, confirmaram o tratamento recente com um oncologista.

Leonardo Machado foi velado no sábado, 29/09/2018, na Sala Álvaro Moreyra do Teatro Renascença, em Porto Alegre, RS, das 10h00 às 17h00. Após o velório, ele foi cremado no Crematório Metropolitano, em cerimônia fechada para amigos e familiares.

Trabalhos

Cinema (Longa-Metragem)
  • 2017 - Legalidade
  • 2017 - A Cabeça de Gumercindo Saraiva
  • 2017 - Yonlu
  • 2016 - Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos
  • 2015 - A Superfície da Sombra
  • 2015 - Ivy Marae - Missões - Terra Sem Males
  • 2014 - Janeiro 27
  • 2013 - O Tempo e o Vento
  • 2013 - A Oeste do Fim do Mundo
  • 2013 - Os Senhores da Guerra I - Passo da Cruz
  • 2013 - Insônia
  • 2013 - Hamartia - Ventos do Destino
  • 2012 - Os Senhores da Guerra II - Passo das Carretas
  • 2012 - A Casa Elétrica
  • 2012 - Dyonélio
  • 2011 - Contos Gauchescos
  • 2010 - Bitols
  • 2010 - A Casa Verde
  • 2009 - Em Teu Nome
  • 2008 - Dias e Noites
  • 2007 - Valsa Para Brunos Stein
  • 2007 - 3 Efes
  • 2006 - Wood And Stock
  • 2006 - Nossa Senhora de Caravaggio
  • 2005 - Sal de Prata
  • 2002 - Lara

Cinema (Curta-Metragem)
  • 2007 - Olhos de Capitu
  • 2017 - Indo
  • 2017 - No Amor
  • 2016 - Ânsia e Ausência
  • 2016 - Eventide
  • 2015 - Apenas Um Dia
  • 2014 - A Era do Metal
  • 2014 - Ceraunofobia
  • 2013 - Gotas de Fumaça
  • 2012 - Abelardo
  • 2012 - Estrada
  • 2012 - Nove e Meia
  • 2012 - A Última Reunião Dançante
  • 2011 - Bouquet de Nerfs
  • 2011 - Sangue e Goma
  • 2010 - Silêncio
  • 2009 - Aos Pés
  • 2009 - Partir
  • 2008 - O Assassino do Beija-Flor
  • 2007 - A Livraria Vasquez
  • 2007 - Cortejo Negro
  • 2006 - Quintana Inventa o Mundo
  • 2005 - Alinhavo deu Nó
  • 2005 - Noite
  • 2004 - InFartO
  • 2004 - Salão Aurora
  • 2003 - Paris ou Rubis
  • 2003 - Ninguém Gostava de Glória
  • 2002 - Domingo
  • 2001 - Vou Zoar Até Morrer
  • 2001 - Suco de Tomate
  • 2000 - Outros
  • 2000 - Cavaleiro Jorge
  • 1998 - Nocturnu
  • 1998 - O Bar
  • 1997 - Na Contramão


Novela
  • 2013 - ​Salve Jorge ... Capitão Silvino Junqueira
  • 2009 - Viver a Vida ... Leopoldo (Léo)
  • 2007 - Malhação ... Hugo
  • 2004 - Senhora do Destino ... Lino
  • 2001 - O Clone ... Guilherme


Séries
  • 2018 - Se Eu Fechar os Olhos Agora ... Rodolfo Massarani
  • 2017 - Sonho Americano - Série Documental ... Apresentador
  • 2016 - Caixa Preta ... Walter
  • 2015 - Kalanga - A Cidades das Bicicletas ... Ramiro Gusmão
  • 2014 - Redenção
  • 2014 - Animal ... Felipe
  • 2013 - ​Para Que Servem os Homens ... Beto
  • 2013 - Contos Gauchescos ... Blau Nunes
  • 2012 - Filé de Borboleta ... Filé de Borboleta (Venâncio Gutierres)
  • 2012 - Desconectados ... Rogério
  • 2012 - Mulheres em Transe ... Fernando
  • 2012 - ​O Brado Retumbante ... Guilherme
  • 2011 - Fim do Mundo (Co-direção)
  • 2010 - Na Forma da Lei ... Célio Rocha
  • 2008 - 4 Destinos ... Thomas
  • 2008 - Do Outro Lado do Rio
  • 2007 - Loja da Esquina
  • 2005 - Segredo ... Miguel
  • 2005 - Cem Anos de Érico Veríssimo

Teatro
  • 2018 - Fala do Silêncio
  • 2017 - Fala do Silêncio
  • ​2016 - Cabaré do Amor, Naufrágio e Rock n' Roll
  • 2013 - De Seival a Porongos - Alegrete
  • 2012 - O Apocalipse Segundo Santo Ernesto de La Higuera - Leitura Encenada
  • 2012 - De Seival a Porongos - Piratini
  • 2010 - Desvios Em Trânsito
  • 2008 - A Megera Domada
  • 2007 - Mulheres de Chico Fragmentos
  • 2006 - Sonho de Uma Noite de Verão - Uma Comédia de Amor em Acordes de Cabaré
  • 2005 - Cabaré Valentin (Seis Edições)
  • 2002 - Barrela
  • 2002 - O Medo Não Mora Mais no Castelo
  • 2001 - Filhos da Carioca
  • 2001 - Por Toda Minha Vida
  • 2001 - Última Noite Para o Fim do Mundo

Fonte: Leonardo Machado
#FamososQuePartiram #LeonardoMachado