Jimy Raw

GERMANO RAW NETO
(58 anos)
Cantor, Radialista e Apresentador de Televisão

☼ Niterói, RJ (04/07/1961)
┼ Rio de Janeiro, RJ (02/06/2020)

Germano Raw Neto, mais conhecido como Jimy Raw foi um cantor, radialista e apresentador de televisão nascida em Niterói, RJ, no dia 04/07/1961.

Jimy Raw começou sua carreira bem jovem, como um dos produtores do programa "Aqui e Agora" na extinta TV Tupi . No mundo do rádio, onde era muito respeitado e considerado uma referência de voz carioca, começou na Rádio Capital, mas como contato comercial.

Jimy Raw mudou-se em 1982 para o estado do Paraná, atendendo ao convite do jornalista Ari Soares, para integrar a equipe de produtores e apresentadores do programa "Na Boca do Povo" nas tardes da TV OM, então afiliada da Bandeirantes, atual CNT.

Foi em Curitiba que começou sua vitoriosa carreira no rádio, se destacando como comunicador na FM 104, atual Jovem Pan FM Curitiba.

Jimy Raw voltou para o Rio de Janeiro, onde ficou famoso por seus programas nas seguintes estações de rádio: Antena1 FM e 98 FM, atualmente Rádio Globo, pertencente ao Sistema Globo de Rádio.


Jimy Raw teve uma rápida passagem por São Paulo no início dos anos 1990 pela X FM, atual CBN São Paulo, onde apresentou o programa "Show da X".

Jimy Raw chegou a apresentar programas também na televisão, tendo trabalhado na Rede Manchete nos programas "Bike Show" e "Shock", com várias participações em eventos televisivos e no carnaval. Depois obteve consagração na apresentação do "Globo de Ouro", na TV Globo, de setembro de 1989 até dezembro de 1989, com a atriz Isabela Garcia. Ele voltou para apresentar o último programa ,em 28/12/1990, junto com a atriz Adriana Esteves.

Em 1992, Jimy Raw atuou como cantor, gravando o LP "Tudo Bem".

Entre 2006 a 2016 trabalhou na Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, do Grupo Diários Associados, apresentando o "Baú da Tupi" aos domingos das 00:00 às 03:00.

Afastado da Rádio Tupi, participava do canal do Youtube chamado "A Turma do Rádio", junto com outros radialistas sem espaço nas rádios comerciais.

Jimy Raw teve como companheira Luciana Sargentelli, filha do sambista e apresentador do "Show de Mulatas" Oswaldo Sargentelli.

Morte

Jimy Raw foi três vezes a Unidades de Pronto Atendimento (UPA) reclamando de sintomas, a última em estado mais grave em 07/05/2020.

No dia 11/05/2020, deu entrada na UTI do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla e chegou a ser liberado. No entanto, teve uma piora no último fim de semana e voltou para UTI.

No dia 20/05/2020, deixou a UTI, aparentemente em processo de recuperação. Porém, sentiu-se mal e voltou a ser internado no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Jimy Raw faleceu na noite de terça-feira, 02/06/2020, aos 58 anos, no Rio de Janeiro, RJ, vítima da Covid-19. 

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #JimyRaw

Evaldo Gouveia

EVALDO GOUVEIA DE OLIVEIRA
(91 anos)
Cantor, Compositor e Violonista

☼ Orós, CE (08/08/1928)
┼ Fortaleza, CE (29/05/2020)

Evaldo Gouveia de Oliveira foi um compositor, cantor e violonista nascido em Orós, CE, no dia 08/08/1928.

Aos 6 anos, já cantava num sistema de alto-falantes na praça de sua cidade, Orós. Aos 11 anos, mudou-se para Fortaleza para estudar. Nessa época, trabalhava como feirante e não dispensava o violão nas horas de folga.

Aos 19 anos, passou a tocar violão num conjunto e acabou conseguindo um contrato numa rádio local.

Em 1950, formou o Trio Nagô, com Mário Alves (seu alfaiate) e Epaminondas de Souza (colega de boemia). Após representar o Estado do Ceará no Programa Cesar de Alencar, na Rádio Nacional, o grupo foi contratado pela Rádio Jornal do Brasil e posteriormente pelas boates Vogue, no Rio de Janeiro e Oásis em São Paulo. Dois anos depois, iniciaram um programa semanal na Rádio Record em São Paulo, que duraria pelos cinco anos seguintes.


Em 1957, Evaldo Gouveia compôs sua primeira canção, "Deixe Que Ela Se Vá" (Evaldo Gouveia e Gilberto Ferraz), obtendo sucesso na voz de Nelson Gonçalves. No mesmo ano, compôs "Eu e Deus" (Evaldo Gouveia e Pedro Caetano), gravada por Nora Ney.

A partir de julho de 1958, quando conheceu o também compositor Jair Amorim na União Brasileira de Compositores (UBC), sua carreira deslanchou.

Logo no primeiro dia de contato, compuseram "Conversa", gravada inicialmente por Alaíde Costa, em 1959. Essa seria a primeira de uma série de 150 composições da dupla nos dez anos que se seguiram, normalmente sambas-canções abolerados, cujo primeiro sucesso de vendas foi "Alguém Me Disse", lançada por Anísio Silva em 1960.

Em 1962, o Trio Nagô se desfez com a saída de Mário Alves, mas Evaldo Gouveia prosseguiu compondo com Jair Amorim, sucessos como "Poema do Olhar", gravado por Miltinho, e o bolero "E a Vida Continua" nas vozes de Morgana e Agnaldo Rayol.


Moacyr Franco também vendeu muitos discos com o bolero "Ninguém Chora Por Mim", em 1962, assim como Cauby Peixoto em 1963 com "Ave Maria dos Namorados", lançada por Anísio Silva pouco antes.

No ano seguinte, 1963, Altemar Dutra foi içado ao sucesso com a gravação de um bolero da dupla, "Tudo de Mim" (Evaldo Gouveia e Jair Amorim), passando a ser seu intérprete mais constante com sambas-canções e boleros tais como "Que Queres Tu de Mim", "Somos Iguais", "Sentimental Demais", "Brigas", "Serenata da Chuva" e as marchas-rancho "O Trovador" e "Bloco da Solidão".

Outros intérpretes da dupla foram Wilson Simonal, "Garota Moderna" em 1965, Agnaldo Timóteo, "Quem Será" em 1967, Jair Rodrigues, "O Conde" em 1969, a escola de samba Portela, "O Mundo Melhor de Pixinguinha" em 1973, Maysa, "Bloco da Solidão" em 1974, Angela Maria, "Tango Para Teresa" em 1975, Jamelão, "Certas Mulheres" em 1977, Dalva de Oliveira, "E a Vida Continua", além de Elymar Santos, Chitãozinho & Xororó, Gal Costa, Maria Bethânia, Zizi Possi, Emílio Santiago, Julio Iglesias, Joanna, Cris Braun, Ana Carolina, Simone, Fafá de Belém, dentre muitas regravações.

Morte

Evaldo Gouveia faleceu na noite de sexta-feira, 29/05/2020, aos 91 anos, em um hospital particular de Fortaleza, vítima de COVID-19.

Evaldo Gouveia ficou internado em 2017, inicialmente em São Paulo, quando apresentou um quadro de pneumonia, sofrendo um Acidende Vascular Cerebral (AVC). Em Fortaleza, ficou em tratamento até contrair a doença causada pelo SARS-CoV-2.

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #EvaldoGouveia