Reinaldo, O Príncipe do Pagode

REINALDO GONÇALVES ZACARIAS
(65 anos)
Cantor e Compositor

☼ Rio de Janeiro, RJ (09/11/1954)
┼ São Paulo, SP (18/11/2019)

Reinaldo Gonçalves Zacarias, mais conhecido como Reinaldo, O Príncipe do Pagode, foi um cantor nascido no Rio de Janeiro, RJ, no dia 09/11/1954. Interpretava canções de diversos compositores como Ronaldo Barcellos, Arlindo Cruz, dentre outros.

Nascido no bairro de Cavalcanti, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Reinaldo era frequentador da Em Cima da Hora, escola de samba do bairro, famosa por imortalizar o samba-enredo "Os Sertões".

Reinaldo criou o grupo O Samba Nosso de Cada Dia para alegrar festas e eventos, até que começou a acompanhar gente de peso no samba como Dona Ivone Lara, João Nogueira e Roberto Ribeiro.

Paralelo à música, Reinaldo era bancário do Citibank, até que em 1982 abandonou o emprego, mudou-se para São Paulo, onde se tornaria um dos precursores do pagode na cidade, fenômeno já consagrado no Rio de Janeiro.

Em São Paulo, não só foi bem sucedido, como gravou seu primeiro disco "Retrato Cantado De Um Amor" (1986) e se tornou conhecido no Brasil inteiro.

O apelido O Príncipe do Pagode, que marcaria eternamente na carreira veio por acaso: Em 1987, um locutor de uma rádio FM do Rio de Janeiro costumava apelidar artistas anunciados por ele. Um dia, ao anunciar Reinaldo, que despontava no cenário musical, o locutor diz: "Reinaldo, O Príncipe do Pagode".


Em 1987, Leci Brandão interpretou "Me Perdoa Poeta" (Reinaldo e Leci Brandão), no disco "Dignidade", pela gravadora Continental. Neste mesmo ano, de 1987, lançou o disco "Aquela Imagem", disco no qual interpretou "Coisa De Amante" (Adilson Bispo e Zé Roberto), "Nos Pagodes Da Vida" (Roberto Serrão e Guilherme Nascimento), "Que Pecado" (Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Acyr Marques), "Falso Rubi" (Adilson Bispo e Zé Roberto), "Faça de Conta" (Jorge Aragão), "Coco de Catolê" (Beto Sem Braço e Joel Menezes), "Aquela Imagem" (Riko Dorilêo e Marquinhos China) com participação de Ana Clara, "Como Te Esquecer" (Wilson Ney e Jorge Carioca), "Por Que Não Amar" (Adilson Victor e Sombrinha), "Segredo Omitido" (Mário Sergio, Zé Carlinhos, Ivan, Paulinho Pires e Guinão), "Amor De Verdade" (Vaguinho e Rachado) e "Existe Um Traidor Entre Nós" (Chico Santana) com participação da Velha Guarda da Portela.

Em 1989, pela gravadora Continental, lançou o LP "Reinaldo". Neste disco, a faixa "Vem Pra Ser Meu Refrão" (Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz), foi uma das mais divulgadas. Presentes também no disco as faixas, "Pra Ser Minha Musa" (Arlindo Cruz, Chiquinho e Marquinhos PQD), "Me Dê Uma Chance" (Wilson Ney), "Lotação" (Arlindo Cruz e Bandeira Brasil), "Pra Desabafar" (Paquera), "Meu Amor" (Paulo Santana e Jorge Santana), "Agonia Da Gente" (Flávio Coelho Neto, Ronaldo Batera e Mauro Passarinho), "Quem Diria" (Dhema), "Tempo De Paz" (Rico Dorliêo e Henrique Damião) e "Falando Dos Astros" (Sereno, Mauro Diniz e Jorge Aragão). Neste mesmo ano participou da coletânea "Tropical FM Volume 1", na qual interpretou as faixas "Trapaças Do Amor" (César Rodrigues e Cabo Velho) e "Falsas Juras" (Neguinho da Beija-Flor e Nicinha), LP no qual também participaram Pedrinho da Flor, Elymar Santos, Mauro Diniz, Djane, Ana Clara, Dominguinho do Estácio, Elza Soares, Marquinhos Satã e Elson do Forrogode.

No ano de 1990, pela gravadora Continental, lançou o disco "Coisa Sentimental", no qual interpretou composições como "Gafieira Maneira" (Lourenço e Adilson Victor), "Disco De Bolero" (Sombra e Paulo César Pinheiro), "Corpo" (Altay Veloso) e "Doce Lembrança" (Almir Guineto e Adalto Magalha), além das músicas "Ela Não Entendeu" (Arlindo Cruz e Acyr Marques), "Coisa Sentimental" (Zé Rodrix, Reina e Beto), "Melhor Pra Nós Dois" (Rainier Carvalho), "Coisa Da Raça" (Luizinho SP), "Doce Lembrança" (Almir Guineto e Adalto Magalha), "Onde Está?" (Sombrinha e Arlindo Cruz) e "Ira De Hortelã" (Mário Sérgio).


Em 1991, ao lado de Grupo Malakacheta, Zélia Bastos, Lourenço, Bruno Maia, Grupo Pirraça, Mauro Diniz, Eros, Royce do Cavaco, Ana Clara, Criolo Doido e Dunga, foi incluído na coletânea "Sucessos da Rádio Princesa FM", na qual interpretou a faixa "Saudade Inocente" (Délcio Luis, Geraldão e Euci Cabral).

No ano 2000, ao lado de Zeca Pagodinho, Leci BrandãoAlmir Guineto, Grupo Fundo de Quintal e Beth Carvalho, participou do disco "Os Melhores Do Ano II", gravado ao vivo em São Paulo. Neste CD, interpretou "Pra Ser Minha Musa". Neste mesmo ano, lançou pela gravadora Continental o CD "Reinaldo E Seus Convidados - Pagode Pra Valer". O disco contou com a participação de Marcelo D2 na faixa "Malandragem Dá Um Tempo", sucesso de Bezerra da Silva, Beo na faixa "Lama Nas Ruas" e do grupo Racionais MC's na música "Mãos".

Em 2011, foi homenageado pelo Jornal Capital Cultural com o Troféu de Melhor Show de 2010 realizado na casa Parada da Lapa, no Rio de Janeiro, RJ.

Em 2012, se candidatou a uma vaga de vereador na cidade de São Paulo pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas não conseguiu ser eleito.

Em 2013 comemorou a marca de 50 mil cópias vendidas do DVD "Reinaldo E Convidados", em show apresentado no Clube Renascença, no Rio de Janeiro, onde foi homenageado com o Disco de Ouro. Reinaldo foi uma das principais atrações do palco montado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, para as comemorações do Réveillon de 2013.

Em 2014, foi uma das atrações principais do palco montado na Praia da Moreninha, na Ilha de Paquetá, RJ, para as comemorações do Réveillon de 2014.

Morte

Reinaldo faleceu na madrugada de segunda-feira, 18/11/2019, aos 65 anos, em Osasco, SP, após uma parada cardiorrespiratória. Ele tratava de um câncer de pulmão diagnosticado há quatro anos, mas seguia apresentando-se.

Discografia


  • 1986 - Retrato Cantado De Um Amor
  • 1987 - Aquela Imagem
  • 1989 - Reinaldo
  • 1991 - Papel Assinado
  • 1992 - Soneto De Prazer
  • 1995 - Samba Meu Brasil
  • 1997 - Traz De Volta Minha Paz
  • 1999 - Pagode Pra Valer - Volume 1
  • 2000 - Pagode Pra Valer - Volume 2
  • 2000 - Coisa Sentimental
  • 2001 - Pagode Pra Valer - Volume 3
  • 2002 - 15 Anos De Samba
  • 2009 - Reinaldo E Convidados
  • 2011 - Canto Do Rei
  • 2013 - Reinaldo E Seus Convidados
  • 2017 - 30 Anos: Uma Vida De Muito Samba

Indicação: Miguel Sampaio

Tuka Rocha

CHRISTIANO CHIARADIA ALCOBA ROCHA
(36 anos)
Piloto Automobilístico

☼ São Paulo, SP (13/12/1982)
┼ Salvador, BA (17/11/2019)

Christiano Chiaradia Alcoba Rocha, mais conhecido como Tuka Rocha, foi um piloto automobilístico nascido em São Paulo, SP, no dia 13/12/1982.

Tuka Rocha venceu vários campeonatos de kart no Brasil entre 1996 e 2000, conquistando o tri-campeonato brasileiro de kart consecutivo e, em 2001. Mudou para a Fórmula 3 Sudam Lights.

Em 2004 foi à Europa para competir na World Séries by Nissan, onde era companheiro de equipe de Ricardo Zonta.

Em 2004 disputou a Fórmula 3000 Euroseries.

Em 2005 foi piloto de testes do A1 Team Brasil no campeonato de A1 GP, e foi um dos pilotos titulares durante a temporada 2005-2006.

Em 2008 foi escolhido como o piloto para guiar o carro do Flamengo na temporada de estréia da Fórmula Superliga.


Em 2011, Tuka Rocha estreou na Stock Car Brasil pela equipe BMC-Vogel. Ganhou o prêmio revelação da temporada da Stock Car, sendo homenageado na cerimônia de premiação da categoria.

Na etapa do Rio de Janeiro, Tuka Rocha passou por um susto: Parecia cena de filme. 03/07/2011, durante uma corrida da Stock Car, um carro começa a pegar fogo. Até que a porta abre e Tuka Rocha se joga para fora, com o veículo em alta velocidade. Imagens impressionantes, que passavam ao vivo na TV Globo. O piloto ainda levantou, ergueu os braços e, por fim, desmaiou. Como fez isso? Ao certo, nem ele sabe.
"Foi por instinto. Na hora, tinha certeza de que se não fizesse alguma coisa, eu ia morrer. A fumaça era tóxica. E, quando pulei, tive uma alegria muito grande. Porque tudo poderia dar errado: Tirar o volante, abrir a porta, pular sem ficar enganchado em nada, e ainda não ser atropelado por nenhum carro. Fora cair exatamente daquele jeito e levantar: Foi um milagre!
Eu me surpreendi quando vi as imagens na televisão do hospital. Foi num intervalo do jogo do Brasil. Na hora do acidente, também pensei na minha mãe, que estava lá!"
(Tuka Rocha)

Morte

Em 14/11/2019, Tuka Rocha sofreu um acidente de avião que estava com mais oito pessoas em Maraú, na Bahia. Tuka Rocha teve 80% de seu corpo queimado. Após 3 dias internado, Tuka Rocha faleceu às 06h20 de domingo, 17/11/2019, aos 36 anos, no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, BA. Ele estava na unidade desde sexta-feira, 15/11/2019, quando havia sido transferido do Hospital Municipal de Salvador.

Fonte: Wikipédia

Silvinho

SÍLVIO DE LIMA
(87 anos)
Cantor e Compositor

☼ Petrópolis, RJ (05/12/1931)
┼ Petrópolis, RJ (02/11/2019)

Sílvio de Lima, mais conhecido como Silvinho, foi um cantor e compositor nascido em Petrópolis, RJ, no dia 05/12/1931.

Silvinho compôs sua primeira música aos 15 anos, "Assim Como As Flores Morrem". Nas década de 1950 e 1960, teve intensa atuação nos conjuntos vocais Os Trovadores, Os Vocalistas, Trio QuitandinhaConjunto Harmonia, entre outros.

Nos primeiros anos da década de 60, foi um dos maiores sucessos em vendagem de disco. Em 1961 gravou o samba "Boemia" (Maurílio Lopes, Sebastião de Oliveira e Nuno Soares) e o bolero "Ciúme" (Aôr Ribeiro, Maurílio Lopes e Sebastião de Oliveira). No mesmo ano gravou o bolero "Quem É?" (Silvinho e Maurílio Lopes), que se tornou grande sucesso. Feita no ritmo do bolero, essas perguntas tristes ecoaram em vozes robustas como as dos cantores Agnaldo Timóteo e Gregorio Barrios.
"Quem é que não sofre por alguém?
Quem é que não chora uma lágrima sentida?
Quem é que não tem um grande amor?
Quem é que não chora uma grande dor?"
O bolero "Quem É?" alavancou no início dos anos 1960 a carreira desse cantor em quem foi cunhado o epíteto genérico "O Rei do Bolero e da Seresta".


O seu segundo maior sucesso foi a marchinha "Marcha da Coroa" (Carvalhinho e Jair Maia) que gravou em 1962, tendo sido lançada no Carnaval de 1963.

Em 1963, gravou "Esta Noite Eu Queria Que o Mundo Acabasse" (Silvinho) e o bolero "Se Tu Gostasses de Mim" (Rossini Pinto e Fernando Costa). Em 1964 esteve nas paradas de sucesso com "Mulher Governanta" (Getúlio Macedo), gravada em 1963.

Silvinho trabalhou na Rádio Nacional e em várias emissoras de rádio e televisão do Rio de Janeiro e de São Paulo. Fez várias excursões ao longo de sua carreira de cantor, tendo se apresentado na Argentina, Uruguai, Chile e México.

Muitas de suas músicas, principalmente os boleros, continham declamações.

Em 1999, a Polydisc, dentro da série "20 Super Sucessos", lançou um CD com seus grandes sucessos, entre os quais "Quem É?", "Mulher Governanta", "Ciúme" e "Confesso".

Silvinho foi premiado com os mais importantes troféus da música brasileira, tais como: Chico Viola, Roquette-Pinto e Buzina do Chacrinha.

Morte

Silvinho faleceu na madrugada de sábado, 02/11/2019, em Petrópolis, RJ, aos 87 anos. Foi sepultado no mesmo dia da morte. A causa da morte não foi divulgada.

Indicação: Miguel Sampaio