(69 anos)
Poeta
* Caicó, RN (1922)
+ Duque de Caxias, RJ (1991)
Francisco Manoel de Souza Forte, conhecido como Chico Doido de Caicó, foi um poeta brasileiro, autor de poesias erótico/debochadas.
Pouco se sabe sobre a vida de Francisco Manoel de Souza Forte. Nos anos 40, saiu de Caicó e foi servir na Marinha Mercante. Nos anos 50, residiu em Natal, RN.
Chico Doido nos últimos anos de vida frequentou a famosa Feira de São Cristovão, no Rio de Janeiro, onde divulgava seu trabalho. Pouco antes de sua morte foi descoberto por Nei Leandro de Castro e Moacy Cirne, que passou a divulgar seus poemas.
Repercussão
Após ser apresentado aos poemas de Chico Doido por Nei Leandro de Castro, Moacy Cirne passou a publicá-los em seu fanzine-panfleto "Balaio Porreta" a partir de 1991.
Em 1993, foi lançado postumamente à Academia Brasileira de Letras. Em 1994, foi postumamente, e representado por Moacy Cirne, patrono da turma de formandos de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Em 2002, Moacy Cirne e Nei Leandro publicaram a coletânea "69 Poemas de Chico Doido de Caicó" (Natal, Sebo Vermelho)
Teatro
Pouco após a publicação da coletânea, foi tema da peça "Chico Doido de Caicó", dirigida pelo ator Leon Góes, permanecendo em cartaz por dois meses no Teatro Vila Lobos. A peça gerou repercussão suficiente para que fosse publicado um artigo sobre Chico Doido no jornal francês Le Monde.
Fonte: Wikipédia