Helena dos Santos

MARIA HELENA DOS SANTOS OLIVEIRA
(83 anos)
Compositora

* Conselheiro Lafaiete, MG (07/01/1922)
+ Rio de Janeiro, RJ (23/10/2005)

Maria Helena dos Santos Oliveira, ou simplesmente Helena dos Santos foi uma compositora brasileira, famosa por suas composições para o cantor Roberto Carlos. Nasceu em Conselheiro Lafaiete, interior de Minas Gerais, no dia 07/01/1922. Foi uma mulher do povo, humilde, humana, que sofreu muito, mas soube transformar seu drama em canções. Seus pais, Francisco dos Santos e Maria Amália dos Santos, jamais poderiam imaginar que Helena dos Santos um dia viesse a ficar famosa, dadas as precárias condições de vida da família.

Ainda criança, assistiu ao falecimento da mãe, passando a viver com a madrasta até os 11 anos de idade. Aos 12, mudou-se com uma irmã e o cunhado para o Rio de Janeiro. Logo, começou a trabalhar em uma fábrica de tecidos, e depois em uma loja de confecções masculinas, na Rua Frei Caneca. Depois de sofrer um acidente, passou quase dois anos sem trabalhar. Recuperada do acidente, empregou-se como doméstica.

Aos 17 anos, Helena dos Santos conheceu um jovem rapaz de Cabo Frio, Lauro Moreira, o qual trabalhara na mesma fábrica que ela. Tornaram-se namorados, e mais tarde se casaram, tendo seis filhos. Doze anos mais tarde, Lauro Moreira acabou falecendo. Na época, ainda grávida do sexto filho, Helena dos Santos viu-se em situação de profundo desamparo financeiro. Começou a lavar roupa para senhoras de Copacabana, e a fazer pequenos trabalhos de costura, atividade que a consumia todos os dias até altas horas da madrugada.

Sem concluir seus estudos, e portanto alheia às convenções gramaticais, Helena dos Santos aprendera a forma da composição e o trabalho com rimas ensinada por seu marido. Nos anos 60, o rock e a Jovem Guarda dominavam o cenário musical juvenil brasileiro, e Helena dos Santos resolveu compôr uma música naquele estilo. Depois de finalizar "Na Lua Não Há", em 1963, a então empregada doméstica iniciou sua batalha para encontrar um artista que quisesse gravar sua canção.

Um dia, ao visitar o programa "Luiz de Carvalho", na Rádio Globo, viu a cantora Rogéria, então em grande sucesso e a mostrou a composição "Na Lua Não Há", que a cantora ouviu e gostou, desculpando-se, contudo, por não ser do estilo dela. Disse então que havia um jovem cantor que talvez se interessasse pela composição. O jovem cantor se chamava Roberto Carlos que ouviu e gostou. Iniciou-se assim uma amizade duradoura entre os dois artistas, que ainda renderia mais dez composições de sucesso, das quais três seriam escritas em parceria com o compositor Edson Ribeiro.


Em 1963, a composição "Na Lua Não Há" foi gravada por Roberto Carlos no LP "Splish Splash" e no ano seguinte, no LP "É Proibido Fumar", ele gravou "Meu Grande Bem".

Em 1965, no LP "Roberto Carlos Canta Para a Juventude", teve gravada a canção "Como é Bom Saber" e no LP "Jovem Guarda", lançado no mesmo ano, teve gravado aquele que foi seu maior sucesso, "Sorrindo Para Mim".

Em 1966, no LP "Roberto Carlos", teve gravada a obra "Esperando Você".

Em 1967, uma reportagem da revista Intervalo assim falou sobre ela:

"Dona Helena dos Santos de Oliveira é uma ex-favelada que 'Betinho' (assim ela chama Roberto Carlos) resolveu chamar para ser sua compositora exclusiva. Com apenas seis músicas de sua autoria - 'Meu Grande Bem', 'Como é Bom Saber', 'Sorrindo Para Mim', 'Esperando Por Você', 'Fiquei Tão Triste' e 'Na Lua Não Há' - a vida dela já mudou muito. Ela comprou um apartamento na Gávea, móveis modernos e entrou num consórcio de automóveis. Os filhos estão todos no colégio."

Em 1968, obteve novo grande sucesso com a canção "Nem Mesmo Você" gravada por Roberto Carlos no LP "O Inimitável". No ano seguinte teve gravada pelo mesmo cantor a música "Do Outro Lado da Cidade".

Em 1970, teve a primeira de suas músicas gravadas por Roberto Carlos na qual não fez sozinha a letra e a música, dividindo a parceria de "O Astronauta" com Edson Ribeiro. Lançou um livro intitulado "O Rei e Eu", em que conta detalhes de sua relação com Roberto Carlos, do qual era também uma querida confidente.

Em 1972, fez com Edson Ribeiro a música "Agora Eu Sei", a segunda dessa parceria gravada por Roberto Carlos.

Em 1982, teve gravada por Roberto Carlos a música "Recordações", parceria com Edson Ribeiro.

Com o dinheiro adquirido com os direitos autorais de suas composições, Helena mudou-se com os filhos para um apartamento no Horto Florestal, tendo morado também em Bangu.

Helena dos Santos faleceu em 23/10/2005, no Hospital da Força Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, sendo sepultada no Cemitério São João Batista.

Composições

  • 1965 - Na Lua Não Há
  • 1964 - Meu Grande Bem
  • 1965 - Como é Bom Saber
  • 1965 - Sorrindo Para Mim
  • 1966 - Esperando Você
  • 1967 - Fiquei Tão Triste
  • 1968 - Nem Mesmo Você
  • 1969 - Do Outro Lado da Cidade
  • 1970 - O Astronauta (Parceria com Edson Ribeiro)
  • 1972 - Agora Eu Sei (Parceria com Edson Ribeiro)
  • 1982 - Recordações (Parceria com Edson Ribeiro)


Indicação: Miguel Sampaio