Domingos Montagner

DOMINGOS MONTAGNER
(54 anos)
Ator, Palhaço, Artista Circense, Teatrólogo e Empresário

☼ São Paulo, SP (26/02/1962)
┼ Canindé de São Francisco, SE (15/09/2016)

Domingos Montagner foi um ator, palhaço, artista circense, teatrólogo e empresário brasileiro nascido em São Paulo, SP, no dia 26/02/1962.

Domingos Montagner nasceu no bairro paulistano do Tatuapé numa família descendentes de italianos.

Domingos Montagner Iniciou sua carreira em teatros e circos, através do curso de interpretação de Myriam Muniz, e no Circo Escola Picadeiro conheceu as técnicas e o vocabulário que o conduziram para o circo e a arte popular.

Com Fernando Sampaio, formou em 1997 o Grupo La Mínima, que possui 12 espetáculos em repertório. "A Noite dos Palhaços Mudos", de 2008, lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator.

Em 2003, com mais oito artistas, criou o Circo Zanni, do qual é diretor artístico.

Sua estreia na televisão aconteceu com o seriado "Mothern", no canal GNT. Na TV Globo, suas primeiras participações foram no programa "Força Tarefa" (2009) e nas séries "A Cura" (2010) e "Divã" (2011).


Em 2011, atuou em sua primeira novela, "Cordel Encantado", pela qual recebeu os prêmios Contigo e Melhores do Ano do programa "Domingão do Faustão", ambos na categoria Ator Revelação.

Em 2012, protagonizou a minissérie "Brado Retumbante", de Euclydes Marinho, vivendo o presidente Paulo Ventura, pela qual recebeu o prêmio Contigo na categoria de Melhor Ator de Série / Minissérie. Também em 2012, o artista atuou na novela "Salve Jorge", de Glória Perez. Estreou no cinema no mesmo ano, com uma participação especial no longa "Gonzaga - de Pai Pra Filho", de Breno Silveira.

Em 2013, Domingos Montagner foi escalado para a novela das 18h00, "Joia Rara", de Thelma Guedes e Duca Rachid.

Em 2015, interpretou Miguel, o protagonista da novela "Sete Vidas", de Lícia Manzo, e em seguida deu vida ao delegado Espinosa na série "Romance Policial - Espinosa". A adaptação do livro "Uma Janela em Copacabana", de Luiz Alfredo Garcia Roza, foi ao ar no canal GNT,  com direção geral de José Henrique Fonseca. No mesmo ano, Domingos Montagner participou dos longas-metragens "Vidas Partidas" (Marcos Schechtman),  "De Onde Te Vejo" (Luiz Villaça) e "O Outro Lado do Vento" (Walter Lima Jr.), que entram em cartaz em 2016.

Atualmente, Domingos Montagner estava no elenco de "Velho Chico", novela de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Luiz Fernando Carvalho.

Circo

O Circo Zanni, do qual Domingos Montagner era diretor artístico e um dos nove sócios, estreou no verão de 2004, em Boiçucanga, litoral norte de São Paulo, após dez meses de preparação e busca de recursos para adquirir sua própria lona e estrutura.

Hoje a companhia acumula um total de 26 temporadas - em estados como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás e Santa Catarina -, tendo superado a marca de 130 mil espectadores. Participou de Festivais de Circo no Brasil e no exterior, ganhou Prêmios de Estímulo e Fomento à Cultura e patrocínios por meio da Lei Federal Rouanet de Incentivo à Cultura.

Recentemente, foi eleito o melhor circo de São Paulo na edição especial "O Melhor de São Paulo" da Revista Época e, este ano de 2016, foi uma das atrações do 1º Festival Internacional de Circo de Buenos Aires, na Argentina.

Domingos Montagner e Fernando Sampaio são os fundadores do Circo Zanni, que busca revitalizar a importância dos circos de pequeno e médio porte na vida cultural das cidades.

Teatro

Domingos Montagner e Fernando Sampaio conheceram-se em 1989, no Circo Escola Picadeiro em São Paulo, onde iniciaram a dupla de palhaços. Ali criaram e levaram às ruas, reprises, entradas e outros números circenses, desenvolvidos sob a orientação do mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino.

Em 1997, criaram o Grupo LaMínima, que estreou com o espetáculo "LaMínima Cia. de Ballet", baseada no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. Desde então, a arte do circo e do palhaço, conduziram o trabalho da dupla, em espetáculos de rua e sala, que percorreram, nestes 15 anos dezenas de festivais e temporadas nacionais e internacionais.

Dentre os principais prêmios recebidos pelo LaMínima estão dois APCA: Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil, por "Piratas do Tietê - O Filme" e Melhor Espetáculo com Técnicas Circenses, por "À La Carte"; Prêmio Coca-Cola FEMSA na Categoria de Melhor Espetáculo Jovem de 2003 por "Piratas do Tietê - O Filme".

A Noite dos Palhaços Mudos recebeu em 2008 os prêmios Shell de Teatro SP - Melhor Ator para Domingos Montagner e Fernando Sampaio, Cooperativa Paulista de Teatro de Melhor Espetáculo de Sala Convencional e Melhor Elenco.

Morte

Domingos Montagner desapareceu na quinta-feira, 15/09/2016, depois de mergulhar no Rio São Francisco, na região de Canindé de São Francisco, divisa com Alagoas e Sergipe. Ele estava de folga junto com uma colega, mergulhou e foi levado pela correnteza. A colega em questão era a atriz Camila Pitanga e ela entrou na água junto com Domingos Montagner.

De acordo com a colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo"Camila Pitanga também mergulhou, mas conseguiu segurar em uma pedra para não ser arrastada pela correnteza.

"A Camila está transtornada. Ela contou que os dois estavam de folga e foram dar um mergulho para se despedir do rio. A correnteza começou a puxá-lo. Domingos lutou, mas acabou afundando e não emergiu mais. Camila foi mais ágil, nadou e se agarrou a uma pedra. Todas as forças do estado de Sergipe trabalharam nas buscas."

As buscas para encontrar Domingos Montagner contaram com 2 helicópteros, 2 lanchas e vários pescadores locais.

O corpo de Domingos Montagner foi encontrado na na quinta-feira, 15/09/2016, no Rio São Francisco, informaram as autoridades de Canindé de São Francisco, na divisa entre Sergipe e Alagoas. Ele deixa a mulher, Luciana Lima, e três filhos.

Segundo relatos iniciais, o ator gravou cenas da novela pela manhã e, no início da tarde, estava em momento de lazer. Depois do almoço, mergulhou no Rio São Francisco ao lado da atriz Camila Pitanga. Eles teriam nadado até um conjunto de rochas, o que exigiu fisicamente dos atores. Camila Pitanga conseguiu chegar às rochas, mas o ator, não.

Em "Velho Chico", seu personagem, Santo, chegou a desaparecer nas águas do Rio São Francisco, após levar três tiros em um atentado. A população da cidade se mobilizou, então, para encontrá-lo, com receio que ele tivesse se afogado. Mas Santo foi salvo por um pajé de uma tribo indígena.

Trabalhos

Televisão
  • 2008 - Mothern ... João
  • 2010 - Força Tarefa  ... Cabo Moacyr
  • 2010 - A Cura ... Pai de Ezequiel
  • 2011 - Divã ... Carlos Alencar
  • 2011 - Cordel Encantado  ... Capitão Herculano Araújo
  • 2012 - O Brado Retumbante ... Paulo Ventura
  • 2012 - Salve Jorge ... Zyah
  • 2012 - Gonzaga - De Pai pra Filho ... Coronel Raimundo
  • 2013 - Jóia Rara ... Raimundo Fonseca (Mundo)
  • 2015 - Sete Vidas ... João Miguel Oliveira Sanches
  • 2015 - Romance Policial - Espinosa ... Espinosa
  • 2016 - Velho Chico ... Santo dos Anjos

Cinema
  • 2009 - Paredes Nuas
  • 2012 - A Noite dos Palhaços Mudos ... Palhaço
  • 2014 - A Grande Vitória ... César Trombini
  • 2014 - Tarja Branca - A Revolução Que Faltava
  • 2015 - Através da Sombra ... Afonso
  • 2016 - De Onde Eu Te Vejo ... Fábio
  • 2016 - Um Namorado Para Minha Mulher ... Corvo
  • 2016 - Vidas Partidas ... Raul
  • 2016 - O Rei das Manhãs ... Palhaço

Teatro
  • 2001 - À La Carte
  • 2003 - Piratas do Tietê, O Filme
  • 2006 - Feia - Uma Comédia Circense
  • 2007 - Reprise
  • 2008 - A Noite dos Palhaços Mudos
  • 2012 - Mistero Buffo
  • 2016 - Mistero Buffo

Prêmios e Indicações

  • 2011 - Prêmio Extra de Televisão - "Cordel Encantado" (Revelação Masculina - Indicado)
  • 2011 - Melhores do Ano  - Melhor Ator Revelação - "Cordel Encantando" (Venceu)
  • 2011 - Prêmio Quem de Televisão - Melhor Ator Coadjuvante - "Cordel Encantado" (Indicado)
  • 2012 - Prêmio Contigo! de TV - Revelação da TV (Venceu)
  • 2013 - Prêmio Contigo! de TV - Melhor Ator de Série ou Minissérie - "O Brado Retumbante" (Venceu)
  • 2013 - Prêmio Quem de Televisão - Melhor Ator - "Salve Jorge" (Indicado )
  • 2015 - Troféu APCA - Melhor Ator - "Sete Vidas" (Indicado)

Duda Ribeiro

DUDA RIBEIRO
(54 anos)
Ator, Diretor e Roteirista

☼ Rio de Janeiro, RJ (05/06/1962)
┼ Rio de Janeiro, RJ (14/09/2016)

Duda Ribeiro foi um ator, diretor e roteirista brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro, em 05/06/1962, foi criado em São Pedro da Aldeia, RJ. Somente em 1971, voltou ao Rio de Janeiro, onde passou a adolescência.

Em 1986, concluiu o curso de engenharia mecânica, na Faculdades Souza Marques e só no final do curso teve contato com o teatro. Foi convidado pelo diretor Carlos Wilson, para a montagem do espetáculo "Nossa Cidade", mesmo nunca tendo atuado. Conheceu Carlos Wilson em uma reunião no Tablado, na qual, foi com Marcello Novaes.

A formação em engenharia ajudou Duda Ribeiro de certa forma, já que aprendeu a ser uma pessoa mais metódica e organizada, valores muito importantes no teatro.

Atuou em mais de 30 espetáculos teatrais, sendo que alguns fizeram muito sucesso no cenário nacional, com destaque para o musical "Rocky Horror Show", direção de Jorge Fernando, "Ciúme", direção de Marília Pêra, "Romeu e Julieta", direção de Pedro Vasconcelos, dentre tantos outros.

Na televisão, Duda Ribeiro fez oito novelas, três minisséries e várias participações. Com a autora Glória Perez, atuou em "Barriga de Aluguel" (1990), "De Corpo e Alma" (1992), "Pecado Capital" (1988) e na minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes" (2007). Com o autor Carlos Lombardi, nas novelas "Vira lata" (1996) e "Kubanacan" (2003). Do autor Agnaldo Silva fez "Pedra Sobre Pedra" (1992).


No cinema, fez parte do elenco dos filmes "Assalto ao Banco Central" (2011) e "Heleno" (2012).

Duda Ribeiro foi professor do segundo período na Faculdade Estácio de Sá, no curso Autor/Roteirista Para Televisão. Deu aulas de Adaptação Literária Para Roteiro de Televisão.

Produziu, atuou e dirigiu esquetes e espetáculos de humor para a Tim, jornal O Globo, Petrobrás, Gerdau, entre outros.

Em julho de 2009, Duda Ribeiro lançou seu primeiro livro: "Falando Sob Elas", pela editora Nova Fronteira Cultural. O livro é uma junção de oito textos teatrais, todos com os personagens principais sendo mulheres.

Em 2012, estava no teatro no espetáculo "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de Jorge Amado, com direção de Pedro Vasconcelos.

Duda Ribeiro dizia que para ele nada nessa vida é por acaso. Tudo acontece com um propósito, e com sua carreira não foi diferente. Ainda completou "Digo que não escolhi, fui escolhido".

Duda Ribeiro interpretou o personagem Adam em "Salve Jorge" (2012) e participou do "Vai Que Cola" em 2013. Ele estava escalado para a próxima novela de Gloria Perez, "À Flor da Pele", que estreia em 2017 na Rede Globo.

Em 2010, Duda Ribeiro passou por seis cirurgias para tratar um câncer no fígado e precisou realizar um transplante.

Morte

Duda Ribeiro morreu na quarta-feira, 14/09/2016, aos 54 anos. Ele lutava contra um câncer e estava internado no Hospital Adventista Silvestre no Rio de Janeiro.

Em nota oficial, a direção do hospital informou que Duda Ribeiro estava "em processo de quimioterapia para tratamento de um tumor neuroendócrino, que evoluiu para uma pneumonia grave e resultou em choque séptico. O ator faleceu nesta quarta-feira, às 05h10".

Em seu última publicação no Facebook, no dia 07/09/2016, Duda Ribeiro escreveu:

"A vida nas mãos do Criador. Não se iluda, ela não será controlada por você. Por isso tente, uma vez só, deixar que ela flua como Ele quer."

Vários amigos lamentaram a morte do ator nas redes sociais.

"Amigo querido. Aprendi com ele em cada momento de sua luta. Aceitando com alegria seu destino e nos alegrando a todos sempre. Mais uma estrela nos ilumina agora em paz!"
(Letícia Spiller no Instagram)

A autora Gloria Perez contou que o ator já foi namorado de sua filha Daniella Perez.

"Duda chegou em nossa família na adolescência, como o primeiro namorado sério da Dany. E ficou para sempre, como um amigo querido e presente. Hoje ele foi embora, depois de lutar tanto e tão bravamente pela vida. Muita saudade, Duda!"

"Meu amigo amado, é com essa imagem que me despeço de você, em 'Assalto ao Banco Central'. Foi você que me ensinou a fazer comédia, foi com a sua direção que ganhei premio de atriz revelação no teatro, foi com você que fiz um dos melhores e mais divertidos trabalhos da minha vida. Te amo muito, parabéns pela sua passagem nesse plano, dois filhos lindos, um grande homem, grande amigo e um grande ator. Vai com Deus!"
(Antonia Fontenelle)

Duda Ribeiro deixa dois filhos, Júlia, 16 anos, e Felipe, de 14, frutos do seu relacionamento com a dentista Patricia Iorio.

Trabalhos

Televisão

  • 2013 - Vai Que Cola
  • 2012 - Salve Jorge ... Adam
  • 2011 - Tapas & Beijos ... Ricardo
  • 2009 - Caminho das Índias ... Miguel
  • 2009 - Paraíso ... Mané Corrupio
  • 2008 - Beleza Pura ... Lino
  • 2008 - Casos e Acasos ... Denilson
  • 2008 - Toma Lá, Dá Cá ... Detetive Paranhos
  • 2008 - Faça Sua História ... Passageiro
  • 2007 - Sítio do Pica-Pau Amarelo ... Jeca Tatu
  • 2007 - Amazônia, de Galvez a Chico Mendes ... Doutor
  • 2006 - Avassaladoras ... Tônio
  • 2005 - A Lua Me Disse ... Policial
  • 2000 - Aquerela do Brasil ... Policial Ferreira
  • 1999 - Você Decide (Episódio: Uma Mina de Ouro)
  • 1998 - Labirinto ... Valmir
  • 1998 - Pecado Capital ... Tatu
  • 1991 - Barriga de Aluguel ... Ricky

Teatro

  • Doida Varrida (Autor)
  • O Mundo é dos Animais (Autor e Ator)
  • Quem é Que Manda? (Autor e Diretor)
  • Uma Dupla de Dois (Autor e Ator)
  • Doido Varrido (Autor e Ator)
  • Ópera dos Horrores (Autor)
  • O Enviado (Autor, Ator e Diretor)
  • Romeu e Julieta (Ator)
  • Rádio no Ar (Autor e Diretor)
  • Mulheres de Nelson (Diretor e Adaptação)
  • Dona Flor e Seus Dois Maridos (Ator)
  • Não Olhe Pra Baixo, Você Vai Querer Pular (Diretor)