Walter Wanderley

WALTER JOSÉ WANDERLEY MENDONÇA
(54 anos)
Organista

* Recife, PE (12/05/1932)
+ San Francisco, Estados Unidos (04/09/1986)

Foi um organista brasileiro. Foi casado com a cantora Isaura Garcia.

Já famoso no Brasil no fim dos anos 50, o organista pernambucano Wanderley, influenciado por Tony Bennett, se mudou com seu trio para os Estados Unidos em 1966, e lançou seu primeiro single, Samba de Verão (Summer Samba), de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, alcançando o segundo lugar nas paradas e vendendo mais de um milhão de cópias.

Teve reconhecimento internacional pelo trabalho realizado com a cantora Astrud Gilberto, com a qual dividiu os créditos de A Certain Smile, A Certain Sadness e, daí em diante, consolidou uma carreira no meio jazzístico californiano.

Não mais voltaria ao Brasil e faleceu vítima de Câncer em setembro de 1986.


Discografia

  • 1959 - Festa Dançante
  • 1960 - Eu, você e Walter Wanderley
  • 1961 - Sucessos Dançantes em Ritmo de Romance
  • 1961 - Walter Wanderley
  • 1962 - Samba é Samba Com Walter Wanderley
  • 1962 - O Sucesso é Samba
  • 1963 - Samba no Esquema de Walter Wanderley
  • 1963 - Walter Wanderley e o Bolero
  • 1963 - O Samba é Mais Samba Com Walter Wanderley
  • 1964 - Órgão, Sax e Sexy-Walter Wanderley e Portinho

Fonte: Wikipédia

Yolanda Pereira

YOLANDA PEREIRA
(90 anos)
Miss Brasil

* Pelotas, RS (16/10/1910)
+ Rio de Janeiro, RJ (04/09/2001)

Era filha de Lídio Alves Pereira e Branca Conceição, foi casada com Homero Souto de Oliveira e do casamento tiveram três filhos.

Foi a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, em 1930, embora este título não seja reconhecido oficialmente pela Miss Universe Organization nem tenha qualquer ligação com ele.

A história do título vem dos anos 20 do século passado, quando existia um concurso internacional de beleza nos Estados Unidos chamado International Pageant of Pulchritude (Desfile Internacional de Beleza) e concedia o título de "Miss Universo" à vencedora.

Esta edição de 1930 foi realizada paralelamente no Brasil, criada por brasileiros, ao mesmo tempo da edição norte-americana, que era realizada em Galveston, no Texas. Ele foi motivado por uma revolta de brasileiros com a não-classificação de Olga Bergamini, a brasileira participante do concurso de 1929, o que os levou a criar seu próprio evento. Este concurso, assim como o de Galveston, porém, não faz parte das estatísticas, não é oficializado pelo Miss Universe Organization, nem tem qualquer relação com ele. Oficialmente o Brasil possui apenas duas Misses Universo (assim como os Estados Unidos só possuem sete), Ieda Maria Vargas em 1963 e Martha Vasconcellos, eleita em 1968.

Concurso

A primeira etapa das conquistas de Yolanda, o título de miss Pelotas, foi conquistado através do sufrágio popular, tendo ela sido a candidata mais votada, com 4.202 votos. Em Porto Alegre, concorrendo com as demais candidatas, sagrou-se Miss Rio Grande do Sul, em concurso patrocinado pelo extinto jornal Diário de Notícias.

Na então capital federal, o Rio de Janeiro, embora não alimentasse esperanças de vitória, ela foi escolhida como a Miss Brasil.

O concurso internacional, à parte do de Galveston, foi realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, com o nome de International Beauty Contest.

O país tinha seus jurados em desvantagem, e o resultado final estava na dependência dos jurados europeus, sendo que a favorita era a Miss Portugal. Mas a escolhida foi Yolanda e em agosto de 1930 (algumas fontes indicam o dia 7 de setembro) Yolanda foi proclamada Miss Universo. O parecer da comissão julgadora levou em conta quesitos como beleza, graça, equilíbrio, proporção, formas e distinção. Os jurados também estiveram atentos ao tipo étnico e à visão do conjunto.

O promotor do concurso era o vespertino carioca A Noite, a quem Yolanda concedeu a primeira entrevista, falando de sua surpresa pelo resultado. Disse que não esperava, que não alimentava tal ambição, e que apenas se preocupava com o desejo de desempenhar da melhor maneira possível o papel de Miss Brasil.

Yolanda morreu aos 90 anos em sua casa, no Rio de Janeiro, devido a complicações decorrentes de uma Infecção Respiratória.