Mauro Ramos

MAURO RAMOS DE OLIVEIRA
(72 anos)
Jogador de Futebol

* Poços de Caldas, MG (30/08/1930)
+ Poços de Caldas, MG (18/09/2002)

Foi um jogador de futebol que atuava como zagueiro.

Foi campeão sul-americano em 1949 e mundial na Copa do Mundo de 1958 e na Copa do Mundo de 1962 pela Seleção Brasileira de Desportos. Nessa segunda copa, deixou na reserva o capitão e ídolo Bellini, tornando-se o novo capitão e com isso erguendo a taça, segurando-a com as duas mãos, dando continuidade ao gesto criado por Bellini em 1958.

Mauro Ramos e Sílvio Luiz
Considerado um dos zagueiros de estilo mais clássico da história do futebol brasileiro. Parecia pedir licença a bola para chutá-la e, sempre que chutava, o fazia com classe, sem sobressaltos e com muita eficiência. Os adversários o apelidaram de Martha Rocha, miss Brasil muito famosa na época, devido a esse estilo que de certo modo fazia contraponto à brutalidade do futebol.

Era também um grande cabeceador, além de líder dentro do campo. Foi capitão do São Paulo Futebol Clube, do Santos Futebol Clube de Pelé e da Seleção Brasileira de Desportos, hoje Seleção Brasileira de Futebol.

Em 1972, foi treinador do Santos, substituindo o consagrado Antoninho Fernandes.

Faleceu vítima de Cãncer no Estômago. Estava internado desde o dia 02/09/2002.

Fonte: Wikipédia e Projeto Vip

Falcão

ANTÔNIO ROSA RIBEIRO
(53 anos)
Cantor

* Morrinhos, GO (1956)
+ Goiânia, GO (18/09/2009)

Falcão era o nome artístico de Antônio Rosa Ribeiro que fez dupla com Marcelo Justino de Moraes, conhecido artisticamente como Felipe.

Jornalista de formação, Falcão trabalhou em TV e apresentou festivais de música no começo de sua carreira. Foi em um desses festivais, no início da década de 1980, que conheceu Felipe. Assim surgiu a dupla Felipe & Falcão.

Figura querida no meio sertanejo, Falcão tinha 1,88m, diferente dos padrão dos cantores sertanejos, e a voz muito grave, com a qual brincava em algumas de suas canções. Entre os grandes sucessos da dupla, estão "Que Pena, Grito de Amor" e "Deixa Eu Te Amar, Por Favor".

Felipe & Falcão

Marcelo Justino de Moraes e Antônio Rosa Ribeiro, ou simplesmente Felipe & Falcão, nascidos em Jataí, GO e Morrinhos, GO, formaram uma dupla sertaneja brasileira que emplacou vários sucessos em 24 anos de carreira, até que, infelizmente no dia 18/09/2009, aos 53 anos, Falcão veio a falecer na cidade de Goiânia, vítima de uma infecção generalizada e erisipela.

O último show da inesquecível dupla sertaneja foi realizado em 20/08/2009 na cidade de Pedrinópolis, MG.

Antes do destino unir esses parceiros, Felipe trabalhou como verdureiro e caminhoneiro, mas envolvido com a música desde os 12 anos, quando começou a cantar no grupo escolar, sempre buscou sua realização na música participando de vários festivais.

Falcão por sua vez, formado em jornalismo, trabalhava como apresentador da TV Regional de Goiás e apresentava concursos de música da região, e foi em um desses concursos, onde Felipe participava como intérprete e Falcão como apresentador que foram apresentados por uma amiga em comum. Logo, a amizade não demorou a acontecer e Marcelo Moraes e Antonio Rosa descobriram a afinidade em cantar e compor juntos, ainda sem pretensão de fazer sucesso.

Recebendo o apoio de amigos e da grande incentivadora Fátima Leão, a dupla gravou o primeiro álbum em 1985, dando destaque para as músicas "Por Amor Se Morre" e "Gosto da Felicidade" obtendo grande repercussão no estado de Goiás e resultando em inúmeras apresentações pela região.

Em 1987 veio o segundo disco gravado em São Paulo e a dupla emplacou outros grandes sucessos como "Que Pena", "Você é Isso", "Homem Tem Que Ter Mulher", em todo território nacional. Esse álbum atingiu a marca de mais de 300 mil cópias vendidas e a partir daí a dupla lotou sua agenda e marcou a carreira com sucessos como "Deixa Eu Te Amar Por Favor", "Grito de Amor", "Comitiva dos Solteiros", "Nóis é Simprão de Tudo", "Hoje Não é Nosso Dia", entre outras.

Além de grande intérprete Felipe reúne em seu histórico como compositor, grandes sucessos gravados por artistas consagrados como Bruno & Marrone, Edson & Hudson, Daniel, Guilherme & Santiago e Alexandre Pires, além do talento como produtor musical.

Dupla Sertaneja Felipe & Falcão e Alcides Alves
Após a Morte de Falcão

Muito abatido com a morte de Falcão, Felipe parou de cantar por um período e, incentivado por fãs, amigos, parceiros e familiares, decidiu procurar um novo parceiro para dar continuidade à dupla. Chegou-se a cogitar um concurso, na TV, para selecionar aquele que seria o novo Falcão. Esse concurso acabou não acontecendo, pois Felipe foi apresentado por Elaine Scalon a Almiro Almeida de Oliveira, que integrava a dupla Frank & Jordão. Chamou atenção a semelhança tanto do seu porte físico, quanto da voz com o antigo Falcão.

Em maio de 2010, a nova formação foi apresentada pelo sertanejo Edson, no programa "Rota Sertaneja".

Discografia

A dupla Felipe & Falcão, em sua formação original, reuniu 14 CDs gravados e 2 DVDs. O último trabalho lançado, “Boteco”, foi produzido pelo cantor Edson, da dupla sertaneja Edson & Hudson, que também cantou ao lado de Felipe & Falcão e de Bruno, da também dupla sertaneja Bruno & Marrone.

Morte

Antônio Rosa Ribeiro morreu na noite de sexta-feira, 18/09/2009, vítima de infarto. Ele estava internado em estado grave no Hospital São Lucas, em Goiânia, por causa de uma erisipela, uma infecção causada por bactérias que começa na pele e se espalha pelos vasos linfáticos.

Por volta de 18:00 hs do sia 18/09/2009, o cantor sofreu um infarto e os médicos não conseguiram reanimá-lo. A morte foi anunciada às 23:00 hs. Falcão chegou no dia 03/09/2009 a um hospital na sua cidade natal, Morrinhos, GO, a 125 km de Goiânia, já com um quadro de infecção generalizada e suspeita de erisipela. No dia seguinte, foi levado para a UTI do Hospital São Lucas. Na última semana, seu quadro geral havia apresentado uma melhora, mas ele não resistiu à duas paradas cardíacas.

O velório e enterro ocorreram na cidade de Morrinhos.

Fonte: Notícia Sertaneja, Projeto VIP e Jornal do Povo