LUIZ PAULO DE ALENCAR PARREIRAS HORTA
(69 anos)
Jornalista, Escritor e Crítico
* Rio de Janeiro, RJ (14/08/1943)
+ Rio de Janeiro, RJ (03/08/2013)
Luiz Paulo de Alencar Parreiras Horta foi um jornalista brasileiro. Fez crítica musical erudita para o jornal O Globo.
Em 1983 publicou seu primeiro livro, "Caderno de Música", e em seguida editou o "Dicionário de Música Zahar".
Luiz Paulo Horta comandou ainda um grupo de estudos bíblicos na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e foi membro da Comissão Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Crítico e autor de livros sobre música clássica e teologia, Luiz Paulo Horta recentemente escreveu o livro "A Bíblia: Um Diário de Leitura".
No fim da década de 80, Luiz Paulo Horta fundou e dirigiu a seção de música do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O jornalista também era pianista.
O escritor era colunista do jornal O Globo e acompanhou de perto a Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa Francisco ao Brasil.
Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 21/08/2008, ocupando a cadeira 23, cujo patrono é José de Alencar e sucedendo à escritora Zélia Gattai. O primeiro ocupante da cadeira 23 foi Machado de Assis idealizador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
Morte
Luiz Paulo Horta morreu no Rio de Janeiro na manhã de sábado, 03/08/2013. Luiz Paulo Horta tinha 69 anos e sofreu um infarto durante a madrugada em sua casa em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Indicação: Miguel Sampaio