Bolinha

EDSON CURY CABARITI
(62 anos)
Radialista e Apresentador de TV

* Santos, SP (16/07/1936)
+ São Paulo, SP (01/07/1998)

Filho de imigrantes sírios, Edson Cury começou a carreira como locutor esportivo, depois de fazer bicos como feirante, engraxate e balconista. Na TV ExcelsiorEdson Cury começou como o responsável pelos flashes esportivos do programa "Últimas Notícias". A estreia como apresentador de programa de auditório aconteceu quase por acaso, em janeiro de 1967. Convocado a substituir o apresentador Chacrinha, que havia se desentendido com os diretores da emissora, Edson Cury não apenas levou o programa adiante, como aumentou o seu Ibope.

O Clube do Bolinha

Edson Cury ficou conhecido mesmo com o "Clube do Bolinha", programa que ficou no ar por 20 anos na TV Bandeirantes, alcançou oito pontos no Ibope e era um dos líderes de audiência da emissora. Uma marca registrada do programa eram as bailarinas, chamadas carinhosamente de "Boletes", e o quadro "Eles e Elas", onde transformistas e travestis se apresentavam.

Vários artistas como Alan & Aladim, Leandro & Leonardo e Arnaldo Antunes, mesmo depois de famosos, foram ao seu programa agradecer o apoio ao início de suas carreiras.

Seu elenco de boletes também era composto por ex-chacretes.


Lista de algumas Boletes: Zulu, Tânia Bang Bang (Tânia Bang Bang era secretaria pessoal e assistente de produção musical do Clube do Bolinha, e era casada com o cantor Antônio Luiz que também fazia-se as vezes de assessor nas viagens da "Caravana do Bolinha"), Edna Poncell, Delma, Inês, Valquíria, Norman, Raquel, Sônia Lírio, Sônia Rangel, Isná, Gracinha Japão, Eduarda, Carla, Audrey, Sandra Lee, Silvana, Míriam Bianchi, Rose Cleópatra, Ana Maria, Verônica, Leda Zepellin, Índia Amazonense, Laura, Julia, Gina Tropical, Neide, Sandra Janete, Olívia, Fábia, Lúcia, Vanderléia, Beth Balanço, Beth Gazeta, Beth Coqueiro, Iris, Renata, Solange, Marli Bang Bang, Iara.

Morte

O apresentador morreu às 02:30 hs. do dia 01/07/1998, aos 62 anos, vítima de câncer no aparelho digestivo. Estava internado no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, para tratamento da doença, que havia sido descoberta três anos antes de sua morte. Nos seis meses antes de falecer, a doença do apresentador tinha-se agravado.

Fonte: Wikipédia 

21 comentários:

  1. Eu tenho uma triste lembrança do dia em que morreu o Bolinha. Enquanto todos os jornais falaram do seu falecimento, o jornal nacional ignorou totalmente! E o mesmo aconteceu na morte de tantos outros famosos, mas que nunca trabalharam na emissora do Sr. Roberto Marinho. Hoje o preconceito diminuiu um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um Apresentador popular, porém com humildade e competência conseguiu marcar sua passagem pela Televisão Brasileira

      Excluir
  2. O Bolinha foi o primeiro apresentador da TV brasileira a permitir que um cantor gospel se apresentasse.
    Lembro-me até de suas palavras na ocasião: Por favor minhas queridas boletes, retirem-se do palco por que agora, pela primeira vez na televisão brasileira, o maior cantor da música sacra do Brasil, Álvaro Tito!
    E o Álvaro tito entoou a canção "Não há barreiras"

    ResponderExcluir
  3. Recordo-me que um dos motivos do apresentador bolinha ficar doente foi que a TV Bandeirantes retirou seu programa do ar após 30 anos de sucesso sem dar-lhe nenhuma explicação.

    Bolinha era o rei das tardes da TV brasileira

    ResponderExcluir
  4. bolinha foi um brilho especial na tv brasileira

    ResponderExcluir
  5. Gostava d ++= do programa do Bolinha...sem preconceito, mas as boletes dele, eram mais comportadas no palco que as chacretes.

    ResponderExcluir
  6. trabalhei com ele em 1978 na TV Bandeirantes foi um exemplo de profissional

    ResponderExcluir
  7. trabalhei com ele em 1978 na TV Bandeirantes foi um exemplo de profissional

    ResponderExcluir
  8. Andre Ricardo oficialdomingo, 03 julho, 2016

    Tive o privilégio de cantar várias vezês em seu programa. A primeira vêz foi em 1969, na extinta TV Excelsior.Depois na Rede Bandeirantes, mostrando meus discos gravados. Bolinha era uma grande pessoa.Uma grande perda...André Ricardo cantor

    ResponderExcluir
  9. Tive a honra de Cantar variaz vezes no Clube do bolinha e viajei muito por todo Brasil ,com o Bolinha.

    ResponderExcluir
  10. lembro muito bem, aos sabados a tarde o clube do Bolinha que fazia a diferença na Televisão brasileira ............foi um adeus que deixou saudades...........

    ResponderExcluir
  11. o CANTOR cAJAZEIRENSE Paulo Porto foi um integrante tanto do progrma aos sabados clube do Bolinha como a caravana que iam fazer shows em outras cidades

    ResponderExcluir
  12. Este Apresentador de Tv ficou até hoje como a maior audiência de um programa popular na Televisão brasileira...foi realmente uma diferença

    ResponderExcluir
  13. Edson Cury nosso Famoso Bolinha que tinha no seu programa a simplicidade e alegria que apesar se ser popular tinha a admiração e respeito dos brasileiros .............

    ResponderExcluir
  14. Eo. Seu. Beijinho. Gerônimo. Pai. Do. Edson. E. Hudson.

    ResponderExcluir
  15. A. Minha. Mulher. Ja. Foi. No. Programa. Desse. Puxa. Saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia. Marx. Puxa. Saco. De. Marlene. Mattos.

      Excluir