sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Bolinha

EDSON CURY CABARITI
(62 anos)
Radialista e Apresentador de TV

* Santos, SP (16/07/1936)
+ São Paulo, SP (01/07/1998)

Filho de imigrantes sírios, Edson Cury começou a carreira como locutor esportivo, depois de fazer bicos como feirante, engraxate e balconista. Na TV ExcelsiorEdson Cury começou como o responsável pelos flashes esportivos do programa "Últimas Notícias". A estreia como apresentador de programa de auditório aconteceu quase por acaso, em janeiro de 1967. Convocado a substituir o apresentador Chacrinha, que havia se desentendido com os diretores da emissora, Edson Cury não apenas levou o programa adiante, como aumentou o seu Ibope.


O Clube do Bolinha

Edson Cury ficou conhecido mesmo com o "Clube do Bolinha", programa que ficou no ar por 20 anos na TV Bandeirantes, alcançou oito pontos no Ibope e era um dos líderes de audiência da emissora. Uma marca registrada do programa eram as bailarinas, chamadas carinhosamente de "Boletes", e o quadro "Eles e Elas", onde transformistas e travestis se apresentavam.

Vários artistas como Alan & Aladim, Leandro & Leonardo e Arnaldo Antunes, mesmo depois de famosos, foram ao seu programa agradecer o apoio ao início de suas carreiras.

Seu elenco de boletes também era composto por ex-chacretes.


Lista de algumas Boletes: Zulu, Tânia Bang Bang (Tânia Bang Bang era secretaria pessoal e assistente de produção musical do Clube do Bolinha, e era casada com o cantor Antônio Luiz que também fazia-se as vezes de assessor nas viagens da "Caravana do Bolinha"), Edna Poncell, Delma, Inês, Valquíria, Norman, Raquel, Sônia Lírio, Sônia Rangel, Isná, Gracinha Japão, Eduarda, Carla, Audrey, Sandra Lee, Silvana, Míriam Bianchi, Rose Cleópatra, Ana Maria, Verônica, Leda Zepellin, Índia Amazonense, Laura, Julia, Gina Tropical, Neide, Sandra Janete, Olívia, Fábia, Lúcia, Vanderléia, Beth Balanço, Beth Gazeta, Beth Coqueiro, Iris, Renata, Solange, Marli Bang Bang, Iara.

Morte

O apresentador morreu às 02:30 hs. do dia 01/07/1998, aos 62 anos, vítima de câncer no aparelho digestivo. Estava internado no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, para tratamento da doença, que havia sido descoberta três anos antes de sua morte. Nos seis meses antes de falecer, a doença do apresentador tinha-se agravado.

Fonte: Wikipédia 

3 comentários:

  1. Eu tenho uma triste lembrança do dia em que morreu o Bolinha. Enquanto todos os jornais falaram do seu falecimento, o jornal nacional ignorou totalmente! E o mesmo aconteceu na morte de tantos outros famosos, mas que nunca trabalharam na emissora do Sr. Roberto Marinho. Hoje o preconceito diminuiu um pouco.

    ResponderExcluir
  2. O Bolinha foi o primeiro apresentador da TV brasileira a permitir que um cantor gospel se apresentasse.
    Lembro-me até de suas palavras na ocasião: Por favor minhas queridas boletes, retirem-se do palco por que agora, pela primeira vez na televisão brasileira, o maior cantor da música sacra do Brasil, Álvaro Tito!
    E o Álvaro tito entoou a canção "Não há barreiras"

    ResponderExcluir
  3. Recordo-me que um dos motivos do apresentador bolinha ficar doente foi que a TV Bandeirantes retirou seu programa do ar após 30 anos de sucesso sem dar-lhe nenhuma explicação.

    Bolinha era o rei das tardes da TV brasileira

    ResponderExcluir