Ulysses Guimarães

ULYSSES SILVEIRA GUIMARÃES
(76 anos)
Político, Advogado e Professor

* Itirapina, SP (06/10/1916)
+ Angra dos Reis, RJ (12/10/1992)

Ulysses Silveira Guimarães foi um político e advogado brasileiro que teve grande papel na oposição à ditadura militar e na luta pela redemocratização do Brasil. Morreu em um acidente aéreo de helicóptero no litoral ao largo de Angra dos Reis, sul do estado do Rio de Janeiro.

Infância e Juventude

Ulysses Guimarães nasceu na vila de Itaqueri da Serra, hoje distrito do município de Itirapina, que na época era parte do município de Rio Claro, no interior paulista. Filho de Ataliba Silveira Guimarães e de Amélia Correa Fontes, foi casado com Ida de Almeida Guimarães e teve dois filhos, Tito Enrique e Celina Ida.

Teve uma vida acadêmica ativa, participando do Centro Acadêmico XI de Agosto e exercendo a vice-presidência da União Nacional de Estudantes (UNE). Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Vida Profissional

Foi professor durante vários anos na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, onde veio a se tornar professor titular de Direito Internacional Público. Lecionou ainda Direito Municipal na Faculdade de Direito de Itu, e Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Bauru.

Exerceu profissionalmente a advocacia, especializando-se em Direito Tributário.

No Santos Futebol Clube, Ulysses Guimarães se associou em 10 de janeiro de 1941. Em 1942, foi nomeado diretor-presidente da subsede em São Paulo do clube, cargo que voltou a ocupar em 1945.

Em 1944, foi eleito vice-presidente do clube na gestão do Drº Antônio Ezequiel Feliciano da Silva. Por anos defendeu os interesses do clube na Câmara dos Deputados e em Brasília ao lado de outros santistas ilustres como Mário Covas e Aloizio Mercadante.

Ulysses Guimarães foi eleito deputado estadual, por São Paulo, à Constituinte de 1947, na legenda do Partido Social Democrático (PSD). A partir deste momento, não deixaria mais a política, elegendo-se deputado federal pelo Estado, por onze mandatos consecutivos, de 1951 a 1995, não tendo terminado o último mandato.

O primeiro discurso político ocorreu na década de 1940, à sombra de uma centenária figueira, até hoje frondosa e exuberante, no Distrito de Itaqueri da Serra, município de Itirapina, Estado de São Paulo, sua verdadeira terra natal, já que na época do nascimento todas as pessoas lá nascidas eram registradas em Rio Claro, que era então a sede do município. Ainda hoje, ao chegarmos em Itaqueri da Serra, deparamo-nos com diversos parentes e inesquecíveis histórias do Drº Ulysses, como era carinhosamente chamado.

Ulysses Guimarães assumiu a pasta do Ministério da Indústria e Comércio no gabinete Tancredo Neves, durante a curta experiência parlamentarista brasileira (1961-1962).

Apoiou, inicialmente, o movimento militar que, em 1964, depôs o presidente João Goulart, mas logo passou à oposição. Com a instauração do bipartidarismo, em 1965, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do qual seria vice-presidente e, depois, presidente.

Ulysses Guimarães foi presidente do Parlamento Latino-Americano, de 1967 a 1970.

Ulysses Guimarães defendendo no plenário da Câmara a redemocratização do Brasil
Luta Pela Abertura Política

Em 1973, lançou sua anti-candidatura simbólica à Presidência da República como forma de repúdio ao regime militar, tendo como vice o jornalista e ex-governador de Pernambuco, Barbosa Lima Sobrinho.

Em 29 de novembro de 1976, no Plenário Tiradentes da Assembleia Legislativa de São Paulo, fundou a Ordem dos Parlamentares do Brasil (OPB), uma associação de classe, sem vínculos partidários, religiosos ou sociais, da qual é Patrono.

À frente do partido, participou de todas as campanhas pelo retorno do país à democracia, inclusive a luta pela anistia ampla, geral e irrestrita. Com o fim do bipartidarismo, em 1979, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) converteu-se em Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), do qual seria presidente nacional.

Ulysses segurando uma cópia da Constituição de 1988
Ativismo Político

Junto com Tancredo Neves, Orestes Quércia e Franco MontoroUlysses Guimarães liderou novas campanhas pela redemocratização, como a das eleições diretas, popularmente conhecidas pelo slogan Diretas Já.

Ulysses Guimarães quase foi o candidato a presidente da República em 1985 pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), quando as eleições foram realizadas no colégio eleitoral. As articulações políticas da época acabaram levando à eleição de uma chapa "mista", com Tancredo Neves como candidato a presidente pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o candidato a vice José Sarney, ex Partido Democrático Social (PDS) / Frente Liberal.

Exerceu a presidência da Câmara dos Deputados em três períodos (1956-1957, 1985-1986 e 1987-1988); presidindo a Assembleia Nacional Constituinte, em 1987-1988. A nova Constituição, na qual Ulysses Guimarães teve papel fundamental, foi promulgada em 5 de outubro de 1988, tendo sido por ele chamada de Constituição Cidadã, pelos avanços sociais que incorporou no texto.

No ano de 1986, esteve pela última vez em Itaqueri da Serra, inaugurando o asfaltamento da rodovia vicinal que leva seu nome, ligando as cidades de Itirapina a São Pedro, prestigiando pessoalmente aquela conquista, um objetivo do então prefeito de Itirapina, João Gobbo e da então vereadora Maria Ângela de Oliveira Leite.

Em 01/02/1987, tomou posse como presidente da Assembleia Nacional Constituinte, responsável por estabelecer nova Constituição democrática para o Brasil após 21 anos sob regime militar.

Como presidente da Câmara dos DeputadosUlysses Guimarães era o substituto do Presidente José Sarney e assumiu várias vezes a presidência, sendo o primeiro paulista a fazê-lo desde que Ranieri Mazzilli assumira a presidência em 1964.

Devido à sua grande popularidade, candidatou-se à Presidência da República, na sigla do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), nas eleições de 1989.

Os acervos do Conselho Nacional de Segurança, da Comissão Geral de Investigações (CGI) e do próprio Serviço Nacional de Informações (SNI), revelam que o então deputado Ulysses Guimarães foi alvo de investigação, mesmo no período de redemocratização do país, enquanto dirigia a Câmara e a Assembleia Nacional Constituinte e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

A avaliação registrada em 1987, afirmava que Ulysses Guimarães poderia causar crise partidária entre os aliados. Um dos fatos descritos em documentos de março de 1987 é o início das negociações para a indicação do líder do partido na Constituinte sendo um dos candidatos Mário Covas, que contava com a simpatia do Serviço Nacional de Informações (SNI), mas contra vontade de Ulysses Guimarães.

Ulysses Guimarães e sua esposa Dona Mora
Morte

Ulysses Guimarães morreu em acidente aéreo de helicóptero, ao largo de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1992, junto à esposa Dona Mora, o ex-senador Severo Gomes, a esposa deste e o piloto. O corpo de Ulysses Guimarães foi o único que nunca foi encontrado.

Publicações

  • 1940 - Vida Exemplar de Prudente de Moraes
  • 1973 - Navegar é Preciso, Viver Não é Preciso
  • 1978 - Socialização do Direito
  • 1982 - Esperança e Mudança
  • 1983 - Tentativa
  • 1984 - Diretas Já
  • 1988 - PT Saudações
  • 1989 - Da Fé fiz Companheira
  • 1991 - Ou Mudamos ou Seremos Mudados
  • 1992 - Parlamentarismo - Além de Ser Mais Forte, Substitui Um Regime Fraco

Em 22 de junho de 1992 apresentou o Projeto Lei 2938 que posteriormente foi sancionada como a Lei 8.906/1994, criando assim o Estatuto e Codigo de Ética e Disciplina da OAB, o que gerou o Exame de Ordem como obrigatório para os quadros da advocacia.

Fonte: Wikipédia

3 comentários:

  1. Parabéns Marcos! Você é uma das poucas pessoas que publicam o local correto de nascimento do nosso saudoso e inesquecível Ulysses Guimarães. O Dr. Ulysses nasceu no distrito de Itaquery da Serra, município de Itirapina-SP, diferentemente do que se vê constantemente.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço se comentário Luis Augusto.
    Na internet existem muitas informações que diferem das reais. Geralmente pesquiso várias fontes e quando resta alguma dúvida pesquiso em livros e revistas para o tira-teima.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Assim como Tancredo, apagaram o velho

    ResponderExcluir