Marquês de Sapucaí

CÂNDIDO JOSÉ DE ARAÚJO VIANA
(81 anos)
Juiz de Fora ¹, Desembargador e Político

* Nova Lima ², MG (15/09/1793)
+ Rio de Janeiro, RJ (23/01/1875)

Foi o primeiro e único Visconde com grandeza e Marquês de Sapucaí.


Bacharel em Direito, foi Deputado Constituinte em 1823 e Deputado Geral representando Minas Gerais por três mandatos. Ocupou as presidências das províncias de Alagoas e do Maranhão. Foi ainda Procurador da Coroa, Fiscal do Tesouro e Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Ministro da Fazenda e nomeado membro extraordinário do Conselho de Estado a partir da data de sua criação.

Em 1839, foi nomeado mestre de literatura e ciências positivas de Dom Pedro II (então herdeiro do trono). Posteriormente, também cuidou da educação da Princesa Isabel. Como Ministro do Império no Segundo Gabinete Conservador (1841-1843), referendou a lei que dava aos senadores o solene tratamento de "Sua Excelência".

Condecorado como dignitário da Imperial Ordem de Cristo e Imperial Ordem da Rosa, além de Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e da Legião de Honra. Recebeu do imperador o título de Visconde em 1854 e de Marquês em 1872. Era do Conselho de Sua Majestade, Gentil-Homem da Imperial Câmara e Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial.

¹ O Juiz de Fora era um magistrado nomeado pelo Rei de Portugal para atuar em concelhos onde era necessária a intervenção de um juiz isento e imparcial, que normalmente seria de fora da localidade. Em muitíssimas ocasiões, os juízes de fora assumiam também papel político, sendo indicados para presidir câmaras municipais como uma forma de controle do poder central na vida municipal.
² Na época chamava-se Congonhas de Sabará.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Foi o primeiro e único Visconde com grandeza e Marquês de Sapucaí. A Passarela do Samba Mais Famosa do Brasil e do Mundo. Leva o Seu Nome No Rio de Janeiro. Compositor. Poeta. - Sabe-se que, apesar da intensa vida pública, cultivou a música, compondo canções famosas à epoca. Entre as de que se tem notícia estão as modinhas "Mandei um eterno suspiro" e "Já que a sorte destinara" e a quadrilha "Primeiro amor".

    Nasceu em Sabará (MG), a 15 de setembro de 1793. Formou-se em Direito, pela Universidade de Coimbra, em 1821.

    ResponderExcluir
  2. Beija Flor de Nilopolis resgata na avenida este grande brasileiro na sua avenida vida a sua historia

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!