Kempes

EVERTON KEMPES DOS SANTOS GONÇALVES
(34 anos)
Jogador de Futebol

☼ Carpina, PE (03/08/1982)
┼ La Unión, Colômbia (28/11/2016)

Everton Kempes dos Santos Gonçalves, mais conhecido como Kempes, foi um kogador de futebol que atuava como atacante, nascido e, Carpina, PE, no dia 03/08/1982.

Kempes chegou para compor o ataque da Chapecoense. O experiente jogador passou por diversos times como Portuguesa, Nacional de Muriaé, Paraná, Vitória, Estrela do Norte, Sertãozinho, Ceará, Caxias, Ipatinga, Criciúma, Novo Hamburgo, Américo Mineiro e pelo Cerezo Osaka, do Japão.

A Associação Portuguesa de Desportos foi o clube que proporcionou seu empréstimo à outros clubes.

No Vitória, Kempes foi campeão Capixaba em 2006, tendo marcado um dos gols da vitória por 3 x 1 na final sobre o Estrela do Norte no estádio Salvador Costa, dando o título a equipe alvianil após 30 anos na fila.

Kempes retornou a Portuguesa do empréstimo em 2010, vindo do Novo Hamburgo. Sua re-estreia, marcou dois gols, no empate frente ao Coritiba, ganhando, assim, chance no time de Oswaldo Alvares, o Vadão. No jogo seguinte, mais dois gols, igualando-se a Héverton na Artilharia do time na Série B.


Em 2010, Kempes foi emprestado ao Ceará para a disputa do Campeonato Brasileiro.

Em 2011, Kempes foi emprestado ao América Mineiro para a disputa do Campeonato Brasileiro.

Em 2012, acertou sua ida ao Japão para atuar pelo Cerezo Osaka, também por empréstimo.

Retornou á Portuguesa em 2013, voltou de empréstimo do Cerezo Osaka.

Acertou sua volta ao futebol japonês, contratado pelo JEF United Ichihara Chiba, clube da segunda divisão do Japão.

No ano de 2014 voltou ao Brasil contratado pelo Joinville.

Em dezembro de 2015, Kempes é anunciado como novo reforço da Chapecoense para a temporada 2016, assinando contrato até dezembro.

Morte

Kempes faleceu aos 34 anos vítima de um acidente aéreo. Ele foi uma das vítimas fatais da queda do Voo 2933 da Lamia, no dia 28/11/2016. A aeronave transportava a equipe da Chapecoense para Medellín, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana de 2016.

Além da equipe da Chapecoense, a aeronave também levava 21 jornalistas brasileiros que cobririam a partida contra o Atlético Nacional, comissão técnica, diretoria, convidados e a tripulação da aeronave.

Títulos

Vitória - ES
  • 2006 - Campeonato Capixaba

Chapecoense
  • 2016 - Campeonato Catarinense
  • 2016 - Copa Sul-Americana

Artilharias
  • 2013 - J. League Division 2 (22 gols)

Fonte: Wikipédia

Dener Assunção

DENER ASSUNÇÃO BRAZ
(25 anos)
Jogador de Futebol

☼ Bagé, RS (28/06/1991)
┼ La Unión, Colômbia (28/11/2016)

Dener Assunção Braz, mais conhecido como Dener Assunção, foi um jogador de futebol brasileiro que atuava como lateral-esquerdo, nascido em Bagé, RS, no dia 28/06/1991.

Dener Assunção deu seus primeiros passos na cidade gaúcha de Bagé e chegou ao Grêmio ainda nas categorias de base. Ele estreou como profissional na equipe de Porto Alegre e teve passagem por Guarany de Bagé, Veranópolis, Vitória, Caxias, Ituano e Coritiba.

Foi campeão paulista à frente do Ituano em 2014 e pela Chapecoense, foi campeão catarinense em 2016.

A bola de futebol, a mulher e o filho eram companheiros inseparáveis de Dener. Aos 25 anos, o lateral-esquerdo passava por um momento mágico da vida: A felicidade com a família que há dois anos ficou completa com a chegada do primogênito, e a boa fase nos gramados. O jogador sonhava até com uma chance na seleção brasileira. Um sonho que acabou junto com o da Chapecoense em disputar a inédita final da Copa Sul-Americana.

Dener era um pai dedicado e estava sempre com o garoto Bernardo ao lado. Amanda Machado era a companheira de todas as horas para o jogador. Os dois já viviam juntos, mas estavam se preparando para uma cerimônia de casamento, que seria realizada no dia 08/12/2016, a quinta-feira depois do jogo, de volta da decisão da competição.

Em campo, Dener estava em boa fase. Ele negociava com o São Paulo, e o Flamengo também o cobiçava.

O lateral chegou à Chapecoense em 2015 e fez dois gols, o último deles na vitória por 2 x 0 sobre o São Paulo, no dia 20/11/2016. O bom momento fazia o lateral acreditar que poderia ter uma chance na Seleção Brasileira.

Na terça, 29/11/2016, Amanda estava com seu pai em São Paulo, onde iria experimentar o vestido de noiva que tinha encomendado. Até a noite, estava tentando embarcar para Medellín.

"Se eu pudesse, diria que o amo muito. Meu sonho era casar com ele. E ele sabia disso!"
(Amanda Machado)

Morte

Dener Assunção faleceu aos 25 anos vítima de um acidente aéreo. Ele foi uma das vítimas fatais da queda do Voo 2933 da Lamia, no dia 28/11/2016. A aeronave transportava a equipe da Chapecoense para Medellín, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana de 2016.

Além da equipe da Chapecoense, a aeronave também levava 21 jornalistas brasileiros que cobririam a partida contra o Atlético Nacional, comissão técnica, diretoria, convidados e a tripulação da aeronave.

Daniella Assunção, irmã de Dener, disse que conversou com ele antes do embarque, via Whatsapp. "A hora que eu chegar, eu ligo para vocês", escreveu Dener à família na mensagem.

Moradora de Bagé, RS, Daniella Assunção contou que recebeu a notícia do acidente durante a madrugada.

"Era o sonho dele, desde pequenininho, o que ele mais queria era jogar futebol"

Ela ainda relembra que o irmão estava muito feliz pelo bom momento que vivia na carreira e, quem sabe, com isso, pudesse realizar o sonho de atuar na Seleção Brasileira.

O primeiro treinador de Dener, Nei Ferraz também estava muito emocionado.

"Final do ano passado fui na casa dele e ele me deu essa camisa (da Chapecoense). E eu guardei com muito orgulho. Para mim isso aqui é um troféu!"

Os dois trabalharam juntos em Bagé, quando Dener era adolescente, antes de conseguir uma vaga no Grêmio.

"Com 13, 14 anos, a gente via que ele tinha potencial. Já tinha qualidade, já era um homem. Foi por méritos dele que conseguiu a vaga no Grêmio!"

Títulos

Veranópolis
  • 2012 - Campeonato Gaúcho (Campeão do Interior)

Ituano
  • 2014 - Campeonato Paulista

Chapecoense
  • 2016 - Campeonato Catarinense
  • 2016 - Copa Sul-Americana

Lala Schneider

LALA SCHNEIDER
(80 anos)
Atriz, Diretora e Professora

☼ Irati, PR (23/04/1926)
┼ Curitiba, PR (28/02/2007)

Lala Schneider foi uma atriz brasileira nascida em Irati, PR, no dia 23/04/1926. Conhecida como a primeira-dama do teatro no Paraná, já foi considerada uma das cinco melhores atrizes do Brasil, tendo atuado em teatro, televisão e cinema. Trabalhou também como diretora e professora de interpretação.

Lala Schneider iniciou a carreira em 1950 na peça "O Poder do Amor", no Teatro de Adultos do Serviço Social da Indústria (SESI). Na época, trabalhava no setor administrativo do SESI, onde ficou até se aposentar. Ela foi uma das fundadoras do Teatro de Comédia do Paraná.

Ao longo dos seus 57 anos de carreira, Lala Schneider fez inúmeras montagens e ganhou 16 prêmios, entre eles o Troféu Gralha Azul na categoria Melhor Atriz, em 1984-1985 por "Colônia Cecília", e em 1992-1993 por "O Vampiro e a Polaquinha".

Ao todo, foram 99 peças, 9 filmes e 8 novelas em 52 anos de carreira. Na TV Globo, Lala Schneider fez participações em novelas como "Lua Cheia de Amor" (1990) e "Felicidade" (1991), além da minissérie "Tereza Batista" (1992).


No cinema, Lala Schneider trabalhou principalmente com cineastas paranaenses. Ela fez "Guerra dos Pelados", "Aleluia Gretchen" e "Making Of Curitiba", de Sylvio Back, "O Cerco da Lapa", de Berenice Mendes, "Maré Alta", de Egídio Élcio, entre outros. Seu último trabalho local foi o filme "Mistéryus", baseado em contos de Valêncio Xavier.

Em 1994, em homenagem à atriz, o diretor João Luiz Fiani inaugurou seu teatro em Curitiba com o nome de Fundação Teatro Lala Schneider.

Lala Schneider foi homenageada na exposição "Heroínas", exposição no Shopping Crystal, um trabalho de fotografias feitas pelo curitibano Cayo Vieira para um calendário com atrizes paranaenses de destaque.

Lala Schneider representou a personagem Clara, da peça "A Visita da Velha Senhora", de Friedrich Dürrenmatt.

Em 2004, Lala Schneider recebeu do Centro Cultural Teatro Guaíra, a Medalha Comemorativa dos 50 anos do Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante), homenagem concedida às personalidades que fizeram parte da história do teatro paranaense.

Morte

Lala Schneider morreu na manhã de quarta-feira, 28/02/2007, aos 80 anos, em Curitiba, PR. Segundo a família, a atriz estava bem de saúde, apenas com problemas na coluna e de ansiedade.

Familiares tentaram acordar Lala Schneider por volta das 10h00 e chegaram a chamar uma ambulância. O corpo passou pelo Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba para que a causa da morte fosse identificada e seguiu para o velório, que aconteceu no hall de exposições do Teatro Guaíra a partir das 17h00.

O sepultamento ocorreu na quinta-feira, 01/03/2007, no Cemitério do Boqueirão, em Curitiba, PR.

Lala Schneider - Canal 3 Londrina, 1967
Trabalhos

Teatro
  • 1950 - O Poder do Amor (Nilo Brandão)
  • 1959 - Entre Quatro Paredes (Sartre, dirigida por Armando Maranhão)
  • 1959 - Antes do Café (Eugéne O’Neill, dirigida por Eddy Franciosi)
  • 1984/1985 - Colônia Cecília (Troféu Gralha Azul para Melhor Atriz)
  • 1992/1993 - O Vampiro e a Polaquinha (Troféu Gralha Azul para Melhor Atriz)
  • Entre muitas outras num total de 99 peças.

Cinema
  • Guerra dos Pelados (Sylvio Back)
  • Aleluia Gretchen ... Minka (Sylvio Back)
  • Making Of Curitiba (Sylvio Back)
  • O Cerco da Lapa (Berenice Mendes)
  • Maré Alta (Egídio Élcio)
  • Vovó Vai Ao Supermercado (Valdemir Milani)
  • Mistéryos (Baseado em contos de Valêncio Xavier)
  • Café do Teatro (Adriano Esturilho)
  • Entre outros, num total de 9 filmes.

Televisão
  • 1966 - O Direito de Nascer (TV Paraná)
  • 1966 - Estranha Melodia (TV Paraná)
  • 1980 - Maria Bueno (TV Paraná)
  • 1990 - Lua Cheia de Amor (TV Globo)
  • 1991 - Felicidade (TV Globo)
  • 1992 - Tereza Batista (TV Globo - Minissérie)
  • 2006 - A Diarista (TV Globo - Episódio: "Aquele da Pressa")
  • Entre outras, num total de 8 telenovelas.