Renata Muggiati

RENATA MIKOSZEWSKI DE MUGGIATI
(32 anos)
Empresária, Atleta e Personal Trainer

☼ Curitiba, PR (20/12/1982)
┼ Curitiba, PR (12/09/2015)


Renata Muggiatti, era formada em Educação Física, personal trainer e instrutora de musculação na rede de academias Companhia Athletica em  Curitiba, no Paraná. Era tri-campeã fitness brasileira.

Filha de Renato De MuggiatiMaria do Carmo da Silva Mikoszewski, iniciou em competições de fisiculturismo no ano de 2011 na categoria Body Fitness no Campeonato Brasileiro da IFBB, se classificando em 6°lugar. Em 2012, se consagrou campeã paranaense e campeã brasileira. Recentemente, trouxe o título de campeã sul-americana na categoria Body Fitness.

A atleta teve dezenas de títulos durante sua carreira. Entre suas principais conquistas estão títulos como Campeã Sulamericana Body Fitness IFBB, Campeã Brasileira Body Fitness IFBB e Campeã Paranaense Body Fitness IFBB.

Renata Muggiati contou como foi a a experiência de competir fora do país:

Nos dias 6 a 9 de setembro fui para Punta del Este no Uruguai para o 38 Campeonato Sul-Americano de Fisiculturismo. Experiencia única, primeiramente por ser a minha primeira competição fora do país a nível internacional e principalmente por conquistar o título de campeã em minha categoria Body Fitness acima de 1,63m.
O Campeonato estava muito bem organizado e com muitos atletas de toda América do Sul, todos muito bem preparados fisicamente. O local do evento foi show, em um resort muito bacana, fiquei hospedada em um apartamento completo e muito aconchegante e com todas as refeições inclusas, logicamente todas elas preparadas com zero sódio!
Fiquei muito contente com minha vitória e espero representar novamente na Polônia e no Arnold Europe, o qual embarco semana que vem!

Renata Muggiati gostava muito de praticar exercícios. Ela era bastante conhecida no Facebook, rede social que usava para divulgar o trabalho como empresária e personal trainer.

Entrevista

01. Nome, idade, peso, altura, BF e categoria?
Renata Muggiati, 29 anos, 63 kg. 1,66m., 13% em off season, Body Fitness acima 1,63

02. Você trabalha? Acha que há a possibilidade de ter vida profissional paralela a competição?
Sou formada em Educação Física, atuo como personal trainer, professora, treinadora, com consultorias onlines e palestras. O meu trabalho não interfere de forma negativa em minha preparação, muito pelo contrário, me auxilia e muito, me dando uma base financeira para poder comprar todos os suplementos e com os demais gastos com toda a preparação. A única coisa que poderia atrapalhar seriam os horários, pois treino diversas pessoas o dia inteiro e o horário fica sendo algo muito precioso, de grande valor. Mas eu juntamente com meu treinador pre determinamos os treinos diariamente no mesmo horário, dessa forma reservo um tempo do meu dia para me dedicar a minha preparação.

03. Como tudo começou?
Depois de alguns convites do meu treinador Waldemar Guimarães para ingressar no mundo do Bodybuilding, resolvi entrar nas competições. Antes ele era apenas meu amigo, hoje ele é meu amigo e também treinador rsrsrsrs. Foi também um período no qual estava estagnada com os resultados no meu corpo e queria modifica-lo, deixa-lo mais simétrico e definido.

04. Você acha que é possível competir sem tomar anabolizantes?
Acho que o desenvolvimento do corpo se da através de disciplina com o treino, com a alimentação e com uma boa dose de força de vontade. Para modificar seu corpo visando competições você deve ter esses pilares bem estruturados e não depender de esteroides para um bom resultado e transformação.

05. Quais são as suas maiores dificuldades na dieta?
Com certeza a pior parte da dieta é na reta final, aonde ela esta bem apertada, bem restrita. Mas o objetivo final e adrenalina do campeonato me ajudam a manter o foco e dar o máximo de mim. O resultado diário que é visível no corpo também é muito estimulador!

06. Como faz para manter o rosto feminino, mesmo após o uso de EAS?
Acho que dependendo da quantidade de hormônios que determinadas atletas utilizam fica impossível ficar com rostos femininos. Com certeza as que não tomam ou fazem o uso de maneira orientada por um bom profissional acabam continuando com sua feminilidade.

07. Como é a sua relação com a sociedade, rola preconceito? Como você lida com isso?
No país que vivemos exite preconceito com tudo. Basta você se destacar dos demais indivíduos que se julgam "normais" e ter um corpo mais diferenciado do que o povo está acostumado a ver, você sera julgado. Seja você gorda, magra, atleta, portador de necessidades ou afro descendente. Comigo muitas pessoas me elogiam, acham o meu corpo bonito e me perguntam o que eu faço e o que eu fiz. Mas também tem outras que me olham torno na rua, com uma cara esquisita. Mas eu não ligo pois estou super contente com a minha evolução em meu corpo e objetivo modifica-lo ainda mais.


08. Quantas horas diárias de treino?
Meu treino com pesos dura no máximo 35 minutos. Realizo alguns dias aerobiose, a quantidade muda conforme a fase da preparação.

09. Como sobreviver a esse mundo tão competitivo?
Nascemos com o instinto da competitividade, afinal somos animais. Uma competição sadia em busca de seus objetivos é até bom pois nos estimula a ir cada vez mais longe em busca de nossos sonhos!

10. Como faz para ter uma vida social sem sair da dieta? Como faz para driblar isso?
Dá para fazer dieta e ser social sim. Realizo sempre minha refeições antes dos encontros com minhas amigas, ou ate mesmo durante, levo meus potinhos e como sem vergonha nenhuma. Em relação a baladas também, não sou de sair muito, mas quando saio consigo ficar sem beber e me divertir ao mesmo tempo. Tenho o dia do lixo também, aonde adoro sair para jantar com amigos e namorado. Nunca vou deixar de me socializar com as pessoas que eu gosto por causa da dieta. Logico que na fase final, véspera campeonato, fica mais complicado, pois também preciso focar em mim mesma, daí é a única época que fico mais sossegada no meu canto.

11. Como é a relação com o personal? Já teve que trocar por incompatibilidade de idéias?
Minha relação com meu treinador e professor Waldemar Guimaraes, melhor impossível, como disse anteriormente, é alem de treinador um grande amigo. Uma pessoa qual tenho muita admiração, carinho e respeito.

12. Como é a divisão dos seus treinos?
Atualmente treino 5x na semana, deixando a quarta feira e domingo como Off.

MMA - Anterior de pernas + panturrilha
MMB - Peito, ombro , triceps + abdomen
MMC - Posterior pernas , gluteos + panturrilhas
MMD - Dorsal, bíceps + abdomen

13. Como é sua relação com o nutricionista? Segue a risca? Conte um pouco do seu Off.
O meu Off se constitui de basicamente esses alimentos durante segunda a sábado: aveia, batatas, arroz, massas integrais, frutas, verduras, legumes, carnes magras, pão integral, azeite de oliva, castanhas e muita água. Juntamente com alguns suplementos alimentares. Tenho um dia do lixo aos domingos no qual como algumas coisinhas que tenho vontade ou saio para jantar em algum lugar que eu goste.

14. Já passou por alguma saia justa por causa da dieta? Algum fato engraçado? Conte!
Sempre passo mas já estou acostumada. Sempre que preciso realizar minhas refeições saco da minha bolsa meus potinhos e como tudo numa boa. Tem alguns lugares aonde as pessoas olham torto, acham feio, comentam entre si mas levo na esportiva.

15. Você se mantém durante o ano basicamente com o mesmo shape, ou faz uma fase bulking-monster, ganhando fat junto?
Prefiro manter meu peso o mais perto possível do peso de competição para não sofrer e debilita-lo durante a fase pré competição. A minha categoria não friza mulheres com muita densidade muscular. Fora que gosto de me sentir bonita sempre, quando uma calça, uma jaqueta começa a querer apertar, eu aperto ainda mais meu treino, minha dieta. A pior coisa que tem é colocar uma roupa e não se sentir bonita e confortável nela.


16. Ideal de corpo. Em quem você se inspira?
Acho muitas atletas bonitas. Mas o conjunto de beleza facial, corporal, o charme e simplicidade da Nicole Wilkins me inspira bastante. Ela consegue ter um corpo atlético e continuar sendo super delicada e feminina.

17. Na dieta, quais são os alimentos que não entram no seu cardápio? Quais não saem?
Na dieta não entra nada de frituras, nem nos dias de lixo. Os que não saem são as frutas e verduras, o peixe, frango, arroz e batata rsrsrsrsr!

18. Poderia dividir sua rotina conosco?
Minha rotina é totalmente dentro da academia. Trabalho e treino na academia Companhia Athlética aqui em Curitiba.Treino meus alunos de manha, a tarde a noite. E o meu treino é no meio da tarde. É basicamente isso que faço durante os dias de semana. Finais de semana costumo descer para praia ou ficar descansando pois minha rotina é bem puxada.

19. Quais os suplementos que você usa?
Whey Protein, Mix Proteico, Waxy Maize, BCAA, Glutamina, HMB, Complexo Vitamínico, Omega 3, Vit C. 

20. Há quanto tempo treina?
Treino fazem 11 anos e um ano voltado a competição.

21. Quanto tempo demorou para alcançar o shape dos sonhos?
Ainda quero modificar e melhorar muito meu corpo, acho que é uma guerra diária. Não é do dia para noite que alcançamos o nosso shape dos sonhos. Como diria o Crô, ahh para!! Se melhorar estraga... 

22. Você utiliza tratamentos estéticos pra dar força no pré Contest? Se sim, qual?
Realizo drenagem linfática 1 ou 2 x na semana durante o ano inteiro. Adoro os resultados e é o único tratamento estético o qual eu acredito e confio.

23. Uma frase que te inspira...
Deixe que seus atos falem por suas intenções.

24. Um recadinho para suas discípulas...
Minhas lindas, continuem sempre em busca de um corpo saudável e bonito, sem exageros. Procurem um(a) treinador(a) e um(a) nutricionista esportivo de confiança, esses sim poderão dar o suporte e a orientação correta. Otimos treinos e beijok!! Re;)

Morte

Na madrugada de sábado, 12/09/2015, a atleta de Body Fitness, Renata Muggiati de 32 anos morreu após cair do 19º andar de um prédio no centro de Curitiba, que fica na Rua Visconde do Rio Branco, na esquina com a Comendador Araújo. Após a noticia houveram muitas especulações sobre a queda ter sido um acidente, ou se a atleta se jogou do prédio.

A forma que tudo aconteceu fez com que a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) instaurasse um inquérito para apurar detalhes da queda. Ainda não há nada confirmado, existem relatos de que ela sofria em um relacionamento conturbado com o namorado, chegando a ser vítima de agressões. A polícia busca informações também para descobrir se o que aconteceu não pode ter sido um acidente ou se ela foi jogada do prédio. Tudo ainda está sendo confirmado, mas se houve participação, a pessoa envolvida será responsabilizada, conforme adiantou Miguel Stadler, delegado-titular da DHPP.

Após a morte de Renata Muggiati, uma suposta postagem que teria sido feita por ela na rede social, começou a circular na internet. Na rede social, Renata Muggiati deixou a mensagem:

"Bom, aviso a todos que me seguem que hoje é meu último dia de vida, depois de sofrer três dias agressões e, por amar a pessoa que estava hoje, me suicido feliz e em paz"


Na delegacia, o namorado da atleta disse que ela passava por um momento de depressão e estava tomando medicamentos controlados. O suspeito contou que ela tentou pular da janela duas vezes, porém ele a segurou e, na terceira vez, quando ela teria conseguido pular, ele estaria em outro cômodo da casa e não conseguiu evitar.

A polícia solicitou exames técnicos para apurar o suposto suicídio, entre eles coleta de impressão digitais, toxicológico, alcoólico e recolhimento de amostras sob a unha de Renata Muggiati, para saber se houve briga antes dela cair ou pular da janela.

A mensagem supostamente deixada por Renata também será analisada, para a polícia saber se ela foi publicada antes ou depois da queda.

O que chamou a atenção de colegas é que, uma hora antes da mensagem de suicídio, a atleta teria escrito na rede social "em my sweet home". A mensagem mal escrita também despertou desconfiança. Uma amiga publicou uma mensagem dizendo que Renata não admitia escrita errada.

Na página oficial da atleta, fãs e amigos publicaram mensagens alegando desconfiar do suicídio e um vídeo de momentos após a morte da atleta revoltou alguns internautas. Nas imagens, Renata Muggiati aparece caída na rua, próxima ao meio-fio vestida com uma blusa branca e calça preta, sem sapatos.

O corpo de Renata Muggiati seria cremado no sábado, 12/09/2015, por volta das 21:00 hs., mas a justiça impediu para que se preservasse o corpo para análises periciais.