Lupicínio Rodrigues

LUPICÍNIO RODRIGUES
(59 anos)
Compositor e Cantor

☼ Porto Alegre, RS (16/09/1914)
┼ Porto Alegre, RS (27/08/1974)

Gaúcho, de família humilde, ele sempre gostou de músicas de carnaval e da vida boêmia de sua cidade de origem, Porto Alegre. As músicas que criou ficaram famosas por tratarem, na maioria das vezes, de amores fracassados e traídos.

Lupicínio Rodrigues nasceu no bairro portoalegrense da Ilhota, na Travessa Batista, nº 97. Primeiro filho do sexo masculino do casal Francisco Rodrigues e Abigail, que tiveram ao todo 18 filhos. O pai era funcionário da Escola de Comércio, atualmente Faculdade de Economia, batizou o filho com o nome de um herói da grande guerra: Lupicínio.

Apesar de pobre, Lupicínio Rodrigues passou a infância sem grandes privações. O pai queria que ele se tornasse doutor e, quando o menino fez cinco anos, resolveu levá-lo à escola para aprender a ler. Depois de pouco tempo frequentando a escolinha, a professora aconselhou o senhor Francisco Rodrigues a trazê-lo só quando tivesse sete anos:

"...Até agora não quis saber de prestar atenção à aula. Só quer saber de brigar na classe e cantarolar..."

O pai acabou compreendendo que o menino ainda era muito pequeno para ser forçado a estudar. O pequeno Lupi, como era chamado, passou a freqüentar o campinho de várzea para jogar bola com os outros meninos. Foi daí que veio a paixão pelo futebol que o fez tornar-se um fervoroso torcedor do Grêmio, clube portoalegrense para o qual, anos depois, acabou compondo o hino oficial.

Aos sete anos, finalmente, foi matriculado no curso primário do Colégio São Sebastião, dos Irmãos Maristas, que ficava na Rua do Arvoredo, hoje Rua Fernando Machado. De sua primeira escola, guardou a lembrança carinhosa dos professores de música, Irmão Stanislau e Irmão Alfredo.

Como sua família era pobre, mesmo estudando, necessitou aprender um ofício. Quando estava com 12 anos, o pai conseguiu colocá-lo como aprendiz nas oficinas da Companhia Carris Portoalegrense, que administrava os bondes e, posteriormente, na firma Micheletto. Já nessa época, compunha música para os blocos carnavalescos de seu bairro. Quando adolescente, passou a frequentar o bar de Seu Belarmino, onde ficava com os amigos bebendo e cantando até altas horas. O pai, preocupado com o talento boêmio do filho, resolveu apresentá-lo como voluntário ao Exército.


Em 1931, passou a ser o soldado 417º do 7º Batalhão de Caçadores de Porto Alegre. No quartel, foi cantor de um conjunto musical de soldados e continuava compondo para os blocos carnavalescos. Chegou a vencer um concurso com uma marchinha chamada "Carnaval", feita para o Cordão Carnavalesco Prediletos. Dois anos depois, era promovido a cabo e transferido para a cidade de Santa Maria. Quando deu baixa no exército, em 1935, Seu Chico conseguiu-lhe um emprego de bedel na Faculdade de Direito.

Apesar de ter tido uma grande paixão na juventude, a jovem Iná, não chegou a se casar, pois a moça não aceitava sua vida boêmia. Romperam o noivado com grande mágoa um do outro. O próprio compositor admitiria que esse fracasso amoroso na juventude teria sido fonte de inspiração de muitos sambas seus.

Em 1939, depois de rompido o noivado com Iná, decidiu passar uma temporada no Rio de Janeiro. Passou a frequentar a boêmia da Lapa carioca, convivendo com artistas e com a malandragem de então. Entre os companheiros de noitadas no legendário Café Nice estavam Kid Pepe, Germano Augusto, Wilson Batista, Ataulfo Alves, entre outros. Foi naquele reduto boêmio que ficou conhecendo Francisco Alves, que se tornou um de seus principais intérpretes.

Em 1947, aposentou-se da Faculdade de Direito de Porto Alegre por motivo de doença. Nessa época, resolveu abrir uma churrascaria, a Jardim da Saudade ou Galpão do Lupi, a primeira de uma série de restaurantes e bares que iria abrir nos anos seguintes.

Lupicínio Rodrigues casou-se somente em 1949, com Cerenita Quevedo Azevedo, que conheceu ainda criança, e não via há mais de 15 anos. Com ela teve um filho, Lupicínio Rodrigues Filho. Na verdade, já havia sido casado com uma moça chamada Juraci, que no leito de morte lhe pediu que se casasse para legalizar a situação da filha que tiveram, Tereza. Cerenita acabou adotando a menina, que mais tarde daria cinco netos ao casal. Anos depois comprou uma chácara no bairro Cavalhada, onde passou seus últimos anos de vida com a família.

Lupicínio Rodrigues foi fundador e representante da Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música (SBACEM) no Rio Grande do Sul, por 28 anos.

Lupicínio Rodrigues iniciou sua carreira de compositor fazendo marchinhas para os blocos carnavalescos de sua cidade natal. Em 1930, venceu um concurso com a marchinha intitulada "Carnaval", que compusera três anos antes, e que foi executada pelo Cordão Carnavalesco Prediletos.

Em 1931 venceria outro concurso com a mesma música, executada agora pelo Rancho Seco.


Em 1932, podia ser encontrado cantando num bar da Praça Garibaldi, em Porto Alegre, com um grupo chamado Conjunto Catão. Tinha 18 anos, estava no exército, mas apesar da rigidez do quartel, arrumava tempo para compor suas músicas e cantar. Nessa época foi visto por Noel Rosa, em visita à capital gaúcha, e que teria afirmado:

"Esse garoto é bom, esse garoto vai longe!"

Em 1935, incentivado pelos amigos, participou de um concurso promovido pela prefeitura de Porto Alegre, em comemoração ao Centenário da Revolução Farroupilha. Inscreveu uma parceria com Alcides Gonçalves, cantor da Rádio Farroupilha, intitulada "Triste História". Apesar de concorrer com nomes famosos, venceu e arrebatou 2:000$000. Viu em Alcides Gonçalves que era, além de cantor, pianista e violonista, uma ótima parceria.

Em 1936, teve suas primeiras músicas gravadas por Alcides Gerardi na RCA Victor, o samba "Pergunte a Meus Tamancos" e o samba-canção "Triste História", parcerias com Alcides Gonçalves.

Em 1938 obteve seu primeiro grande sucesso com o samba "Se Acaso Você Chegasse" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins) e gravado na RCA Victor por Cyro Monteiro. Um fato que fez seus sambas serem divulgados foi o de Porto Alegre receber muitos navios, pois os marinheiros frequentavam a boêmia do centro da capital gaúcha, onde os bares tocavam muitas de suas músicas. Assim, os jovens marinheiros, quando embarcavam, levavam para outros centros aqueles sucessos ouvidos nos dancings de Porto Alegre. Uma dessas músicas acabou nos escritórios da RCA Victor, e seus executivos acabaram recebendo uma carta do sul esclarecendo que se tratava de um samba de Lupicínio Rodrigues. Era "Se Acaso Você Chegasse", samba com o qual finalmente passou a ter projeção nacional.

Em 1939, teve mais um samba gravado por Cyro Monteiro, "Enquanto a Cidade Dormia" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins).

Em 1940, o samba "Briga de Amor" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins), foi gravado pela RCA Victor por Cyro Monteiro em disco que entretanto, somente foi lançado cinco anos depois pela gravadora.

Em 1942, seu samba "Carteiro" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins) foi gravado na Odeon por Odete Amaral.


Em 1943, na Odeon, Morais Neto gravou o samba "Eu é Que Não Presto" e Moreira da Silva o samba "Cigano", ambas parcerias com Felisberto Martins.

Em 1944, o cantor e compositor gaúcho Caco Velho gravou o samba "Briga de Gato" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins). Mais dois sambas com Felisberto Martins foram registrados, "Meu Pecado", por Moreira da Silva e "Basta", por Orlando Silva.

Em 1945 Orlando Silva gravou o samba "Brasa" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins). Outro samba em parceria com Felisberto Martins foi gravado na Odeon, "Malvado", na voz de Ataulfo Alves e Suas Pastoras. Teve ainda a marcha "Verão no Brasil" (Lupicínio Rodrigues e Denis Brean), gravada por Rubens Peniche na Continental e, na mesma gravadora teve o samba "Que Baixo", gravado por Caco Velho, sambista também nascido em Porto Alegre e também seu parceiro no samba.

Em 1947, Francisco Alves fez a primeira gravação do samba-canção "Nervos de Aço", que se tornaria um clássico de seu repertório e da própria Música Popular Brasileira. Nesse ano, Orlando Silva gravou a canção "Zé Ponte" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins), e o Quarteto Quitandinha, na Continental, fez a primeira gravação da toada "Felicidade".

Em 1948, Francisco Alves lançou o samba "Esses Moços", que se tornaria também um clássico da Música Popular Brasileira e presença constante no repertório da chamada música romântica, e que era um composição inteiramente sua feita ao saber que o grande amigo e parceiro Hamilton Chaves iria se casar. Veja a história desta música no blog Eternas Músicas. Também nesse ano, obteve novo grande sucesso gravado por Francisco Alves com o samba-canção "Quem Há de Dizer" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins), diretor artístico da Odeon.

A partir de Felisberto Martins, passou a dar parceria com mais frequência a alguns colegas como forma de divulgar seus sambas no Rio de Janeiro. Na verdade, essa era uma prática comum na época, principalmente para compositores que viviam longe dos grandes centros de difusão cultural, Rio de janeiro e São Paulo.

Em 1949, Francisco Alves gravou na Odeon o samba-canção "Cadeira Vazia", outro clássico de seu repertório. Essa gravação, que saiu no selo do disco apenas com seu nome como compositor, provocou o afastamento de Alcides Gonçalves, que não se conformou com a atitude de omissão do parceiro, ainda que este dissesse não ter tido culpa, até porque era representante de uma sociedade de direitos autorais no Rio Grande do Sul. Apareceriam ainda algumas composições suas com Alcides Gonçalves. Ainda nesse ano, Isaura Garcia gravou o samba "Eu Não Sou Louco" (Lupicínio Rodrigues Evaldo Rui), e Francisco Alves gravou na Odeon o samba-canção "Maria Rosa" (Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves).


O samba-canção "Migalhas" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins) foi gravado por Linda Batista na RCA Victor em 1950.

Em 1951, teve dois sambas-canção gravados por Linda Batista na RCA Victor, "Dona Divergência" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins) e "Vingança", que se tornou um dos momentos marcantes da carreira da cantora e que chegou a causar vários suicídios, segundo a crônica policial da época. Com essa música consolidou seu estilo "dor-de-cotovelo", que lhe deu grande projeção e que continuou a fazer dele um dos compositores mais gravados pelos ídolos da época.

Em 1952, gravou uma série de três discos pela gravadora Star, futura Copacabana, com seis composições suas, os sambas "Eu e Meu Coração", "Sombras""Vingança", "Eu Não Sou de Reclamar", "As Aparências Enganam", "Eu é Que Não Presto""Nunca" e o baião-xote "Felicidade", gravado com as Três Marias. Ainda em 1952, João Dias gravou na Odeon o samba "Divórcio", a marcha "Meu Figurino" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins), e Luiz Gonzaga na RCA Victor gravou as valsas "Jardim da Saudade" (Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves) e "Juca". Nesse ano, Linda Batista fez grande sucesso com o samba-canção "Foi Assim" e sua irmã Dircinha Batista com o também samba-canção "Nunca", clássicos da carreira do compositor e também das cantoras que os lançaram.

Em 1953, seu samba-canção "Castigo" (Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves), foi gravado por Gilberto Milfont na RCA Victor. Nesse ano, ele próprio gravou dois discos na gravadora Copacabana: os sambas "O Morro Está de Luto" e "Tola" (Lupicínio Rodrigues), "Pregador de Bolinha" (Lupicínio RodriguesAdaleron Barreto e Hamilton Chaves) e "Já Sofri Demais" (Nelson Lucena e Dinho).

Em 1954, seu samba-canção "Aves Daninhas" recebeu uma gravação marcante de Nora Ney pela Continental tornando-se um dos sucessos do ano. Também nesse ano, o Trio de Ouro gravou na RCA Victor o samba "Boca Fechada". Na mesma época, Carlos Galhardo gravou na RCA Victor o samba-canção "Minha Mistória" (Lupicínio RodriguesRubens Santos e Marlene), na Continental a toada "Se é Verdade".

Em 1955, teve outra composição gravada por Nora Ney na Continental, o samba "Dois Tristonhos". Nesse ano, João Dias gravou na Copacabana o samba-canção "Rainha do Show" (Lupicínio Rodrigues e David Nasser).

Sua toada "Cevando o Amargo" foi gravada em 1956 por Carmélia Alves na Copacabana. Nesse ano, gravou pela Copacabana o LP "Roteiro de um Boêmio" no qual cantou "Os Beijos Dela", "Jardim da Saudade", "Aves Daninhas", "Nossa Senhora das Graças", "Inah", "Namorados" e "Amor é Um Só", de sua autoria e "Se Acaso Você Chegasse" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins).


Fez com David Nasser a marcha "Dominó" lançada em 1957  por Ângela Maria. Nesse ano, Dalva de Oliveira lançou pala Odeon o samba-canção "Há um Deus", regravado meses depois por Maria Helena Andrade na gravadora pernambucana Mocambo. Ângela Maria gravou também o samba-canção "Amigo Ciúme" (Lupicínio Rodrigues e Onofre Pontes).

Em 1958, teve o samba-canção "Calúnia" (Lupicínio Rodrigues e Rubens Santos) gravado na RCA Victor por Linda Batista e o samba-canção "Vingança" regravado por Vicente Celestino, também na RCA Victor.

Em 1959, compôs o "Hino oficial do Grêmio", homenageando os 50 anos do clube de futebol gaúcho. Nesse ano, conheceu grande sucesso com os sambas-canção "Ela disse-me Assim" e "Exemplo" gravados por Jamelão na Continental. Ainda nesse ano, Elza Soares regravou o samba  "Se Acaso Você Chegasse", que acabou sendo uma das mais importantes músicas do repertório dela, e que consolidou seu prestígio de cantora.

Em 1961, Jamelão gravou os sambas-canção "Foi Assim" e "Meu natal".

Em 1963, seu samba-canção "Torre de Babel" foi gravado por Jamelão na Continental. No mesmo ano, teve quatro parcerias como o sambista Rubens Santos gravadas no LP "Assim é a Vida", lançado na Philips por Rubens Santos: "Você Não Sabe Amar", "Podes Voltar", "Minha História" e "Aposta", além de "Conto Das Lágrimas", só de sua autoria.

Em 1966, teve três composições gravadas pela cantora gaúcha Mary Terezinha, então mulher de Teixeirinha, os sambas-canção "Chamas" (Lupicínio Rodrigues e Hamilton Chaves), "Só Pedia a Deus", e "Valsa das Rosas", que deu título ao disco.

Em 1967, gravou um histórico depoimento para o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ), que obteve repercussão na imprensa nacional.

Em 1968, a RCA Victor reuniu no LP "Encontro Com Lupicínio Rodrigues", seus grandes sucessos. No mesmo ano, quando o então diretor do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ), Ricardo Cravo Albin, convidado pelo governador Peraccchi Barcelos a fundar um museu congênere em Porto Alegre, foi por Ricardo Cravo Albin indicado a ser o primeiro diretor da nova instituição, o que nunca acabou se concretizando, fato que acabou por causar forte mágoa no compositor.

Em 1969, concorreu ao V Festival da Record com a canção "Primavera", interpretada por Isaurinha Garcia, ficando entre as 10 finalistas. Nesse ano, Jamelão gravou "A Vida é Isso" no LP "Cuidado Moço", lançado pela RCA Victor.


Na década de 1970, recebeu homenagens de jovens artistas que divulgaram e regravaram alguns de seus maiores sucessos.

Em 1971, João Gilberto cantou "Quem há de Dizer", em programa da TV Tupi de São Paulo.

Em 1972, Caetano Veloso apresentou "Volta", que Gal Costa incluiu em seu LP "Índia", lançado pela Phillips. Nesse ano, o cantor Jamelão lançou pela Continental o LP "Jamelão Interpreta Lupicínio Rodrigues", com 12 canções do compositor gaúcho, entre as quais, "Homenagem""Nervos de Aço", "Ela Disse-me Assim""Vingança", "Um Favor" e "Sozinha".

Em 1973 Paulinho da Viola gravou "Nervos de Aço", no LP homônimo, pela Odeon, numa interpretação marcante. Nesse ano, Jamelão gravou "Meu Barraco" (Lupicínio Rodrigues e Leduvy de Pina) e "Loucura". Também no mesmo ano, gravou aquele que seria seu último disco, "Dor de Cotovelo", com 13 canções de sua autoria entre as quais "Caixa de Ódio", "Dona do Bar", "Judiaria", "Carlucia" e "Rosário de Esperança". Concedeu entrevista ao Pasquim na qual afirmou, numa referência à matéria prima de suas composições que enfocavam a dor-de-cotovelo:

"Tive muitas namoradas na minha vida. Umas me fizeram bem, outras me fizeram mal. As que me fizeram mal foram as que mais dinheiro me deram, porque as que me fizeram bem eu esqueci!"

Em 1974 Caetano Veloso incluiu "Felicidade", em seu LP "Temporada de Verão ao Vivo na Bahia", gravado na Philips. Nesse ano, o cineasta Bruno Barreto escolheu "Esses Moços" para ser o tema de seu filme "A Estrela Sobe". Elis Regina regravou "Cadeira Vazia"Jamelão, "Coquetel de Sofrimento" e "Se é Verdade".

Em 1978, sua toada "Margarida" foi gravada pela dupla sertaneja Tião Carreiro & Pardinho.

Nos anos 80, vieram novas homenagens. Cazuza gravou várias de suas músicas e Zizi Possi fez sucesso com "Nunca".

Em 1987, foi novamente homenageado por Jamelão no LP "Recantando Mágoas - Lupi, a Dor e Eu" no qual o cantor mangueirense interpretou, entre outras, "Eu e Meu Coração", "Volta", "Rosário de Esperança", "Ex-filha de Maria" e "Pra São João Decidir".

Em 1993, os sambas-canção "Nunca" e "Vingança" foram gravados pelo cantor Fagner no LP "Demais" da BMG Ariola.

Em 1994, o governo do Rio Grande do Sul instituiu o "Ano Lupi - Ano Cultural Lupicínio Rodrigues", em comemoração aos 80 anos de seus nascimento.


Em 1995, a Editora L&PM de Porto Alegre lançou "Foi Assim", coletânea de crônicas escritas por Lupicínio Rodrigues na década de 60, para o Jornal Última Hora de Porto Alegre. A edição foi organizada por Lupicínio Rodrigues Filho. Numa dessas crônicas ele  lembraria de sua primeira música:

"Vinte anos depois, quando eu fazia parte de uma comissão que julgava músicas carnavalescas, me apareceu novamente a marchinha, desta vez cantada pelo grupo Democratas e como sendo de autoria de outros dois compositores. Eu não falei nada aos outros membros da comissão e a música novamente venceu. Deixei os meninos receberem o prêmio e até convidei-os para tomarem uma cerveja comigo!"

Em 1996, a gravadora Revivendo editou uma caixa com quatro CDs, que reúne 88 músicas do compositor, "Eu e o Meu Coração, Vol. 1", "Minha História, Vol. 2", "Felicidade, Vol. 3" e "Há Um Deus, Vol. 4". No mesmo ano, seu parceiro Rubens Santos organizou o show "Lupicínio às Pampas" em sua homenagem que, depois de ser apresentado no Rio de Janeiro, excursionou na Argentina reunindo Luís Melodia, Paulo Moura, Adriana Calcanhoto, entre outros.

Em 1997, a Editora Globo lançou o fascículo e o CD "Lupicínio Rodrigues", da coleção MPB Compositores nº 23.

Em 2003, Lupicínio Rodrigues foi homenageado pelo cantor Noite Ilustrada com o CD "Noite Ilustrada Canta Lupicínio Rodrigues", pelo selo Atração Fonográfica, com os sambas canção "Nervos de Aço", "Ela Disse-me Assim", "Paciência (Vou Brigar Com Ela)""Nunca""Vingança", "Volta" e "Sozinha", todas de sua autoria, além de "Meu Barraco"  (Lupicínio Rodrigues e Leduvy de Pina), "Castigo", "Quem Há de Dizer" e "Cadeira Vazia" (Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves), e "Se Acaso Você Chegasse" e "Brasa" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins). Deixou o CD inédito: "Noite Ilustrada Canta Ataulfo Alves - Ao Mestre Com Carinho".

Em 2004, por ocasião dos seus 90 anos de nascimento e dos 30 anos de morte foi homenageado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)  no Rio de Janeiro com uma série de shows nos quais suas obras foram interpretadas por Zé Renatoi, Ryta de Cássia, Soraya Ravenele, Cláudio Botelho, Luís Felipe, Hamilton de Holanda, Paulo Sérgio Santos, Elza Maria, Alfredo Del-Penho, Lucinha Lins, Jorge Moreno, Zé Paulo Becker, Carlos Malta e Márcio Bahia. No mesmo período, a rede de TV gaúcha RBS o homenageou com o especial "Esses Moços" no qual suas composições foram interpretadas por artistas gaúchos como Vitor Ramil, Nei Lisboa, Sérgio Moah, Thedy Corrêa e Bebeto Alves.

Em 2010, foi homenageado com o espetáculo "Lupicínio, Uma Paixão", show apresentado por Chico Caruso e Eduarda Fadini no Teatro Café Pequeno sendo acompanhados pelos músicos Roberto Bahalno (piano e arranjos), Aroeira (saxofone), e Thiago Thomé e Gustavo Pereira que se revezaram no violão, cavaquinho e percussão. O espetáculo foi divido em duas partes. Na primeira foram apresentados os clássicos sambas-canção de dor de cotovelo como "Vingança" e "Esses Moços". Já a segunda parte apresenta uma face mais alegre do compositor com músicas como "Se Acaso Você Chegasse", "Verão do Brasil" e "Meu Figurino". No mesmo ano, começou a ser rodado pelo cineasta Maurice Carlos Capovilla o longa metragem "Nervos de Aço" baseado na letra do samba-canção do compositor. Segundo reportagem do jornal O Globo sobre o filme:

"O músico experimental Arrigo Barnabé encabeça um elenco  formado por cantores e instrumentistas selecionados pelo diretor de 'O Profeta da Fome' (1969). Nas telas, a trupe integra uma banda envolvida numa história de traições, dores de cotovelo e amores fatais ambientados durante cinco noites: quatro de ensaio e uma quinta na qual se realiza um show carregado de canções de Lupicínio em seu repertório."

Segundo o diretor:

"Se você desce uma estrada como a Belém-Brasília, de cabo a rabo, só se ouvem duas coisas: Luiz Gonzaga e Lupicínio. Um é para arrastar o pé. O outro é para ficar com o coração ardendo. O curioso de Lupicínio é que suas letras, muito narrativas, tem personagens fortes".


Ainda em 2010, seu samba-canção "Felicidade", foi gravado, em dueto de acordeom e violão, por Dominguinhos e Yamandu Costa, no CD "Lado B", do selo Biscoito Fino.

Em 2011, foi lançado pelo selo Discobertas em convênio com o Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) a caixa "100 Anos de Música Popular Brasileira" com a reedição em 4 CDs duplos dos oito LPs lançados com as gravações dos programas realizados pelo radialista e produtor Ricardo Cravo Albin na Rádio MEC em 1974 e 1975. No volume 3 estão incluídos seus sambas-canção "Se Acaso Você Chegasse" (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins), na interpretação de Marlene, e "Vingança", na voz de Cauby Peixoto. No mesmo ano, recebeu mais duas homenagens. A primeira foi o show "Loopcínio", apresentado no espaço Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, pela dupla de cantores Thedy e Sacha, que também gravaram um CD com repertório do compositor gaúcho. A segunda homenagem foi o lançamento em São Paulo, no Cine Áurea, do DVD "Caixa de Ódio", gravado pelo cantor Arrigo Barnabé.

Em 2014, diferentes projetos foram desenvolvidos em torno de seu nome e de sua obra por conta do centenário de nascimento. Em Porto Alegre, foi encenado o musical "Lupi, o Musical - Uma Vida em Estado de Paixão", de Artur José Pinto e Mathias Behrends. No cinema, foi filmado por Maurice Capovilla o longa metragem "Nervos de Aço", inspirado em suas composições. Também no cinema, o samba-canção "Esses Moços" fez parte da trilha sonora do filme "A Despedida", de Marcelo Galvão.

Por conta também de seu nascimento, a cantora Elza Soares levou a diferentes palcos pelo Brasil, como o Teatro Rival, no Rio de Janeiro, e Teatro SESC, em São Paulo, o show "Elza Canta e Chora Lupicínio", apenas com obras do compositor. Já a prefeitura de Porto Alegre, desenvolveu o projeto "Lupi 100 Anos de Amor e Dor", com a inauguração de uma estátua em bronze no Centro Municipal de Cultura, do bairro de Ilhota, onde o compositor nasceu.

Também foi lançado pela Universal Music o CD "Lupicínio Rodrigues - 100 Anos" com 16 composições suas em diferentes vozes: "Foi Assim", por Chico Buarque e Maria Bethânia"Nervos de Aço", por Paulinho da Viola, "Volta", por Gal Costa"Esses Moços" por Gilberto Gil, "Cadeira Vazia", por Elis Regina, "Exemplo", por Ângela Maria e Cauby Peixoto, "Felicidade / Luar do Sertão", na criação de Caetano Veloso, "Loucura", por Maria Bethânia, "Meu Pecado", por Moreira da Silva"Nunca", por Beth Carvalho, "Há um Deus", por Dalva de Oliveira, "Se Acaso Você Chegasse", na voz que o consagrou, Elza Soares, "Maria Rosa", cantada por Elis Regina"Vingança", por Dóris Monteiro, "Castigo", por Elizeth Cardoso, e "Um Favor", por Gal Costa.

Ainda em 2014, foi tema da reportagem "E a Dor se Une ao Cotovelo", escrito pelo jornalista e crítico musical Tárik de Souza para a revista "Carta Capital", que afirma sobre ele:

"Intuitivo absoluto, artesão sonoro munido apenas de uma caixa de fósforos, Lupicínio teve a musicalidade avalizada por regravações de Paulo Moura, Zé Menezes, Joel Nascimento, Bocato, Lea Freire e o Milewski Swing Quartet, do violonista polonês Jerry Milewski."

Também em 2014, foi homenageado no show "Sarau para Lupicínio" realizado no Caixa Cultural, centro do Rio de Janeiro, sob o comando dos irmãos Nina, Guto e Grazie, acompanhanados por Luis Barcelos (bandolim), Rafael Mallmith (violão), e Anderson Balbueno (pandeiro), todos gaúchos, que reviveram clássicos da dor de cotovelo além de composições menos conhecidas e de tons mais regionalistas. O espetáculo contou ainda com as participações especiais dos também gaúchos Yamandu Costa, em gravação de áudio, Bebe Kramer, além do carioca Marcos Sacramento e o francês Nicolas Krassik.

Lupicínio Rodrigues faleceu em Porto Alegre, RS, em 27/08/1974, aos 59 anos, vítima de problemas cardíacos.

Discografia

  • 1978 - Homenagem a Lupicínio Rodrigues (Som Livre, LP)
  • 1974 - Lupicínio Rodrigues (SOM solp, LP)
  • 1974 - Lupicínio Rodrigues (Philips, LP)
  • 1973 - Dor de Cotovelo (Rosicler / Chantecler, LP)
  • 1956 - Roteiro de um Boêmio (Copacabana, LP)
  • 1953 - O Morro Está de Luto / Tola (Copacabana, 78)
  • 1953 - Pregador de Bolinha / Já Sofri Demais (Copacabana, 78)
  • 1952 - Vingança / Eu Não Sou de Reclamar (Star, 78)
  • 1952 - Eu e Meu Coração / Sombras (Star, 78)
  • 1952 - Nunca / Felicidade (Star, 78)
  • 1952 - As Aparências Enganam / Eu é Que Não Presto (Star, 78)

Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB