Dominguinhos

JOSÉ DOMINGOS DE MORAES
(72 anos)
Cantor, Compositor e Sanfoneiro

☼ Garanhuns, PE (12/02/1941)
┼ São Paulo, SP (23/07/2013)

Conhecido como Dominguinhos, foi um instrumentista, cantor e compositor brasileiro. De talento precoce e sendo autêntico herdeiro artístico de Luiz Gonzaga, tornou-se a partir da morte deste o sanfoneiro mais importante do país e reconhecidamente um dos maiores instrumentistas da Música Popular Brasileira. Realizou gravações antológicas com nomes como Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan e o próprio Luiz Gonzaga.

Seu pai, Mestre Chicão, foi um famoso tocador e afinador de foles de oito baixos. Começou a tocar sanfona aos seis anos de idade, juntamente com mais dois irmãos, em feiras livres e portas de hotéis do interior de Pernambuco. Com oito anos de idade, conheceu Luiz Gonzaga na porta de um hotel em que este se apresentava com o trio "Os Três Pinguins", formado por ele e mais dois irmãos. Luiz Gonzaga acabou se tornando o seu padrinho artístico.

Em 1954, mudou-se para o Rio de Janeiro, indo morar com o pai e com o irmão mais velho no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense. Nesta ocasião, recebeu do padrinho Luiz Gonzaga uma sanfona de presente.

Seu nome artístico foi uma sugestão de Luiz Gonzaga, que considerou que o apelido de infância, "Neném", não o ajudaria na trajetória artística. Com a sanfona ganha do próprio Gonzagão, passou a percorrer o interior do Rio de Janeiro na companhia dos irmãos, apresentando-se em circos e arrasta-pés.

Em 1957, aos 16 anos, fez sua primeira gravação, tocando sanfona num disco de Luiz Gonzaga, na música "Moça de Feira" (Armando Nunes e J. Portela). No mesmo ano, em viagem ao Espírito Santo, com Borborema e Miudinho, formou um trio, batizado de Trio Nordestino. Tomou contato com outros ritmos musicais e aprendeu a tocar samba e bolero. Voltou ao Rio de Janeiro e formou um conjunto que passou a atuar em dancings, boates e inferninhos nas zonas da malandragem. Tocou na gafieira Cedo Feita, Churrascaria Gaúcha, Boate Babalaica e Dancing Brasil. Ainda na década de 1960, tocou no regional do Canhoto juntamente com Meira, Dino e Orlando Silveira acompanhando artistas de rádio.

Em 1965, foi convidado por Pedro Sertanejo, então diretor da recém-inaugurada gravadora Cantagalo, para gravar um LP destinado ao público migrante nordestino e, com isso, voltou a tocar forrós e baiões.

Em 1967, fez parte de uma excursão de Luiz Gonzaga ao Nordeste, como sanfoneiro e motorista. Também fazia parte do grupo a cantora pernambucana Anastácia. Os dois iniciaram então uma carreira artística conjunta e um relacionamento amoroso, que os levou ao casamento. Observado pelo empresário Guilherme Araújo tocando num show de Luiz Gonzaga, em 1972, foi convidado por ele a trabalhar com Gal Costa e Gilberto Gil. Viajou para a França com Gal Costa, acompanhando a cantora baiana em apresentação no Midem, em Cannes. De retorno ao Brasil, participou do show "Índia", da mesma cantora. Posteriormente, trabalhou um ano e meio com Gilberto Gil que  gravou o maior sucesso de Dominguinhos, em parceria com Anastácia, "Eu Só Quero Um Xodó", que conheceria em pouco tempo cerca de 20 regravações, inclusive algumas no exterior. Dominguinhos participou como instrumentista de inúmeros shows de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia. Participou do primeiro disco gravado por Elba Ramalho, "Ave de Prata" (1979).


Em 1980, participou do II Festival Internacional de Jazz de São Paulo. Em 1981, participou, com destaque, do programa "Som Brasil", na TV Globo. Na década de 1980, suas composições "De Volta Pro Meu Aconchego", em parceria com Nando Cordel, gravada por Elba Ramalho, e "Isso Aqui Tá Bom Demais", em parceria com Chico Buarque, e gravada pelos dois, foram incluídas na novela "Roque Santeiro", da TV Globo, o que fez aumentar nacionalmente sua popularidade.

Em 1984, o cantor e compositor Chico Buarque gravou em seu disco "Chico Buarque" a composição "Tantas Palavras", parceria de Chico Buarque e Dominguinhos, que obteve grande sucesso.

Em 1985, a composição "Esse Mato, Essa Terra", composta em parceria com a cantora, sua esposa, Maria de Guadalupe, foi incluída na trilha sonora do filme "Aventuras De Um Paraíba", de Marco Altenberg.

Em 1993, Dominguinhos, criou o "Projeto Asa Branca", com patrocínio da Caixa Econômica Federal, destinado a levar shows de música popular para praças públicas de diversos estados brasileiros.

Em 1997, lançou o CD "Dominguinhos e Convidados Cantam Luiz Gonzaga", pela gravadora Velas. No mesmo ano, compôs a trilha sonora do filme "O Cangaceiro", de Anibal Massaini Neto. Teve suas composições registradas por diferentes intérpretes, entre os quais Fagner, que gravou "Quem Me Levará Sou Eu" e Maria Betânia, que gravou "Lamento Sertanejo".

Em 1999 lançou pela gravadora Velas o seu 41º disco, "Você Vai Ver O Que É Bom", no qual interpreta, entre outras: "O Riacho Do Imbuzêro", letra inédita de Zé Dantas, dada a Dominguinhos pela viúva do compositor pernambucano; "Quem Era Tu", parceria com Nando Cordel, que faz uma homenagem bem-humorada aos grupos É o Tchan e Terra Samba; e "Prece a Luiz", em parceria com Climério, uma homenagem a Luiz Gonzaga nos 10 anos de sua morte.

Em 50 anos de carreira recebeu seis Prêmios Sharp. Em 2000 lançou o 54º trabalho, gravado ao vivo durante dois shows no Sesc Pompéia, em São Paulo, com destaque para "De Volta Pro Meu Aconchego", "Gostoso Demais", ambos de sua autoria, "Abri A Porta" e "Forró Do Dominguinhos", em parceria com Gilberto Gil, e "Isso Aqui Tá Bom Demais", parceria com Chico Buarque. O CD foi lançado com um show na casa de espetáculos Olimpo, no Rio de Janeiro. Em seguida fez shows em São Paulo e realizou turnê pelo Nordeste.


Em 2001 foi o grande homenageado no 11º Festival de Inverno de Garanhuns, sua cidade natal, com um concerto sinfônico. No mesmo ano, participou do Primeiro Festival de Sanfona do Maranhão juntamente com Waldonys, Sivuca, Renato Borghetti, o argentino Antonio Tarragô e os norte- americanos Geno Delafose e Mingo Saldival.

Em 2002, teve participação especial, com seu acordeom, no CD "Sertão", lançado por Gereba, em comemoração aos 100 anos do lançamento do livro "Os Sertões", de Euclides da Cunha.

No início de 2003, gravou com Sivuca e Oswaldinho do Acordeon um disco que registrou o encontro de três dos maiores sanfoneiros em atividade no país, produzido por José Milton, com repertório escolhido na hora e arranjos feitos no próprio estúdio, no qual aparecem composições como "Maria Fulô" e "Feira De Mangaio", de Sivuca, além de muitas de autoria de Luiz Gonzaga, resultando numa homenagem natural ao Rei do Baião. Ainda nesse ano, participou na Fundição Progresso, Rio de Janeiro do show comemorativo dos 45 anos do Trio Nordestino. Ainda em 2003, participou do projeto "Todos Cantam Zé Dantas & Luiz Gonzaga", um CD lançado pela Som Livre, em que grandes nomes da música brasileira interpretaram as principais obras que Luiz Gonzaga e Zé Dantas compuseram juntos. No disco, interpretou "Riacho Do Imbuzeiro". Do projeto, também participaram artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Sérgio Reis, Alceu Valença e Elba Ramalho.

Em 2004, apresentou-se fazendo dupla com Elba Ramalho, em temporada de shows no Canecão, Rio de janeiro. O repertório contou com sucessos de carreira da cantora e do compositor como "De Volta Para O Aconchego", parceria de Dominguinhos com Nando Cordel,  além de levar ao palco surpresas como a composição "Xote Da Navegação", de Dominguinhos e Chico Buarque. No mesmo ano, o cantor e compositor Targino Gondim gravou a sua música "Xote Do Coice", no CD "Targino Gondim - Ao Vivo".

Em 2005, a cantora Elba Ramalho lançou um CD que registrou a temporada de show no Canecão com o sanfoneiro, revivendo grandes obras deste que foram grandes sucessos em sua interpretação. No CD, Elba Ramalho que afirma ser Dominguinhos um dos maiores músicos do mundo, respaldada por muitos artistas como Gilberto Gil e Chico Buarque, além do maestro Hélio Sena, revive, entre outros, o clássico de sua carreira "De Volta Para O Aconchego". Apenas uma canção "Chama", não é de autoria do sanfoneiro, sendo atenção de Elba Ramalho a Tato, vocalista do grupo Falamansa. Nesse mesmo ano, participou, como atração consagrada, nos festejos juninos do circuito tradicional nesses eventos, que engloba cidades nordestinas como Caruaru, Campina Grande e Recife. Ainda em 2005, teve participação especial no DVD ao vivo do cantor e compositor Jorge de Altinho, na música "Sanfona Sentida", parceria sua com Anastácia.

Em 2006, após cinco anos sem lançar disco solo, lançou o CD "Conterrâneos", com repertório que mescla inéditas, como "Vivendo A Brincar", "Cai Fora", "Oi Que Balanço Bom" e regravações como "Acácia Amarela", parceria de Luiz Gonzaga com Orlando Silveira.  A toada "Carece De Explicação", com Clodo Ferreira, "Tempo Menino",  o côco "Gavião Peneirador", com Marcos Barreto e "Feito Mandacaru". A faixa-título, "Conterrâneos", conta com a participação da cantora Guadalupe. O disco, que  traz capa de Elifas Andreato, conta também com a participação do sanfoneiro Waldonis, na quadrilha "Eita Paraíba", de Chico Anysio e Sarah Benchimol. O disco lhe conferiu o Prêmio - 2007, na categoria Regional - Melhor Cantor. No mesmo ano, participou do primeiro disco solo de sua filha, Liv Moraes, fazendo o arranjo e tocando acordeom em algumas faixas. Teve também suas músicas "Retrato Da Vida", com Djavan, "Dedicado A Você", com Nando Cordel, "Ninguém Melhor Que Você" "Casa Tudo Azul" com Fausto Nilo, gravadas no CD, que foi lançado pela gravadora Eldorado.


Em 2008, foi o grande homenageado no Prêmio Multishow. Na ocasião do show de entrega dos prêmios, apresentou-se em duetos, em oito números. No mesmo ano, apresentou-se com Alceu Valença na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro no projeto "Pé No Mundo", interpretando seus sucessos.

Em 2009, gravou, no maior teatro ao ar livre do mundo, o Nova Jerusalém, em Pernambuco, o DVD "Dominguinhos Ao Vivo", que contou com as participações especiais de Elba Ramalho, Renato Teixeira, Liv Moraes, Waldonys, Cezinha, Guadalupe e Jorge de Altinho. Em 2009, foi responsável, ao lado de Sandro Haick e Pepe Cisneros, pelos arranjos do CD "É Você", o segundo de sua filha, Liv Moraes. No disco, lançado pela Atração Fonográfica, realizou participação especial na faixa "Doce Princípio", parceria sua com Climério, além de tocar acordeom em várias faixas.

Em março de 2010, participou do programa "Emoções Sertanejas", da Rede Globo, interpretando, com Paula Fernandes a música "Caminhoneiro", versão de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, para canção de John Hartford. O programa teve como objetivo homenagear o cantor e compositor Roberto Carlos e recebeu como convidados, em um mega-show, no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, grandes nomes da música sertaneja como Almir Sater, Bruno & Marrone, César Menotti & Fabiano, Chitãozinho & Xororó, Daniel, Elba Ramalho, Gian & Giovani, Leonardo, Martinha, Milionário & José Rico, Nalva Aguiar, Paula Fernandes, Rio Negro & Solimões, Roberta Miranda, Sérgio Reis, Victor & Léo e Zezé di Camargo & Luciano. Ainda em 2010, a gravadora Biscoito Fino lançou o CD "Lado B - Dominguinhos e  Yamandú Costa", trazendo um dueto entre os dois músicos. Continuando 2010, foi contemplado com o Prêmio Shell de Música, pelo conjunto de sua obra. No mesmo ano, lançou o DVD "Iluminado Dominguinhos", um projeto que contou com o apoio do Ministério da Cultura. Do álbum, participaram especialmente os artistas Elba Ramalho, Wagner Tiso, Gilberto Gil, Yamandu Costa, Waldonys e Gilson Perazzeta. No fim de 2010, participou  e foi o homenageado principal do 2º Festival Internacional da Sanfona, realizado em Juazeiro, BA. Apresentou-se no mesmo dia com Laudiston Bagagi, Sexteto Pernambucano de Acordeon, Renato Borghetti e Cezinha.

Em 2011, participou do "São João Carioca", evento realizado pela prefeitura do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, comemorando a passagem dos festejos juninos. No evento cantou e acompanhou Elba Ramalho, Gilberto Gil e o jovem cantor sertanejo Gusttavo Lima. O evento levou ao palco montado naquele parque, artistas como Caetano Veloso, Trio Virgulino, Geraldo Azevedo, além de Elba Ramalho, Gilberto Gil, Alcione, entre outros. No mesmo ano, realizou participação especial no CD "Sorrir Faz A Vida Valer", de Roberta Miranda, na faixa "Forrópeando". A gravação integrou a trilha sonora da novela "Araguaia", exibida pela Rede Globo, e o disco foi indicado ao Prêmio Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja.

Saúde

O cantor e compositor Dominguinhos, estava internado no Hospital Santa Joana, no Recife, com um quadro de Infecção Respiratória e Arritmia Cardíaca. A internação aconteceu na segunda-feira, 17/12/2012.

De acordo com o boletim médico, o músico estava na Unidade Coronária do hospital, passava por tratamento com antibióticos, além de receber "cuidados intensivos". Ainda segundo o hospital, Dominguinhos "estava sedado e em assistência ventilatória mecânica".

Na manhã de sexta-feira, 21/12/2012, não ocorreu mudanças em relação ao quadro apresentado no último boletim médico, divulgado na tarde de quinta-feira, 20/12/2012, em entrevista coletiva concedida pela equipe que atendia Dominguinhos.

Morte

Dominguinhos morreu na noite do dia 23/07/2013. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês em São Paulo após sofrer complicações respiratórias. Dominguinhos faleceu após perder uma batalha que durou 6 anos contra um câncer de pulmão.


Discografia

  • 2007 - Yamandu + Dominguinhos
  • 2009 - Dominguinhos Ao Vivo
  • 2008 - Conterrâneos Dominguinhos
  • 2005 - Elba Ramalho e Dominguinhos
  • 2002 - Chegando de Mansinho
  • 2001 - Lembrando de Você
  • 2001 - Dominguinhos Ao Vivo
  • 1999 - Você Vai Ver o Que é Bom
  • 1998 - Nas Costas do Brasil
  • 1997 - Dominguinhos e Convidados Cantam Luiz Gonzaga
  • 1996 - Pé de Poeira
  • 1995 - Dominguinhos é Tradição
  • 1994 - Nas Quebradas do Sertão
  • 1994 - Choro Chorado
  • 1993 - O Trinado do Trovão
  • 1992 - Garanhuns
  • 1991 - Dominguinhos é Brasil
  • 1990 - Aqui Tá Ficando Bom
  • 1989 - Veredsa Nordestinas
  • 1988 - É Isso Aí! Simples Como a Vida
  • 1987 - Seu Domingos
  • 1986 - Gostoso Demais
  • 1985 - Isso Aqui Tá Bom Demais
  • 1983 - Festejo e Alegria
  • 1982 - Simplicidade
  • 1982 - Dominguinhos e Sua Sanfona
  • 1982 - A Maravilhosa Música Brasileira
  • 1981 - Querubim
  • 1980 - Quem Me Levará Sou Eu
  • 1979 - Após Tá Certo
  • 1978 - O Xente! Dominguinhos
  • 1977 - Oi, Lá Vou Eu
  • 1976 - Domingo, Menino Dominguinhos
  • 1974 - Forró de Dominguinhos
  • 1974 - Dominguinhos e Seu Acordeon
  • 1973 - Tudo Azul
  • 1973 - Lamento de Caboclo
  • 1973 - Festa no Sertão
  • 1966 - 13 de Dezembro
  • 1965 - Cheirinho de Molho
  • 1964 - Fim de Festa

Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB, DominguinhosWikipédia, Último Segundo IG e G1

3 comentários:

  1. Triste com a partida, ainda tinha muito a nos dar.

    ResponderExcluir
  2. Dominguinhos compoisitor e cantor pernambucano era também um mestre da sanfona e sua partida deixou saudades ..........mas ficou suas musicas

    ResponderExcluir