Daniel Lobo

DANIEL LOBO
(43 anos)
Ator e Diretor

☼ Rio de Janeiro, RJ (07/02/1973)
┼ Tubarão, SC (24/03/2016)

Daniel Lobo foi um ator brasileiro nascido no Rio de Janeiro no dia 07/02/1973. Foi o terceiro e último ator a interpretar o personagem Pedrinho na primeira versão do "Sítio do Pica-Pau Amarelo" da TV Globo, em 1985 e 1986.

Ainda na televisão, atuou nas novelas e minisséries, "Desejo" (1990), "74.5 Uma Onda no Ar" (1994), "Confissões de Adolescente" (1994), "Esperança" (2002) e "Beleza Pura" (2008).

Por seu desempenho em teatro recebeu os prêmios Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Troféu Mambembe / Ministério da Cultura e Festival Nacional de Teatro de São Paulo.

Idealizou o projeto "O Amante do Girassol", espetáculo poético-musical e CD homônimo em que reúne textos e canções de sua autoria interpretadas por Amyr Klink, Drª Zilda Arns, Monja Coen, Diogo Vilela, Reynaldo Gianecchini, Mariana Ximenes, Chico Anysio, Paulo Goulart, Eva Wilma, entre outros.

No teatro, Daniel Lobo atuava na peça "Nise da Silveira - Guerreira da Paz", sobre a história da psiquiatra alagoana discípula do psicanalista alemão Carl G. Jung. Ele também era o diretor do espetáculo. Em Santa Catarina, a peça foi encenada em Florianópolis em julho de 2015.

A peça estava sendo apresentava no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Após seis semanas, a peça teve de ser interrompida por causa do estado de saúde de Daniel Lobo. No dia 12/03/2016, o ator avisou em seu perfil no Facebook que a temporada seria suspensa.

Daniel Lobo era casado há seis meses com a regente de coral Flávia Sebold e planejava ter um filho ainda em 2016. Segundo a mulher, os sintomas começaram a aparecer há apenas cinco semanas.

Morte

Daniel Lobo morreu em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, às 19h40, de quinta-feira, 24/03/2016, aos 43 anos, em decorrência de um tumor. De acordo com a Central de Óbito de Tubarão, Daniel Lobo tinha um tumor e estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Daniel Lobo foi sepultado por volta das 15h00 de sexta-feira, 25/03/2016, no Cemitério Municipal de São Ludgero, município no Sul de Santa Catarina.

A esposa do ator, Flávia Sebold, lamentou a morte no Facebook:

"Hoje uma parte de mim se foi.
Daniel Lobo, meu primeiro namorado, meu esposo, meu homem, meu amor.
Não sei como dizer a falta que você me faz.
Você foi um guerreiro. Lutou bravamente nestas últimas semanas.
Lutou bravamente hoje.
Você que me tornou mulher, foi o sol da minha vida. Trouxe alegria para os meus dias.
Aprendi o que é amor.
Te aceitei por inteiro. Lembra?
Te amei em todos os detalhes.
Semana passada no café da manhã você estava com uma leveza no semblante, estava feliz, com um sorriso leve e encantador.
Te amo para sempre.
Meu coração sempre estará com teu coração.
Nós não éramos dois, éramos um.
Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, no amor e na dor.
Vá em paz. Descanse meu amor.
Descanse com os anjos. Meu pai estará te ajudando e cuidando de você aí.
Te amo.
Saudades eternas."

Trabalhos

  • 1985 - Sítio do Pica-Pau Amarelo ... Pedrinho
  • 1986 - Sítio do Pica-Pau Amarelo ... Pedrinho
  • 1987 - Bambolê
  • 1990 - Desejo ... Afonsinho
  • 1994 - 74.5 Uma Onda no Ar ... Neco
  • 1994 - Confissões de Adolescente
  • 2002 - Esperança ... Felipe
  • 2008 - Beleza Pura ... Miguel

Fonte: WikipédiaTeatropediaG1 e Ego
Indicação: Neyde Almeida

José Carlos Avellar

JOSÉ CARLOS AVELLAR
(79 anos)
Crítico, Ensaísta, Professor e Gestor Público de Cinema

☼ Rio de Janeiro, RJ (15/12/1936)
┼ Rio de Janeiro, RJ (18/03/2016)

José Carlos Avellar foi um crítico e gestor público de cinema brasileiro nascido no Rio de Janeiro, RJ, no dia 15/12/1936.

Jornalista de formação, José Carlos Avellar trabalhou por mais de vinte anos como crítico de cinema do Jornal do Brasil. Atualmente era integrante do conselho editorial da revista Cinemais e da publicação virtual El Ojo Que Piensa, da Universidade de Guadalajara, México.

Era consultor dos festivais internacionais de cinema de Berlim desde 1980, de San Sebastián desde 1993, e de Montreal desde 1995. Desde 2006 era o curador, com Sérgio Sanz, do Festival de Gramado.

José Carlos Avellar já publicou seis livros de ensaios sobre cinema, e foi co-autor de dezenas de trabalhos sobre o cinema brasileiro e latino-americano, entre eles "Le Cinéma Brésilien" (Centre Pompidou, Paris) e "Hojas de Cine" (Universidad Autonoma Metropolitana, México).

Teve ainda inúmeros ensaios publicados em catálogos de festivais de cinema como o de Manheim, Locarno e Valladolid. Organizou a edição de "O Processo do Cinema Novo", de Alex Viany e a edição brasileira das duas principais obras de Sergei Eisenstein, "A Forma do Filme" e "O Sentido do Filme".

Não satisfeito com seu papel de critico e ensaísta, José Carlos Avellar dedicou grande parte de sua vida à administração cultural do cinema brasileiro.

Na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), foi vice-diretor em dois períodos, em 1969 e 1985, e diretor de 1991 a 1992. Foi diretor da área cultural da Embrafilme (1985-1987) e diretor-presidente da RioFilme (1994-2000). Presidiu o Conselho do Programa Petrobrás Cinema desde 2001.

Na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR), José Carlos Avellar foi curador do Cineclube, editor dos Cadernos da ECDR e ainda faz parte da coordenação dos Cursos Regulares, onde lecionou Linguagem Audiovisual e História do Cinema Brasileiro.

Foi vice-presidente da Fédération Internationale de la Presse Cinématographique (FIPRESCI), de 1986 a 1995, e secretário da mesma entidade para a América Latina. Participou de júris oficiais e de júris da crítica em vários festivais internacionais, inclusive em Cannes e Veneza.

Por suas atividades cinematográficas, recebeu em dezembro de 2006 a condecoração de Chevalier Des Arts Et Lettres, conferida pelo governo francês, através do Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro.

Nos anos 1960 e 1970, José Carlos Avellar também exerceu várias funções como cineasta. Estreou na direção com o curta "Treiler" (4 min, 1965) e co-dirigiu dois filmes coletivos: "Destruição Cerebral" (25 min, 1977), com Nick Zarvos e Joatan Vilela; e "Viver é Uma Festa" (14 min, 1972) com Tereza Jorge, Isso Milan, Manfredo Caldas e Alvaro Freire.

Foi diretor de fotografia do média "Manhã Cinzenta" (1969) de Olney São Paulo e do longa "Triste Trópico" (1974), de Arthur Omar. Produziu o documentário "Passe Livre" (1974), de Oswaldo Caldeira, e montou "Ião" (1976), de Geraldo Sarno.

Morte

José Carlos Avellar morreu na sexta-feira, 18/03/2016, aos 79 anos. Ele estava internado desde 09/02/2016 no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Lucas, em Copacabana, Rio de Janeiro, onde travava um câncer. De acordo com a assessoria de imprensa da unidade, morreu em decorrência de complicações de um linfoma.

O velório ocorreu no domingo, domingo, 20/03/2016, às 11h00, e a cremação, às 16h00, no Memorial do Carmo, no Caju.

Bibliografia

Livros Publicados

  • 2007 - O Chão da Palavra: Cinema e Literatura no Brasil
  • 2002 - Glauber Rocha
  • 1995 - A Ponte Clandestina - Tteorias de Cinema na América Latina
  • 1995 - Deus e o Diabo na Terra do Sol
  • 1986 - O Cinema Dilacerado
  • 1982 - Imagem e Ação, Imagem e Som, Imaginação" (editora Paz e Terra, São Paulo)

Organização de Volumes

  • 2007 - O Que o Cinema Vê, o Que Vemos no Cinema
  • 1999 - O Processo do Cinema Novo (De Alex Viany)
  • 1990 - A Forma do Filme (De Sergei Eisenstein)
  • 1990 - O Sentido do Filme (De Sergei Eisenstein)

Artigos em Obras Coletivas

  • 2008 - "Hacer Cine - Producción Audiovisual En América Latina" (Org. Eduardo Russo, Ed. Paidós, Buenos Aires)
  • 2007 - "Toda a Vida Mais Cem Anos" em "Ecos do Cinema - de Lumière ao Digital" (Org. Ivana Bentes, Ed. da UFRJ, Rio de Janeiro)
  • 2006 - "O Paraíso do Espectador" (e mais 4 textos) em "Cinema Político Italiano - Anos 60 e 70" (Org. Alvaro Machado, Ed. Cosac e Naify, São Paulo)
  • 2005 - "Os Anos 70, Ainda Sob a Tempestade" (Org. Adauto Novaes, Ed. Europa, Rio de Janeiro)
  • 2004 - "Mujeres y Cine En América Latina" (Org. Patricia Tores San Martín, Universidad de Guadalajara)
  • 2003 - "Alle Radici Del Cinema Brasiliano" (Org. Gian Luigi De Rosa, Università Degli Studi Di Salerno)
  • 2003 - "Cine Documental En América Latina" (Org. Paulo Paranaguá, Ed. Cátedra, Madrid)
  • 2003 - "The Cinema Of Latin America" (Org. Alberto Elena e Marina Díaz López, Wallflower Press, Londres)
  • 2002 - "Julio Bressane" (Org. Simona Fina e Roberto Turigliatto, edição do Torino Film Festival, Turim)
  • 2001 - "Brasilien In Lateinamerikanischen Kontext" (Org. Walter Bruno Berg, Max Niemeyer Verlag, Tübingen, Alemanha)
  • 1998 - "Cinema Novo And Beyond" (The Museum Of Modern Art, New York)
  • 1997 - "Framing Latin American Cinema" (Org. Ann Marie Stock, Minnesota Press, USA)
  • 1996 - "O Cinema no Século" (Org. Ismail Xavier, Ed. Imago, Rio de Janeiro)
  • 1995 - "El Documental Como Creación" (Org. Teresa Toledo, Filmoteca de La Generalitat Valenciana, Valencia)
  • 1995 - "Prima e Dopo La Rivoluzione, Dal Cinema Novo Al Cinema Marginal" (Org. Marco Giusti e Marco Melani, Ed. Lindau e Festival Internazionale Cinema Giovani, Turim)
  • 1992 - "A La Decouverte de l'Amerique Latine" (Org. Paulo Paranaguá, Cinema du Réel, Centre Georges Pompidou, Paris)
  • 1988 - "Latin American Vision" (Org. Patricia Aufderheide, International House Of Philadelphia, USA)
  • 1987 - "Le Cinéma Brésilien" (Org. Paulo Pranaguá, Centre Georges Pompidou)
  • 1986 - "O Bestiário de Chris Marker" (Org. Robert Grélier, edição Livros Horizonte, Portugal)
  • 1980 - "Anos 70: Cinema" (Ed. Europa, com Jean-Claude Bernardet e Ronald Monteiro)

Indicação: Miguel Sampaio