Noite Ilustrada

MÁRIO SOUSA MARQUES FILHO
(75 anos)
Cantor, Compositor e Violonista

* Pirapetinga, MG (10/04/1928)
+ Atibaia, SP (28/07/2003)

Cantor sambista brasileiro nascido em Pirapetinga, interior do Estado de Minas Gerais, que ganhou o apelido do humorista Zé Trindade, quando ainda calouro em função de ser viciado numa revista de passatempo com palavras cruzadas que tinha esse nome.

Filho único de um professor de inglês, depois da II Grande Guerra, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ingressou na patota da Portela.

Na década seguinte partiu para São Paulo. Na capital paulista, iniciou sua carreira como crooner de boates e começou a gravar.

Sambista com 73 discos gravados, fez grande sucesso em todo o país, especialmente depois de meados do século. Seu primeiro grande sucesso foi o samba Volta por Cima, de Paulo Vanzolini, gravado em no disco Noite Ilustrada (1963).

Gravou grandes nomes do samba, como Cartola e Nelson Cavaquinho e, em mais de 40 anos de carreira, consagrou-se como um dos grandes cantores do ramo. Entre seus sucessos destacaram-se Cara de Boboca, de Jaime Silva e Edmundo Andrade, Barracão, de Luís Antônio e Oldemar Magalhães, O Neguinho e a Senhorita, de Noel Rosa e Abelardo Silva, e Toalha de Mesa, de Dora Lopes, Carminha Mascarenhas e Chumbo.

Noite Ilustrada fez grande sucesso em todo o país no final dos anos 50 e início dos 60; sua gravação de Volta Por Cima, de Paulo Vanzolini, marcou época. Seu último disco foi Perfil de um sambista (2001), com produção de Fernando Faro e repertório formado por releituras das canções que mais gostava de cantar .

Figura lendária da noite paulistana, o famoso intérprete morreu na cidade de Atibaia, no Estado de São Paulo, aos 75 anos de idade, depois de 20 dias internado no Hospital de Atibaia, tentando resistir a um câncer no pulmão.

Fonte: NetSaber Biografias

7 comentários:

  1. Dez anos de saudades de Noite Ilustrada Grande sambista grande interprete da Obra de Ataulfo Alves infelizmente morreu na Miseria e esquecido pela midia. Saudades

    ResponderExcluir
  2. Novo. Millennuim. 2005. 20. Musicas. Para. Uma. Nova. Era. . Eu. Toco. Ate. Hoje. Millennuim. 20. Músicas. Do. Seculo. Xx. 1998. E. 1999. Eu. Toco. Ate. Hoje.

    ResponderExcluir
  3. Eu. Tenho. Muitas. Coisas. De. Noite. Iliustrada. Viva. Mestre.

    ResponderExcluir