Francisco Petrônio

FRANCISCO PETRONE
(83 anos)
Cantor

☼ São Paulo, SP (08/11/1923)
┼ São Paulo, SP (19/01/2007)

Francisco Petrônio, nome artístico de Francisco Petrone, foi um cantor brasileiro. Filho de imigrantes italianos, nasceu no bairro do Bexiga, em São Paulo, no dia 08/11/1923.

Cantava desde a infância, e costumava contar:

"Quando eu era criança, meu pai chamava amigos e companheiros e me colocava sobre uma cadeira para que eu cantasse. Ser cantor era um sonho de criança que apenas em 1961 tornou-se realidade. Eu era taxista e costumava cantar enquanto dirigia. Numa dessas corridas um passageiro e cantor chamado Nerino Silva gostou de minha voz e me levou para fazer um teste na TV Tupi. Cantei, e o Cassiano Gabus Mendes que na época era diretor artístico da emissora, gostou da minha voz e me contratou para a Rádio e a TV Tupi."

Em 1964 gravou a música "Baile da Saudade" que marcou sua carreira e bateu recordes de vendas.


Na televisão, em 1966, Francisco Petrônio criou o programa "Baile da Saudade", apresentado na TV Paulista, aproveitando a boa receptividade da música que levava o mesmo nome. Posteriormente, passou por várias emissoras brasileiras, como TV Bandeirantes, TV Gazeta, com o programa "Trasmontano em Família", TV Cultura, com "Festa Baile", TV Record, com "O Grande Baile" e Rede Vida, com o programa "Cantando Com Francisco Petrônio".

Conhecido também como o "Rei do Baile da Saudade", Francisco Petrônio passou a realizar shows e bailes da saudade por todo o Brasil. Certa ocasião ele declarou:

"Continuo fazendo o que melhor sei fazer, ou seja, cantar. Até quando não sei, Deus é quem dirá. A única certeza que tenho é que estou aqui de passagem e preciso entoar meu cântico aos que gostam de me ouvir cantar!"

Em 46 anos de carreira, gravou cerca de 750 músicas e teve lançados 55 discos e CD´s, entre gravações solo, participações especiais e regravações.

Foi casado com Rosa Petrone, tiveram três filhos, José, Armando e Francisco Jr., e seis netos, Alessandro, Leandro, Thiago, Juliana, Camila e Rafaela.

Francisco Petrônio morreu na madrugada de sexta-feira, 19/01/2007, em São Paulo, SP. Ele estava internado desde domingo, 14/01/2007, no Hospital Santa Paula. A causa da morte foi uma Infecção Abdominal. Francisco Petrônio está sepultado no Cemitério do Araçá.

Fonte: Wikipédia

4 comentários:

  1. FRANCISCO PETRONE.Que saudades dele Ele esteve muitas vezes em minha cidade,e adorava os bailes e canções do Petrone.

    ResponderExcluir
  2. Alguém tem a foto do tumulo de Francisco Petrônio?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Eita desgraça...sempre com comentários estúpidos

      Excluir