Felipe Levy

PHILIPE LEVY
(69 anos)
Ator

* São Paulo, SP (12/12/1938)
+ São Paulo, SP (09/07/2008)

Descendente de franceses, Felipe Levy foi criado no município de São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Aos 19 anos de idade, Felipe Levy voltou a morar em São Paulo, iniciando-se na carreira artística.

Felipe Levy nunca se casou, mas teve um filho, Patrick, fruto de um relacionamento amoroso.

Na TV, Felipe Levy atuou em novelas e programas humorísticos, destacando-se as suas participações nos programas Os Trapalhões e Bronco, com Ronald Golias onde interpretava o personagem Salomão. No cinema, dentre dezenas de atuações, destacam-se suas participações em pornochanchadas e nos filmes de Amácio Mazzaropi. Se caracterizou por interpretar personagens judeus e estrangeiros. Atuou no cinema desde 1971.

Afastado do cinema e televisão desde o fim da década de 90, participou de algumas peças de teatro, e no final de sua carreira, demonstrava sinais de melancolia devido a idade, a problemas particulares e por ter sido esquecido após tantos anos de carreira.

Fumante crônico e com uma série de problemas circulatórios, faleceu no primeiro semestre de 2008 em sua residência de ataque cardíaco aos 69 anos. Sua morte não foi divulgada pela mídia, e ficou desconhecida de seus amigos artistas e do grande público por um longo período.

Fonte: Dramaturgia Brasileira - In Memoriam e Wikipedia

4 comentários:

  1. O Felipe Levy foi um tio para mim. Conhecia ele desde criança. Era muito amigo dos meus pais. Nos ultimos anos tentamos entrar em contato com ele, mas não tivemos sucesso. Eu e minha familia sentimos muito a sua falta. Um grande homem, um grande ator, e uma pessoa gigante de coração.
    Te amamos tio Felipe. Fique com Deus.
    Jack Fahrer

    ResponderExcluir
  2. Minha família é oriunda de São Sebastião (Bairro de São Francisco), Ilha Bela e Santos. O Felipe foi uma espécie de concunhado (ele namorava a irmã de minha noiva). Tivemos + ou - o mesmo trajeto artístico: teatro,dublagem,tv. Um cara bom de coração, bom de ética, bom de amizade...Que ele interceda por nós "os daqui debaixo"...

    ResponderExcluir
  3. Um ator excelente, mas que foi sub-aproveitado no Brasil. Se fosse nos EUA...

    ResponderExcluir
  4. Uma pena que foi esquecido pela midia. Foi um grande ator.

    ResponderExcluir