Dorival Caymmi

DORIVAL CAYMMI
(94 anos)
Cantor, Compositor, Violonista e Pintor

* Salvador, BA (30/04/1914)
+ Rio de Janeiro, RJ (16/08/2008)

Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica. Poeta popular, compôs obras como "Saudade de Bahia", "Samba da Minha Terra", "Doralice", "Marina", "Modinha Para Gabriela", "Maracangalha", "Saudade de Itapuã", "O Dengo Que a Nega Tem", "Rosa Morena".

Filho de Durval Henrique Caymmi e Aurelina Soares Caymmi, era casado com Adelaide Tostes, a cantora Stella Maris. Todos os seus três filhos são também cantores: Dori Caymmi, Danilo Caymmi e Nana Caymmi.

Dorival Caymmi era descendente de italianos pelo lado paterno, as gerações da Bahia começaram com o seu bisavô, que chegou ao Brasil para trabalhar no reparo do Elevador Lacerda e cujo nome era grafado Caimmi.

Dorival Caymmi na década de 50
Ainda criança, iniciou sua atividade como músico, ouvindo parentes ao piano. Seu pai era funcionário público e músico amador, tocava, além de piano, violão e bandolim. A mãe, dona de casa, mestiça de portugueses e africanos, cantava apenas no lar. Ouvindo o fonógrafo e depois a vitrola, cresceu sua vontade de compor.

Cantava, ainda menino, em um coro de igreja, como baixo-cantante. Com treze anos, interrompeu os estudos e começou a trabalhar em uma redação de jornal, O Imparcial, como auxiliar. Com o fechamento do jornal, em 1929, tornou-se vendedor de bebidas.

Em 1930 escreveu sua primeira música, "No Sertão", e aos vinte anos estreou como cantor e violonista em programas da Rádio Clube da Bahia. Já em 1935, passou a apresentar o musical "Caymmi e Suas Canções Praieiras".

Com 22 anos, venceu, como compositor, o concurso de músicas de carnaval com o samba "A Bahia Também Dá". Gilberto Martins, um diretor da Rádio Clube da Bahia, o incentivou a seguir uma carreira no sul do país.


Em abril de 1938, aos 23 anos, Dorival Caymmi, viajou de Ita (navio que cruzava o norte até o sul do Brasil) à cidade do Rio de Janeiro para conseguir um emprego como jornalista e realizar o curso preparatório de Direito. Com a ajuda de parentes e amigos, fez alguns pequenos trabalhos na imprensa, exercendo a profissão no jornal Diários Associados. Ainda assim, continuava a compor e a cantar. Conheceu, nessa época, Carlos Lacerda e Samuel Wainer.

Foi apresentado ao diretor da Rádio Tupi, e, em 24 de junho de 1938, estreou na rádio cantando duas composições, embora ainda sem contrato. Saiu-se bem como calouro e iniciou a cantar dois dias por semana, além de participar do programa "Dragão da Rua Larga". Neste programa, interpretou "O Que é Que a Baiana Tem", composta em 1938. Com a canção, fez com que Carmen Miranda tivesse uma carreira no exterior, a partir do filme "Banana da Terra" (1938).

Sua obra invoca principalmente a tragédia de negros e pescadores da Bahia: "O Mar", "História de Pescadores", "É Doce Morrer no Mar", "A Jangada Voltou Só", "Canoeiro", "Pescaria", entre outras.

Filho de santo de Mãe Menininha do Gantois, para quem escreveu em 1972 a canção em sua homenagem, "Oração de Mãe Menininha", gravado por grandes nomes como Gal Costa e Maria Bethânia.


Morte

Dorival Caymmi morreu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos, em sua casa, em Copacabana. às 06:00 hs, vítima de Insuficiência Renal e Falência Múltipla dos Órgãos em consequência de um Câncer Renal que possuía há 9 anos. Permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Viveu muito e bem! Esse não queria saber da fadiga, rsss. Me lembro do Jô Soares dizer que era uma frustação para ele, nunca ter conseguido fazer Dorival Caymmi deixar sua rede na Bahia, para ser entrevistado em seu programa. A música que mais gosto dele, só poderia ser a que tem o nome da minha filha, "Marina". Ele teve muita influência no que se tornou Carmem Miranda.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Encontrei esse blog enquanto procurava assuntos relacionados à Dorival Caymmi. Muito interessante a postagem!
    Abraços,
    Lu Oliveira
    www.luoliveiraoficial.com.br

    ResponderExcluir