Luiz Paulo Horta

LUIZ PAULO DE ALENCAR PARREIRAS HORTA
(69 anos)
Jornalista, Escritor e Crítico

* Rio de Janeiro, RJ (14/08/1943)
+ Rio de Janeiro, RJ (03/08/2013)

Luiz Paulo de Alencar Parreiras Horta foi um jornalista brasileiro. Fez crítica musical erudita para o jornal O Globo.

Em 1983 publicou seu primeiro livro, "Caderno de Música", e em seguida editou o "Dicionário de Música Zahar".

Luiz Paulo Horta comandou ainda um grupo de estudos bíblicos na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e foi membro da Comissão Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Crítico e autor de livros sobre música clássica e teologia, Luiz Paulo Horta recentemente escreveu o livro "A Bíblia: Um Diário de Leitura".

No fim da década de 80, Luiz Paulo Horta fundou e dirigiu a seção de música do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O jornalista também era pianista.

O escritor era colunista do jornal O Globo e acompanhou de perto a Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa Francisco ao Brasil.

Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 21/08/2008, ocupando a cadeira 23, cujo patrono é José de Alencar e sucedendo à escritora Zélia Gattai. O primeiro ocupante da cadeira 23 foi Machado de Assis idealizador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.


Morte

Luiz Paulo Horta morreu no Rio de Janeiro na manhã de sábado, 03/08/2013. Luiz Paulo Horta tinha 69 anos e sofreu um infarto durante a madrugada em sua casa em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Indicação: Miguel Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!