DOMINGOS MONTAGNER
(54 anos)
Ator, Palhaço, Artista Circense, Teatrólogo e Empresário
☼ São Paulo, SP (26/02/1962)
┼ Canindé de São Francisco, SE (15/09/2016)
Domingos Montagner foi um ator, palhaço, artista circense, teatrólogo e empresário brasileiro nascido em São Paulo, SP, no dia 26/02/1962.
Domingos Montagner nasceu no bairro paulistano do Tatuapé numa família descendentes de italianos.
Domingos Montagner Iniciou sua carreira em teatros e circos, através do curso de interpretação de Myriam Muniz, e no Circo Escola Picadeiro conheceu as técnicas e o vocabulário que o conduziram para o circo e a arte popular.
Com Fernando Sampaio, formou em 1997 o Grupo La Mínima, que possui 12 espetáculos em repertório. "A Noite dos Palhaços Mudos", de 2008, lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator.
Em 2003, com mais oito artistas, criou o Circo Zanni, do qual é diretor artístico.
Sua estreia na televisão aconteceu com o seriado "Mothern", no canal GNT. Na TV Globo, suas primeiras participações foram no programa "Força Tarefa" (2009) e nas séries "A Cura" (2010) e "Divã" (2011).
Em 2011, atuou em sua primeira novela, "Cordel Encantado", pela qual recebeu os prêmios Contigo e Melhores do Ano do programa "Domingão do Faustão", ambos na categoria Ator Revelação.
Em 2012, protagonizou a minissérie "Brado Retumbante", de Euclydes Marinho, vivendo o presidente Paulo Ventura, pela qual recebeu o prêmio Contigo na categoria de Melhor Ator de Série / Minissérie. Também em 2012, o artista atuou na novela "Salve Jorge", de Glória Perez. Estreou no cinema no mesmo ano, com uma participação especial no longa "Gonzaga - de Pai Pra Filho", de Breno Silveira.
Em 2013, Domingos Montagner foi escalado para a novela das 18h00, "Joia Rara", de Thelma Guedes e Duca Rachid.
Em 2015, interpretou Miguel, o protagonista da novela "Sete Vidas", de Lícia Manzo, e em seguida deu vida ao delegado Espinosa na série "Romance Policial - Espinosa". A adaptação do livro "Uma Janela em Copacabana", de Luiz Alfredo Garcia Roza, foi ao ar no canal GNT, com direção geral de José Henrique Fonseca. No mesmo ano, Domingos Montagner participou dos longas-metragens "Vidas Partidas" (Marcos Schechtman), "De Onde Te Vejo" (Luiz Villaça) e "O Outro Lado do Vento" (Walter Lima Jr.), que entram em cartaz em 2016.
Atualmente, Domingos Montagner estava no elenco de "Velho Chico", novela de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Luiz Fernando Carvalho.
Circo
O Circo Zanni, do qual Domingos Montagner era diretor artístico e um dos nove sócios, estreou no verão de 2004, em Boiçucanga, litoral norte de São Paulo, após dez meses de preparação e busca de recursos para adquirir sua própria lona e estrutura.
Hoje a companhia acumula um total de 26 temporadas - em estados como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás e Santa Catarina -, tendo superado a marca de 130 mil espectadores. Participou de Festivais de Circo no Brasil e no exterior, ganhou Prêmios de Estímulo e Fomento à Cultura e patrocínios por meio da Lei Federal Rouanet de Incentivo à Cultura.
Recentemente, foi eleito o melhor circo de São Paulo na edição especial "O Melhor de São Paulo" da Revista Época e, este ano de 2016, foi uma das atrações do 1º Festival Internacional de Circo de Buenos Aires, na Argentina.
Domingos Montagner e Fernando Sampaio são os fundadores do Circo Zanni, que busca revitalizar a importância dos circos de pequeno e médio porte na vida cultural das cidades.
Teatro
Domingos Montagner e Fernando Sampaio conheceram-se em 1989, no Circo Escola Picadeiro em São Paulo, onde iniciaram a dupla de palhaços. Ali criaram e levaram às ruas, reprises, entradas e outros números circenses, desenvolvidos sob a orientação do mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino.
Em 1997, criaram o Grupo LaMínima, que estreou com o espetáculo "LaMínima Cia. de Ballet", baseada no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. Desde então, a arte do circo e do palhaço, conduziram o trabalho da dupla, em espetáculos de rua e sala, que percorreram, nestes 15 anos dezenas de festivais e temporadas nacionais e internacionais.
Dentre os principais prêmios recebidos pelo LaMínima estão dois APCA: Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil, por "Piratas do Tietê - O Filme" e Melhor Espetáculo com Técnicas Circenses, por "À La Carte"; Prêmio Coca-Cola FEMSA na Categoria de Melhor Espetáculo Jovem de 2003 por "Piratas do Tietê - O Filme".
A Noite dos Palhaços Mudos recebeu em 2008 os prêmios Shell de Teatro SP - Melhor Ator para Domingos Montagner e Fernando Sampaio, Cooperativa Paulista de Teatro de Melhor Espetáculo de Sala Convencional e Melhor Elenco.
Morte
Domingos Montagner desapareceu na quinta-feira, 15/09/2016, depois de mergulhar no Rio São Francisco, na região de Canindé de São Francisco, divisa com Alagoas e Sergipe. Ele estava de folga junto com uma colega, mergulhou e foi levado pela correnteza. A colega em questão era a atriz Camila Pitanga e ela entrou na água junto com Domingos Montagner.
De acordo com a colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo", Camila Pitanga também mergulhou, mas conseguiu segurar em uma pedra para não ser arrastada pela correnteza.
"A Camila está transtornada. Ela contou que os dois estavam de folga e foram dar um mergulho para se despedir do rio. A correnteza começou a puxá-lo. Domingos lutou, mas acabou afundando e não emergiu mais. Camila foi mais ágil, nadou e se agarrou a uma pedra. Todas as forças do estado de Sergipe trabalharam nas buscas."
As buscas para encontrar Domingos Montagner contaram com 2 helicópteros, 2 lanchas e vários pescadores locais.
O corpo de Domingos Montagner foi encontrado na na quinta-feira, 15/09/2016, no Rio São Francisco, informaram as autoridades de Canindé de São Francisco, na divisa entre Sergipe e Alagoas. Ele deixa a mulher, Luciana Lima, e três filhos.
Segundo relatos iniciais, o ator gravou cenas da novela pela manhã e, no início da tarde, estava em momento de lazer. Depois do almoço, mergulhou no Rio São Francisco ao lado da atriz Camila Pitanga. Eles teriam nadado até um conjunto de rochas, o que exigiu fisicamente dos atores. Camila Pitanga conseguiu chegar às rochas, mas o ator, não.
Em "Velho Chico", seu personagem, Santo, chegou a desaparecer nas águas do Rio São Francisco, após levar três tiros em um atentado. A população da cidade se mobilizou, então, para encontrá-lo, com receio que ele tivesse se afogado. Mas Santo foi salvo por um pajé de uma tribo indígena.
Trabalhos
Televisão
- 2008 - Mothern ... João
- 2010 - Força Tarefa ... Cabo Moacyr
- 2010 - A Cura ... Pai de Ezequiel
- 2011 - Divã ... Carlos Alencar
- 2011 - Cordel Encantado ... Capitão Herculano Araújo
- 2012 - O Brado Retumbante ... Paulo Ventura
- 2012 - Salve Jorge ... Zyah
- 2012 - Gonzaga - De Pai pra Filho ... Coronel Raimundo
- 2013 - Jóia Rara ... Raimundo Fonseca (Mundo)
- 2015 - Sete Vidas ... João Miguel Oliveira Sanches
- 2015 - Romance Policial - Espinosa ... Espinosa
- 2016 - Velho Chico ... Santo dos Anjos
Cinema
- 2009 - Paredes Nuas
- 2012 - A Noite dos Palhaços Mudos ... Palhaço
- 2014 - A Grande Vitória ... César Trombini
- 2014 - Tarja Branca - A Revolução Que Faltava
- 2015 - Através da Sombra ... Afonso
- 2016 - De Onde Eu Te Vejo ... Fábio
- 2016 - Um Namorado Para Minha Mulher ... Corvo
- 2016 - Vidas Partidas ... Raul
- 2016 - O Rei das Manhãs ... Palhaço
Teatro
- 2001 - À La Carte
- 2003 - Piratas do Tietê, O Filme
- 2006 - Feia - Uma Comédia Circense
- 2007 - Reprise
- 2008 - A Noite dos Palhaços Mudos
- 2012 - Mistero Buffo
- 2016 - Mistero Buffo
Prêmios e Indicações
- 2011 - Prêmio Extra de Televisão - "Cordel Encantado" (Revelação Masculina - Indicado)
- 2011 - Melhores do Ano - Melhor Ator Revelação - "Cordel Encantando" (Venceu)
- 2011 - Prêmio Quem de Televisão - Melhor Ator Coadjuvante - "Cordel Encantado" (Indicado)
- 2012 - Prêmio Contigo! de TV - Revelação da TV (Venceu)
- 2013 - Prêmio Contigo! de TV - Melhor Ator de Série ou Minissérie - "O Brado Retumbante" (Venceu)
- 2013 - Prêmio Quem de Televisão - Melhor Ator - "Salve Jorge" (Indicado )
- 2015 - Troféu APCA - Melhor Ator - "Sete Vidas" (Indicado)
Fonte: Domingos Montagner, Wikipédia, Pure People e IstoÉ
Indicação: Soraya Veras, Sônia Moura e Miguel Sampaio
Vai fazer muita falta bom ator!!!
ResponderExcluirMuita !
ResponderExcluirGrande Ator, Palhaço, Artista Circense e um grande homem, gostei muito do trabalho em "Cordel Encantado", "Salve Jorge", "Sete Vidas", "Velho Chico" nem se fala, dispensa comentários a sua atuação. Foi muito trágico o incidente, fiquei entristecido com o que aconteceu, assim como a colega de cena "Camila Pitanga". Uma pena que se foi tão cedo, só nos resta lembranças desse grande ser humano.
ResponderExcluir