Rossini Pinto

ROSSINI PINTO
(48 anos)
Cantor, Compositor, Produtor Musical e Jornalista

☼ Ponte de Itabapoana, ES (24/01/1937)
┼ Rio de Janeiro, RJ (25/06/1985)

Rossini Pinto foi um dos mais importantes nomes da Jovem Guarda, ajudou a consagrar vários dos artistas do movimento, entre os quais Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com composições próprias e versões em português do rock britânico e americano.

Natural do Espírito Santo, mudou-se para o Rio de Janeiro em meados da década de 50.

Em 1955, trabalhava como repórter do diário esportivo Jornal dos Sports e do matutino Correio da Manhã. Começou sua carreira musical por acaso, em 1960, ao musicar o poema "Convite de Amor", do então Presidente da República, Jânio Quadros. Desde então, passou a ser solicitado por gravadoras.

Rossini Pinto acabou assinando contrato com a Copacabana Discos e em 1961 lançou seu primeiro disco com as canções "Rock Presidencial", de sua autoria, e "Vamos Brincar de Amor?", de Vadico e Herberto Sales.

Como intérprete, seus maiores sucessos foram "Voa Passarinho", "Viu No Que Deu?", ambas de sua autoria e de Fernando Costa, e Ford de Bigode (Ivanildo Teixeira e Paulo Brunner), esta última gravada com Renato e Seus Blue Caps. "Amor e Desprezo" de sua autoria, gravada no disco "As 14 Mais de 1963", é uma de suas músicas mais tocadas até hoje.

Em 1961, Alventino Cavalcanti gravou pela Columbia a marcha "No Tempo da Vovó", parceria com João Rosa e o próprio Alventino Cavalcanti.

Em 1963 teve o bolero "Se Tu Gostasses de Mim", com Fernando Costa gravado por Silvinho na Philips.

Como compositor ganhou prestígio quando Roberto Carlos passou a gravar várias de suas composições, destacando-se os sucessos "O Leão Está Solto Nas Ruas", em 1964, "Eu Te Adoro, Meu Amor", no ano seguinte, "Parei, Olhei" e "Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim", ambas em 1966. Ainda em 1964, Wanderléa gravou "Sem Amor Ninguém Vive".


Teve também composições gravadas pelos Golden Boys, Agostinho dos Santos e Emilinha Borba, que em 1962 gravou "Me Leva Pro Céu".

Também ficou conhecido como um dos maiores compositores de versões de músicas estrangeiras no Brasil, só sendo suplantado por Fred Jorge nesse gênero, com destaque para as versões de "Michele" e "Yesterday", ambas de John Lennon e Paul McCartney.

Em 1967, transferiu-se para a Odeon, selo pelo qual lançou o LP "Montanha do Amor", e também passou a atuar como produtor fonográfico. No mesmo ano, Erasmo Carlos gravou de sua autoria e Roberto Correia, "Não Vivo Sem Você".

Em 1969, Renato e Seus Blue Caps gravaram de sua autoria "Foi Mentira" e Wanderley Cardoso, "Se Ela Voltar", parceria com Roberto Correia.

Em 1972 retornou à CBS para exercer a função de produtor de intérpretes como Odair José, Núbia Lafayette, Luís Carlos Magno e Ari Cordovil. Neste ano teve a música "Mata-me Depressa", gravada por Wanderléa.

Em 1973 compôs, com Renato Barros, "Se Você Soubesse", gravada no mesmo ano pelo conjunto Renato e Seus Blue Caps.

Por problemas de saúde saiu da gravadora e veio a falecer no Rio de Janeiro, no dia 25/06/1985.

No fim de 2010, teve a sua música  "Eu Te Adoro Meu Amor" cantada na voz de Paula Fernandes e Roberto Carlos, em show para 1 milhão de pessoas na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O show, que foi o tradicional Especial de Fim de Ano de Roberto Carlos promovido pela TV Globo, também comemorou 50 anos de carreira de Roberto Carlos.

Um comentário:

  1. GRANDE PRODUTOR/ COMPOSITOR E VERSIONISTA SUAS MUSICAS SÃO VERDADEIRAS POESIAS /
    ALGUEM NA MULTIDÃO - 1966 - E VERSÃO MAR DE RO
    SAS - 1970 SÃO VERDADEIROS POEMAS TAMBEM FOI ES
    QUECIDO PELA MIDIA - HOJE TEM UMA RUA PUBLICA
    NA CIDADE DE PIRACICABA - SP. POR SUGESTÃO MINHA
    E DE UM AMIGO QUE LEVOU O PROJETO AO VEREADOR
    ANTONIO LONGANTO NO QUAL VIROU LEI EM SUA HOME
    NAGEM ELE MERECE. INFELIZMENTE SEUS RESTOS MORTAIS
    FORAM RETIRADOS DO JAZIGO NO JARDIM DA SAUDADE SULACAP NO
    RIO FOR FALTA DE PAGAMENTO NA MANUTENÇÃO.

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!