Fred Jorge

FUED JORGE JABUR
(70 anos)
Compositor, Novelista, Produtor de TV

* Tietê, SP (31/05/1924)
+ Tietê, SP (20/10/1994)

Fued Jorge Jabur, conhecido pelo pseudônimo de Fred Jorge, nasceu em Tietê, SP.  

Depois de formar-se no curso normal, mudou-se para São Paulo, a fim de iniciar sua carreira, e ingressou na Rádio São Paulo, onde em pouco tempo se firmou como novelista, gênero que estava em início e publicou, naquele tempo fantasias denominadas Cartas de Amor, obra com 4 volumes.

Viajou para os Estados Unidos por um ano. Retornou a São Paulo, "versionista" da música moderna americana, traduzindo para o português os grandes sucessos musicais dedicados a juventude.  Foi produtor de televisão do canal 7 Rádio Record e detentor do prêmio Roquette Pinto como melhor novelista de 1964.  

Foi também jornalista, tendo vários livros publicados na série popular, destacando-se Vida de São Judas Tadeu e Vida de ArigóTambém atuou como compositor sendo o autor de uma das músicas que mais fez sucesso em 1970, gravada pelo Rei  Roberto Carlos , intitulada A Palavra Adeus

Fred Jorge trabalhou na Rádio Capital como produtor executivo, transferindo-se depois para a CBS. Escreveu mais de 100 músicas, incluindo versões, adptações e composições. Algumas de suas músicas são: Estúpido Cupido e Lacinhos Côr-de-Rosa gravadas por Celly Campello, Diana gravada por Carlos Gonzaga e Todos os Meus Rumos gravada por  Roberto Carlos.

No final de sua vida, retornou à cidade onde nascera, vivendo pobremente na mesma casa em que vira a luz. A Revista Veja chegou a comentar o fato de que um recordista da autoria de discos e livros vivesse de parcos rendimentos do INSS e nenhum direito autoral.

Faleceu em 20 de outubro de 1994, mas será sempre lembrado como um patrimônio da Jovem Guarda, com suas versões e composições que projetaram o Brasil, em várias partes do mundo. De Tietê, o admirável Fred Jorge, levou o respeito e o carinho de todos aqueles que sempre acompanharam com orgulho sua trajetória de vida.

Em sua homenagem a cidade de Tietê celebra, anualmente, um dia.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. MAIOR VERSIONISTA DA MUSICA JOVEM - A VERSÃO DE DIANA - 1958 - FOI A PRIMEIRA MUSICA JOVEM A VENDER
    UM MILHÃO DE COPIAS EM 78 RPM. OS PRIMORDIOS DA MUSICA TODOS GRAVARAM SUAS VERSOES SERGIO MURILO -
    OS IRMÃOS CAMPELLO - CARLOS GONZAGA E DEMETRIUS.ETC.ETC, ESTUPIDO CUPIDO - BANHO DE LUA -
    BROTO ESTARÃO SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES.

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!