Nelson Gonçalves

ANTÔNIO GONÇALVES SOBRAL
(78 anos)
Cantor

* Santana do Livramento, RS (21/06/1919)
+ Rio de Janeiro, RJ (18/04/1998)

Segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 75 milhões de copias vendidas, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões. Seu maior sucesso foi a canção "A Volta Do Boêmio".

Nasceu no Rio Grande do Sul, m Seus pais eram portugueses e, logo após seu nascimento, transferiram-se para São Paulo, passando a residir no bairro do Brás. Quando criança, era levado para praças e feiras pelo seu pai, que fazendo-se de cego, tocava violino, enquanto ele cantava.

Na adolescência, empregou-se como garçom no bar de seu irmão, situado na Avenida São João, passando a partir de então a frequentar bares de boêmios e músicos.

Aos 16 anos, tornou-se lutador de boxe na categoria de peso-médio. Dois anos mais tarde, tentou a sorte como cantor, num programa de calouros apresentado por Aurélio Campos, na Rádio Tupi de São Paulo, tendo sido reprovado. Numa nova tentativa realizada na semana seguinte, conseguiu ser contratado para o programa.

Mesmo com o apelido de "Metralha", por causa da gagueira, decidiu ser cantor. Em uma de suas primeiras bandas, teve como baterista Joaquim Silva Torres. Foi reprovado duas vezes no programa de calouros de Aurélio Campos. Finalmente foi admitido na rádio PRA-5, mas dispensado logo depois, em 1939.

Nesta época, casou-se com Elvira Molla e com ela teve dois filhos.

Seguiu para o Rio de Janeiro em 1939, onde trilhou mais uma vez o caminho dos programas de calouros. Foi reprovado novamente na maioria deles, inclusive no de Ary Barroso, que o aconselhou a desistir. Finalmente, em 1941, conseguiu gravar um disco de 78 rotações, que foi bem recebido pelo público. Passou a crooner do Cassino Copacabana, do Hotel Copacabana Palace, e assinou contrato com a Rádio Mayrink Veiga, iniciando uma carreira de ídolo do rádio nas décadas de 40 e 50, da escola dos grandes, discípulo de Orlando Silva e Francisco Alves.

Alguns de seus grandes sucessos dos anos 40 foram "Maria Bethânia" (Capiba), "Normalista" (Benedito Lacerda e David Nasser), "Caminhemos" (Herivelto Martins), "Renúncia" (Roberto Martins e Mário Rossi) e muitos outros. Maiores ainda foram os êxitos na década de 50, que incluem "Última Seresta" (Adelino Moreira e Sebastião Santana), "Meu Vício É Você" e a emblemática "A Volta do Boêmio", ambas de Adelino Moreira.

Na década de 50, além de shows em todo o Brasil, chegou a se apresentar em países como Uruguai, Argentina e Estados Unidos, no Radio City Music Hall.

Em 1952, casou-se com Lourdinha Bittencourt, substituta de Dalva de Oliveira no Trio de Ouro. O casamento durou até 1959.

Em 1965, casou-se novamente com Maria Luiza da Silva Ramos, com quem teve dois filhos, Ricardo da Silva Ramos Gonçalves e Maria das Graças da Silva Ramos Gonçalves. A caçula tem seu apelido no refrão da música "Até 2001" (É no Gogó Gugu).

Em 1958 se envolveu no mundo das drogas com a cocaína, tendo sido preso em flagrante em 1965 sob a acusação de tráfico, e passado um mês na casa de detenção, o que lhe trouxe problemas pessoais e profissionais. Foi absolvido em julgamento. Superada a crise, lançou o disco "A Volta Do Boêmio Nº 1", um grande sucesso.

Após abandonar o vício com o apoio de sua mulher, retomou uma carreira bem sucedida.

Continuou gravando regularmente nos anos 70, 80 e 90, reafirmado a posição entre os recordistas nacionais de vendas de discos. Além dos eternos antigos sucessos, Nelson Gonçalves sempre se manteve atento a novos compositores, e chegou a gravar as canções "Simples Carinho" (Ângela Rô Rô), "Nada Por Mim" (Kid Abelha), "Ainda É Cedo" (Legião Urbana) e "Como Uma Onda" (Lulu Santos (Como uma Onda).

Ganhador de um Prêmio Nipper da RCA Victor, dado aos que permanecem muito tempo na gravadora, sendo somente Elvis Presley o outro agraciado. Durante sua carreira, gravou mais de duas mil canções, 183 discos em 78 rpm, 128 álbuns, vendeu cerca de 78 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina.

Nelson Gonçalves morreu vítima de um Infarto Agudo do Miocárdio no apartamento de sua filha Margareth, no Rio de Janeiro.


Dramatizações

A vida de Nelson Gonçalves teve sua biografia dramatizada nas seguintes obras: Na década de 90, foi encenado nas principais capitais do país o musical "Metralha". Em 2001 foi lançado o documentário "Nelson Gonçalves", contando a sua trajetória, com direção de Elizeu Ewald e protagonizado por Alexandre Borges e Júlia Lemmertz, e tendo a sua filha Margareth Gonçalves como produtora executiva.

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #NelsonGoncalves

6 comentários:

  1. Apesar de dar forte cabeçadas na vida, inegavelmente está entre as tres grandes vozes da MPB de todos os tempos, junto com Francisco Alves e Orlando Silva.

    ResponderExcluir
  2. O "Frank Sinatra brasileiro". Seu timbre de voz continua insuperável. No Brasil, ainda não apareceu ninguém da sua estirpe.

    ResponderExcluir
  3. Um Dos Maiores Nome da Nossa Musica Popular Brasileira um dos 3 Tres Campeão de Venda.Fui o Primeiro a ser informado da sua morte por telefone O Comunicador Cirilo Reis informou em primeira mão para todo Brasil apos a minha informação.Nos deixou ha 16 anos.

    ResponderExcluir
  4. Esse Gaucho de voz grave se ainda hoje é muito tocadas as suas musicas, Nelson Gonçalves tive a oportunidade de ir ao show seu no Clube primeiro de Maio aqui na cidade que moro .........foi um grande interprete da musica

    ResponderExcluir
  5. Eu desde a muito anos, sempre que converso com amigos a respeito de musica e vozes excepcionais, eu cito Nelson Gonçalves, e acrescento que se ele teve algum senão em sua vida, foi ter nascido no Brasil. Pois se tivesse nascido nos Estados Unidos, seria eternamente considerado como o Rei da voz. Não sobraria nem para Frank Sinatra. O dó!!!

    ResponderExcluir