Helena Jobim

HELENA ISAURA DE ALMEIDA JOBIM
(84 anos)
Escritora

☼ Rio de Janeiro, RJ (27/02/1931)
┼ Belo Horizonte, MG (13/09/2015)

Helena Isaura Brasileiro de Almeida Jobim foi uma escritora brasileira nascida no Rio de Janeiro no dia 27/02/1931. Ela era irmã do cantor, compositor, maestro, pianista, arranjador e violonista, Tom Jobim.

Estudou Criatividade Literária e Literatura Brasileira e Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Estreou na literatura em 1968, com o romance "A Chave do Poço do Abismo", escrito a quatro mãos com Vânia Reis e Silva.

Sua "Trilogia do Assombro" foi adaptada para o cinema pelo diretor Marco Altberg, em 1986, no filme "Fonte da Saudade".

Em 1997, escreveu "Antonio Carlos Jobim, Um Homem Iluminado", biografia de seu irmão Tom Jobim.

Sua vida e obra são temas de um documentário do diretor mineiro Ernane Alves, com previsão de lançamento em 2016. O longa-metragem "Helena" é produzido pela Portraits Factory Filmes LTDA. Atores, como Bruno Gagliasso, Deborah Seco e Sandy Leah, interpretam poemas e trechos dos livros da irmã de Helena Jobim, com trilha sonora original que será produzida pelo músico Lucas Lima.

Helena Jobim chegou a lançar dez livros e 1 CD-Book, que contém 33 poemas interpretados por ela, com trilha sonora original da obra "Jobim Sinfônico", de Tom Jobim. O CD-Book intitulado "Areia no Tempo" foi projetado pelo jornalista e escritor mineiro Jorge Fernando dos Santos. Amigo pessoal da escritora, ele lamenta sua morte.

"Nos encontrávamos quinzenalmente, para conversar e cantar a vida. Os saraus eram na minha casa ou na casa dele, sempre rodeados de amigos. Helena era uma grande escritora. Tenho todos os seus livros autografados e penso que o Brasil perdeu uma grande autora. Vai fazer muita falta nas nossas vidas!"

Morte

Helena Isaura Brasileiro de Almeida Jobim, morreu na noite de domingo, 13/09/2015, em Belo Horizonte, MG, onde morava desde 2000. Ela sofria de mal de Alzheimer e estava internada no Hospital Felício Rocho há cinco dias por problemas nos rins, que foi a causa da morte

De acordo com a filha, Sônia Albano Feitosa, a doença estava em grau avançado e, nos últimos meses, Helena só reconhecia os familiares mais próximos. A única irmã de Tom Jobim deixou a filha, dois netos e uma bisneta.

O velório foi realizado na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. O corpo de Helena Jobim foi sepultado na tarde de segunda-feira, 14/09/2015, no Cemitério da Paz, Região Noroeste de Belo Horizonte.

Obras
  • 1968 - A Chave Do Poço Do Abismo (Editora O)
  • 1974 - Clareza 5 (Mitavaí)
  • 1981 - Trilogia Do Assombro (José Olympio)
  • 1985 - Os Lábios Brancos do Medo (Mitavaí)
  • 1990 - Verão De Tigres (Rio Fundo)
  • 1996 - Antonio Carlos Jobim, Um Homem Iluminado (Nova Fronteira)
  • 2000 - Pressinto Os Anjos Que Me Perseguem (Record)
  • 2001 - Recados Da Lua (Record)

Fonte: WikipédiaG1 e Hoje Em Dia
Indicação: Miguel Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!