Gaúcho da Copa

CLÓVIS ACOSTA FERNANDES
(60 anos)
Corretor de Imóveis e Figura Pública

☼ (04/10/1954)
┼ Porto Alegre, RS (16/09/2015)

Clóvis Acosta Fernandes mais conhecido pelo apelido de Gaúcho da Copa, era o "12º Jogador Brasileiro". Ele era conhecido como um dos mais fanáticos torcedores da Seleção Brasileira. Acompanhava a Seleção Brasileira desde 1990, no Mundial da Itália, mas ficou famoso na conquista do pentacampeonato da Coreia do Sul e Japão. Sempre com a taça da Copa do Mundo nas mãos e um bigode volumoso, o Gaúcho da Copa chamava a atenção e representava a Seleção Brasileira por onde passava.

Ele começou sua paixão pela Seleção Brasileira desde que viu uma partida da Copa do Mundo de 1970 no México pela televisão. Desde então o Gaúcho da Copa sentiu o fanatismo crescer e sonho de poder assistir os jogos da Copa do Mundo. Ele realizou esse sonho na Copa do Mundo de 1990, na Itália. Desde então o Gaúcho da Copa se tornou famoso, aparecendo nas telas com seu chapéu e adornos gaúchos, que se tornaram sua marca registrada.

"Aí quando eu vi a Copa do Mundo de 1970 pela televisão, aquele show de futebol, aquela bela Copa, tudo aquilo que nós podemos ver... aquilo ali fez com que eu me apaixonasse mais. E ali eu fiz uma promessa entendeu? A promessa de que um dia eu estaria numa Copa do Mundo!"
"... e aí eu fui para a Itália. Cheguei lá um mês antes da competição, fiz amizades, fui vendo como a Copa se movimentava, como é que era aquela paixão, fui conhecendo outras pessoas que tinham outras Copas do Mundo. E quando eu voltei, com a derrota pra Argentina, eu voltei apaixonado, eu voltei viciado!"



Clóvis Acosta Fernandes também fundou um grupo de apoio chamado "Gaucho Cup" e convidou seus amigos participar do grupo. Desta forma eles sempre iam juntos assistir vários eventos como a Copa das Confederações, Copa América e os Jogos Olímpicos. Por isso, ele foi apelidado de "O 12º Jogador Brasil".

O Gaúcho da Copa foi uma das testemunhas oculares quando a Seleção Brasileira venceu a Copa do Mundo pela quinta vez na Coréia do Sul e Japão em 2002. Desde então, ele tornou-se atenção da mídia em todo o mundo. O Gaúcho da Copa, juntamente com uma réplica do troféu, passaram a ser presença nos jogos da Copa do Mundo, e na Alemanha, em 2006 lá estava ele outra vez.

Para ser capaz de ver os jogos onde atuava a Seleção Brasileira, o Gaúcho da Copa passou a ser financiado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em uma entrevista, ele disse que foi enviado para popularizar a cultura gaúcha. Ele já visitou mais de 60 países para assistir mais de 150 jogos da Seleção Brasileira.

"Os jogos com a Seleção Brasileira, no último jogo agora, eu completei 158 jogos. A FIFA diz que na Copa passada, essa no Brasil, que eu era o 12º jogador. E se eu sou o 12º jogador, quer dizer, eu estive na reserva todo esse tempo não é? Então com 158 jogos eu sou o recordista. Porque quem mais vestiu essa camisa foi o Cafu, na história da Seleção Brasileira que vestiu 150 vezes. E eu tô aí tentando aumentar esse número!"

O Gaúcho da Copa tem em seu curriculum, 7 Copas do Mundo, 7 Copas América, 4 Copas das Confederações e 1 Olimpíada. Já conheceu mais de 60 países e assistiu a 158 jogos do Brasil. Ele brincava dizendo que havia batido o recorde de Cafu, o jogador que mais atuou pela Seleção Brasileira, em 150 jogos.

Morte

Clóvis Acosta Fernandes, o Gaúcho da Copa, morreu na madrugada de quarta-feira, 16/09/2015, em Porto Alegre, RS, aos 60 anos. Ele lutava contra um câncer há nove anos. Estava internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, desde julho de 2015.

A morte foi confirmada pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia e também pela família na manhã de 16/09/2015. O velório ocorrerá às 16:00 hs, na Capela H do Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre.

Indicação: Fadinha Veras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!