Maria Julieta Drummond de Andrade

MARIA JULIETA DRUMMOND DE ANDRADE
(59 anos)
Cronista

* Belo Horizonte, MG (04/03/1928)
+ Rio de Janeiro, RJ (05/08/1987)

Maria Julieta, dedicada mãe de três filhos, mulher moderna e habilidosa na arte de escrever. Filha única do itabirano Carlos Drummond de Andrade e Dolores Dutra de Morais. Maria Julieta era a grade paixão de Carlos Drummond de Andrade. A cumplicidade existente entre os dois se explicava através de códigos, rapidamente interpretados por um e outro. Um grande amor enriquecido pela sensibilidade da poesia, vocação que ambos compartilhavam.

Maria Julieta e seu pai Carlos Drummond de Andrade

Suas Obras

Aos 17 anos, antes mesmo de ser escritora, lançou o que chamavam de novela: "A Busca", livro no qual relatou sua vida de adolescente, estudante de um colégio em regime de semi-internato mostrando, inclusive, seus sentimentos por ser filha única. Este livro teve a primeira edição esgotada e foi relançado. Trinta e cinco anos mais tarde, escreveu "Buquê de Alcachofras", o qual se formou pela seleção de crônicas editadas no Jornal O Globo desde novembro de 1977 até janeiro de 1980. Em ambas publicações Maria Julieta foi muito elogiada por grandes nomes da literatura Brasileira, dentre eles Rachel de Queiroz, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Fernando Sabino, Rubem Braga e Paulo Mendes Campos.

Infelizmente Julieta se limitou a apenas essas duas obras. Uma pena realmente, já que sua aptidão para escrever fazia juz ao sobrenome famoso que carregava.

Faleceu em 5 de agosto de 1987 devido a um Câncer Ósseo, doze dias antes de seu pai.

Fonte: Viva Itabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário