Amaro Cavalcanti

AMARO BEZERRA CAVALCANTI ¹
(72 anos)
Jurista e Político

* Caicó, RN (15/08/1849)
+ Rio de Janeiro, RJ (28/01/1922)

Foi Juiz da Corte Internacional de Justiça de Haia, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Procurador-Geral da República e um dos autores da Constituição Brasileira de 1891. Foi Ministro do Supremo Tribunal Federal a partir de 11 de maio de 1906, aposentando-se em 31 de dezembro de 1914.

Em 12 de janeiro de 1917, foi nomeado Prefeito da cidade do Rio de Janeiro quando esta ainda era o Distrito Federal. Governou de 15 de janeiro de 1917 a 15 de novembro de 1918, data em que foi nomeado Ministro da Fazenda pelo então presidente Delfim Moreira.

É o patrono da cadeira nove da Academia Norte-Riograndense de Letras. Seu nome batiza uma escola estadual no Largo do Machado, na cidade do Rio de Janeiro e uma avenida que liga os bairros cariocas do Méier e do Encantado.

Faleceu no Rio de Janeiro e foi sepultado no Cemitério São João Batista.

¹ Amaro Bezerra Cavalcanti, por vezes registrado como Amaro Cavalcanti Soares de Brito ou Amaro Bezerra Cavalcanti de Albuquerque

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!