Scarlet Moon

SCARLET MOON DE CHEVALIER
(62 anos)
Atriz, Escritora, Jornalista e Compositora

* (1950)
+ Rio de Janeiro, RJ (05/06/2013)

Scarlet Moon de Chavalier era uma personagem carioca que beirava o caricato. Humorada, inteligente, raciocínio rápido, a jornalista se divertia também no papel de escritora, compositora e atriz. Foi casada com dois personagens também badalados da noite carioca: o surfista Petit, consagrado como "Menino do Rio" e eternizado em música de Caetano Veloso, e Lulu Santos, a quem inspirou em várias canções. Lulu Santos chegou a fazer uma música com o nome da amada, que fez parte do álbum "Tempos Modernos".

Ao longo da carreira, Scarlet Moon trabalhou na TV e em jornais do Rio de Janeiro, além de lançar os livros "Dr. Roni e Mr. Quito", uma biografia de seu irmão falecido, Ronald de Chevalier, intitulado como um personagem popular da cena carioca, e "Areias Escaldantes". Desde 1996 assinava a coluna "Abalo", do caderno Zona Sul do jornal O Globo.

Durante 28 anos foi casada com o cantor Lulu Santos, de quem se separou em 2006. Scarlet Moon teve três filhos de relacionamentos anteriores: Gabriela, Christovam e TheodoraLulu Santos já tinha dito em entrevistas, que considerava os três como sendo seus próprios filhos.

Como atriz, Scarlet Moon chegou a atuar em dois episódios do extinto "Você Decide" e participou dos filmes "Até Que o Casamento Nos Separe" (1968), "Quando o Carnaval Chegar" (1972) e "Quilombo" (1984). Seu último trabalho foi em 2009, no documentário "Fumando Espero".

Scarlet Moon foi uma precursora da moda carioca que se tornou frequentar a Ipanema do Tropicalismo. Algumas figuras clássicas da geração que ficou conhecida "Pier" eram os surfistas e campeões Otávio Pacheco e Daniel Friedman, o "Menino do Rio" Petit, Gal Costa, Evandro Mesquita, André de Biase, Monique Evans, Caetano Veloso e Pepê.


Morte

Scarlet Moon morreu no início da madrugada de quarta-feira, 05/06/2013, no Rio de Janeiro, aos 62 anos.

Ela lutava contra uma doença degenerativa, a Síndrome de Shy-Drager, há três anos. Segundo familiares, Scarlet Moon estava em casa, não resistiu a uma parada cardiorrespiratória e morreu pouco depois da 00:00hs.

O corpo de Scarlet Moon será velado na manhã de quarta-feira, 05/06/2013, na capela 2 do Cemitério de São João Batista, no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro, e tem previsão de começar às 09:00hs. Depois o corpo deve ser cremado no Caju, na quinta-feira, 06/06/2013.

Lulu Santos, Amin Kader e Scarlet Moon
Síndrome de Shy-Drager

A Síndrome de Shy-Drager é um distúrbio degenerativo caracterizado por danos progressivos ao sistema nervoso autônomo (parte do sistema nervoso que controla as funções involuntárias), tremores musculares, rigidez, movimentos lentos e outras perdas neurológicas generalizadas.

A doença é uma condição degenerativa rara, similar ao Mal de Parkinson, porém com danos neurológicos mais generalizados, além de prejudicar o sistema nervoso autônomo.

Indicação: Miguel Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!