Luís Carlos Arutin

LUÍS CARLOS ARUTIN
(62 anos)

Ator

☼ Barretos, SP (19/01/1933)
┼ Rio de Janeiro, RJ (10/01/1996)

O ator Luiz Carlos Arutin era filho de pai sírio e mãe italiana, e começou como ator na sua cidade natal e depois foi para São Paulo, onde cursou a Escola de Arte Drámatica da Universidade de São Paulo (USP).

O ator foi um dos comandantes, com Augusto Boal, do Teatro de Arena na década de 70. No final da década de 70 consagrou-se no teatro quando ganhou o Prêmio Molière e o prêmio de melhor ator da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) com a peça "O Inocente", em que interpretava Luigi Pécora.

Ao longo de quase 40 anos de carreira, Luís Carlos Arutin acumulou cerca de 20 trabalhos em telenovelas e miniséries na televisão.

Estreou na telenovela "Meu Pedacinho de Chão" em 1971 e a seguir fez "Vitória Bonelli" (1972). Luís Carlos Arutin brilhou particularmente no papel de Yussef, na novela "Os Imigrantes" (1981), que lhe valeu o prêmio de melhor ator em 1982 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), e Rachid, de "Renascer", exibida pela TV Globo em 1993.

Também brilhou como Oscar na novela "A Gata Comeu" (1985) e o técnico de futebol Bepe de "Vereda Tropical" (1984), ambas na TV Globo. Outros personagens de destaque foram Orlando Cardoso em "Campeão" (1982) na TV Bandeirantes, o bom e polêmico jornalista Augusto de "Sinhá Moça" (1986), e João Semana em "As Pupilas do Senhor Reitor" (1995), no SBT.

Luís Carlos Arutin seria uns dos principais personagens da novela "O Rei do Gado" (1996), não fosse seu falecimento dias antes do início das gravações. Sua última novela foi "A Idade da Loba", na TV Bandeirantes em 1995.

No cinema, seu último trabalho foi como Vovô Passarinho de "O Menino Maluquinho", exibido em 1995.

Morte

Luís Carlos Arutin morreu na madrugada de 10/01/1996, vitima de asfixia causada por um incêndio ocorrido no apartamento onde morava com a mulher, Maria do Carmo Vieira Arutin, e o filho mais novo, na Rua Professor Roberto Oswaldo Cruz 4/302, na Freguesia, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

O fogo, segundo vizinhos, foi provocado por uma vela acesa no quarto do rapaz. As chamas se espalharam rapidamente por causa da parede revestida de isopor e carpete, usados como isolamento acústico pelo filho do ator, que tocava bateria.

A mulher do artista disse que vai estudar a possibilidade de ingressar com uma ação indenizatória contra o Governo do Estado. Ela acusa os bombeiros de terem demorado a resgatar o marido, achado inconsciente sobre a cama do casal. Maria do Carmo denunciou ainda o fato de as mangueiras de combate a incêndio do prédio não terem funcionado.

O comandante do 12º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Jacarepaguá, coronel César Santos, rebateu a acusação, afirmando que a primeira providência tomada pelos bombeiros num local de incêndio é verificar se há vitimas a socorrer. O oficial disse ainda que o ator quando foi encontrado já estava bastante debilitado por ter inalado monóxido de carbono. Os bombeiros, garantiu César Santos, tentaram reanimá-lo.

Luís Carlos Arutin ainda chegou a ser levado com vida para o Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, mas não resistiu à intoxicação causada pelo excesso de fumaça. O ator tentou, segundo vizinhos, salvar alguns objetos, jogando-os pela janela do apartamento.

Maria do Carmo disse ainda que os bombeiros destacados para o local do incêndio não foram acompanhados de uma equipe médica. O oficial do 12º Grupamento informou que a equipe médica não costuma sair com a primeira guarnição destacada para o local do incêndio.

"Fomos informados de que se tratava de um pequeno incêndio. A ambulância não costuma ir junto sempre. Aquele quarto era um verdadeiro paiol. O rapaz, para fazer o isolamento acústico, usou isopor e carpete, além de papelão no piso, que são materiais altamente inflamáveis" - contou o oficial.

Segundo Maria do Carmo, caberá aos demais membros da família do artista a decisão de representar contra o Estado:

"Primeiro ele tentou apagar o fogo com um balde. Somente depois que eu perguntei por ele é que os bombeiros voltaram lá para apanhá-lo. Ele ficou aguardando por socorro muito tempo!"

Segundo os vizinhos, o incêndio começou por volta das 3h30. O imóvel, que estava em obras, ficou parcialmente destruído. As chamas se propagaram muito rapidamente. O fogo destruiu também a janela e o toldo do apartamento 402, além de chamuscar a fachada de um outro apartamento, no quinto andar do prédio. O filho do ator confirmou que de fato acendera uma vela para um amigo, que está fazendo provas.

O corpo de Luiz Carlos Arutin foi levado para São Paulo, a fim de ser sepultado na sua cidade natal, Barretos.

Luiz Carlos Arutim e Eva Tudor
Televisão

  • 1971 - Meu Pedacinho de Chão
  • 1972 - Vitória Bonelli ... Sanches
  • 1980 - A Deusa Vencida ... Amarante
  • 1981 - Os Imigrantes ... Youssef
  • 1982 - Campeão ... Orlando
  • 1982 - Os Imigrantes (Terceira Geração) ... Youssef Assad
  • 1983 - Champagne ... Camilo
  • 1984 - Vereda Tropical ... Bepe
  • 1985 - A Gata Comeu ... Oscar
  • 1985 - Tenda dos Milagres ... Bonfanti
  • 1986 - Cambalacho ... Delegado
  • 1986 - Sinhá Moça ... Augusto
  • 1987 - Carmem ... Pimentel
  • 1987 - Corpo Santo ... Vidigal
  • 1988 - Vida Nova ... Michel
  • 1990 - Top Model ... Silas
  • 1993 - Renascer ... Rachid
  • 1994 - Memorial de Maria Moura ... Tonico
  • 1995 - A Idade da Loba ... André
  • 1995 - As Pupilas do Senhor Reitor ... João Semana

Cinema

  • 1994 - Menino Maluquinho - O Filme ... Vô Passarinho
  • 1985 - Sonho Sem Fim
  • 1983 - Flor do Desejo ... Manoel
  • 1973 - O Pica-Pau Amarelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!