Nicolau Sevcenko

NICOLAU SEVCENKO
(61 anos)
Historiador

* São Vicente, SP (1952)
+ São Paulo, SP (13/08/2014)

Nicolau Sevcenko foi um historiador brasileiro que dedicou-se ao estudo da história, com ênfase na cultura brasileira e desenvolvimento social das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Formou-se na Universidade de São Paulo (USP), onde manteve o cargo de professor de história da cultura, além de membro do Center For Latin American Cultural Studies do King's College da Universidade de Londres.

Foi professor visitante também na Universidade de Georgetown, Washington, DC, e na Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, nos Estados Unidos.

Nascido em 1952, em uma família de ucranianos fugidos da Guerra Civil Russa, Nicolau Sevcenko nasceu em São Vicente, no litoral do estado de São Paulo. Sua infância, conciliada entre o trabalho, esporte e estudos, lhe deu uma visão de mundo bastante ampla e significativa, o que o levou a optar pela História.

Graduado em 1975 e doutorado em História Social, em 1981, ambos pela Universidade de São Paulo (USP), em 1990, fez pós-doutorado pela Universidade de Londres. Já lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), lecionando na Universidade de São Paulo desde 1985 até sua aposentadoria em 2012. Desde então passou a dar aulas na Universidade Harvard.

É autor de obras como "A Corrida Para o Século XXI", "Orfeu Extático na Metrópole - São Paulo nos Frementes Anos 20", "Literatura Como Missão: Tensões Sociais e Criação Cultural na I República", "A Revolta da Vacina, Mentes Insanas Em Corpos Rebeldes", "O Renascimento" e "Pindorama Revisitada".


Morte

Nicolau Sevcenko morreu por volta das 19:00 hs de quarta-feira, 13/08/2014, em sua residência em São Paulo, aos 61 anos. Sua esposa, a editora Cristina Carletti, afirmou que ele deve ter sofrido um infarto.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!