Ronaldo Viola

RONALDO CARANDINA
(42 anos)
Cantor e Compositor

* São Paulo, SP (25/03/1962)
+ São Paulo, SP (14/07/2004)

Ronaldo Carandina, de nome artístico Ronaldo Viola, foi um cantor e compositor brasileiro nascido em São Paulo, SP no dia 25/03/1962. Começou a aprender tocar o viola com apenas 9 anos de idade. Desde criança gostava de ouvir os grandes nomes da música caipira raiz no inesquecível programa "Linha Sertaneja Classe A", na Rádio Record de São Paulo.

Ronaldo Viola abandonou tudo pela vida nos palcos, objetivando cantar "as verdades do nosso Brasil", conforme seu próprio comentário no encarte do CD "Ronaldo Viola e João Carvalho - Vol. 5".

Ronaldo Viola formou dupla com João Carvalho em 1978. Uma parceria curta, porém expressiva, que teve início após o Festival da Música Sertaneja patrocinado pelo Governo do Estado de São Paulo, que teve lugar em diversas cidades do Interior Paulista, dentre elas, Santa Isabel.

Ronaldo Viola e João Carvalho
Defendendo uma música de autoria sua, juntamente com José Caetano ErbaRonaldo Viola foi o vencedor, juntamente com João Carvalho e, a partir daí, decidiram formar a dupla.

Em 2000, no entanto, Ronaldo Viola e João Carvalho desfizeram a dupla, após quase 20 anos de atividade. E, a partir de 2002, Ronaldo Viola passou a cantar em dupla com o Praiano.

Almiro José Alves, o Praiano, já havia formado dupla em 1992 com Tião Carreiro, após o convite do próprio criador e Rei do Pagode que na época procurava por um novo parceiro para seu próximo disco. Praiano também já formou dupla com Peão Carreiro, com quem gravou dois discos.

Em dupla com Ronaldo Viola, Praiano gravou um único CD intitulado "Ronaldo Viola e Praiano - Volume 1" pela GT Musik (GTCD-0013), o qual foi bastante destacado pela preferência popular com a música "Desatino" (Ronaldo Viola e Zé Bill), no estilo pop-sertanejo romântico.

Ronaldo Viola e Juliana Andrade
O CD também nos brinda com belíssimas composições como "Jeitão de Caboclo" (Valdemar Reis e Liu), "Pescaria" (Ronaldo Viola e Bênnon) e "Rei da Pecuária" (Ronaldo Viola e Jesus Belmiro), mantendo nessas interpretações o estilo caipira raiz.

A dupla Ronaldo Viola & Praiano, no entanto, desfez-se bruscamente na noite de terça-feira, 13/07/2004, quando um derrame cerebral levou Ronaldo Viola à UTI de um hospital na capital paulista, com fortes dores de cabeça. Ronaldo Viola faleceu às 8:40 hs do dia 14/07/2004.

Ronaldo Viola residia em Taboão da Serra, SP, com sua esposa, a excelente violeira Juliana Andrade, com quem foi casado durante três anos e sete meses.

Praiano atualmente forma dupla com Rodrigo Mattos, enquanto Juliana Andrade voltou a formar dupla com Jucimara. João Carvalho atualmente canta em dupla com João Mulato.

Fonte: Letras
Indicação: Gilberto Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!