Nico Nicolaiewsky

NELSON NICOLAIEWSKY
(56 anos)
Cantor, Compositor e Humorista

* Porto Alegre, RS (09/06/1957)
+ Porto Alegre, RS (07/02/2014)

Nelson Nicolaiewsky, mais conhecido como Nico Nicolaiewsky, foi um músico, compositor e humorista brasileiro. Era reconhecido no país pelo personagem Maestro Pletskaya, do espetáculo "Tangos & Tragédias", que realizou durante 30 anos com Hique Gomez.

Descendente de judeus da Bessarábia, Nico Nicolaiewsky começou a estudar piano clássico aos 7 anos de idade, por ordem de sua mãe, e aos 13 anos, foi aprovado em um teste no Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde seguiu seus estudos até os 16 anos.

Aos 21 anos, em 1978, foi um dos fundadores do "Musical Saracura", um dos mais importantes grupos de música urbana do Rio Grande do Sul no final dos anos 70 e início dos anos 80. Apesar disso, o "Musical Saracura" lançou apenas um LP, em 1982.

Em 1984, criou juntamente com o Hique Gomez, a comédia musical "Tangos & Tragédias", espetáculo que marcaria de maneira indelével sua carreira, ligando o personagem Maestro Pletskaya a sua pessoa, e tornaria-se um fenômeno de público, principalmente no Rio Grande do Sul, trazendo ao músico reconhecimento nacional.

Em 1987, iniciaram-se as apresentações no que seria a "segunda casa" de Nico Nicolaiewsky, o palco do Teatro São Pedro.


Entretanto, com o espetáculo ainda incipiente, ainda em 1984 Nico Nicolaiewsky foi para o Rio de Janeiro, onde morou durante 10 anos para estudar com o eminente maestro Hans-Joachim Koellreuter. Neste período, em 1993, nasceu sua filha, Nina Nicolaiewsky.

Ao retornar ao Rio Grande do Sul, lançou dois discos solo: "Nico Nicolaiewsky" (1996) e "As Sete Caras da Verdade" (2002). O primeiro contém valsas e canções líricas e virou trilha do filme "Amores", de Domingos de Oliveira. O segundo consiste em uma ópera-cômica, onde Nico Nicolaiewsky interpretou o vilão Rodolfo.

Em 2007, Nico Nicolaiewsky lançou seu terceiro disco, intitulado "Onde Está o Amor?" que, diferente dos anteriores, contém músicas de caráter mais pop. O disco foi produzido por John Ulhoa, guitarrista da banda Pato Fu.

Em 2013, montou o espetáculo "Música de Camelô", onde cantava sozinho ao piano, canções "super populares" segundo suas próprias palavras. O repertório incluía músicas desde "Ai Se Eu Te Pego", de Michel Teló, e "Tô Nem Aí", da cantora Luka, até a música do desenho animado japonês Pokémon e "Tchê Tchê Rerê" do cantor Gusttavo Lima, sugestões de sua filha Nina Nicolaiewsky, que eram executadas com arranjos surpreendentes, bastante diferentes dos originais.

Em entrevista Nico Nicolaiewsky comentou o espetáculo:

"Preconceitos existem e é delicioso ver alguém se espantar no meio de uma canção ao se dar conta de que está gostando de uma música que julgava odiar!"

Nico Nicolaiewsky e Hique Gomez
Às vésperas de comemorar 30 anos do espetáculo "Tangos & Tragédias", Nico Nicolaiewsky recebeu o diagnóstico de Leucemia Mieloide Aguda (LMA) e foi internado às pressas, no dia 23/01/2014, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O tratamento, no entanto, não foi suficiente para retardar o avanço da doença e ele veio a falecer às 05:30 hs do dia 07/02/2014, aos 56 anos.

Em janeiro, uma nota divulgada pelo hospital sobre a saúde de Nico Nicolaiewsky dizia que ele estava na fase inicial da doença e havia necessidade de cuidados intensivos e de isolamento.

Seu velório foi realizado no Teatro São Pedro, lugar simbólico na vida do músico: Desde 1987, o musical "Tangos & Tragédias" era apresentado todo verão no local, com ingressos sempre esgotados.

Ao recordar um show do "Musical Saracura" que havia assistido, o jornalista e crítico de arte gaúcho Renato Mendonça descreveu as qualidades que iriam permear a obra de Nico Nicolaiewsky:

"O quarteto entrou em cena contido e silencioso, perfilou-se em frente ao palco e cantou à capela uma canção quase desconhecida. E calou o público. E incendiou o público por dentro. A lembrança serve para evocar aquelas que considero as qualidades fundamentais de Nico Nicolaiewsky: O poder e a coragem de surpreender, a determinação de indeterminar quaisquer fronteiras artísticas."

Fonte: Wikipédia
Indicação: Douglas Bachine

Nenhum comentário:

Postar um comentário