Renato De Simone

RENATO DE SIMONE
(62 anos)
Manipulador e Criador de Fantoches

☼ São Paulo, SP (1953)
┼ São Paulo, SP (27/04/2015)

Sua carreira voltada à criação e manipulação de bonecos, diálogos e músicas para os mesmos alcançou grau de excelência ao nível dos Muppets norte americanos, e dos melhores conjuntos do mundo. Renato De Simone começou sua carreira artística quando criança, trabalhando para criança. Desde o início escrevia, produzia e dirigia seus próprios espetáculos.

Foi com estes atributos, despertados ainda na adolescência, que Renato De Simone chegou a ter companhia própria de espetáculos, o que lhe propiciou chegar à televisão. Foi aí que aprimorou e consolidou suas qualidades.

Em 1974 foi convidado para se apresentar no quadro "Vale Tudo" do Programa Silvio Santos. Elogiado pelos mais rigorosos jurados Renato De Simone ganhou personalidade para seguir em frente. Aí vieram programas na TV Cultura e TV Record.


Buscando comparações e melhorar suas apresentações, Renato De Simone viajou aos Estados Unidos onde manteve contato com Jim Henson e Frank Oz, responsáveis pelo The Muppett Show. De volta ao Brasil, foi convidado junto com a esposa, a atriz Suely Moraes, a participar do programa "Tarde Maior" da TV Record junto com o palhaço Tic-Tac.

Mais a frente na mesma emissora, em 1987, ganhou seu próprio programa, o "Drº Cacareco & Cia." que obteve grande sucesso, com a participação de novos personagens criados pelo próprio Renato De Simone, como o boneco Quebra-Galho, Seu Lelé, Pelota e Modinha. Tratava-se de um programa diário com uma hora de duração onde mostrava o dia a dia de uma família bem atrapalhada em uma casa com passagens secretas que davam no laboratório do Drº Cacareco. O programa ficou no ar até 1988.

Afora seu trabalho na TV, Renato De Simone e a esposa Suely Moraes mantinham o teatro de fantoches "Fantreco" no qual desenvolveram dezenas de histórias originais, diálogos e trilhas sonoras especiais, que encantaram o público infantil e adolescente.


Sua última aparição na televisão foi no Programa Festolândia no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), apresentado por Eliana. Ele também fazia espetáculos teatrais e seguia com o personagem.

Um dos mais talentosos artistas vila-prudentinos, Renato De Simone, também conhecido por Drº Cacareco, morreu na madrugada do dia 27/04/2015, aos 62 nos de idade. Vítima de doença congênita nos intestinos, Renato De Simone deixou a esposa Suely Moraes, e a filha Brunna casada com Bruno Marrone Novelli.

Na página oficial do artista no Facebook, a informação foi confirmada pela agência com a qual o artista produzia suas histórias.

"É com extrema dor que comunico aos familiares, amigos e clientes que Renato De Simone, o nosso querido Drº Cacareco, faleceu. O velório será a partir das 11:00 hs na Vila Mariana, Av Lacerda Franco, 2084. Depois seguirá para o Cemitério São Pedro, na Vila Alpina para cerimônia de cremação a partir das 16:00 hs."

A missa de 7º dia foi celebrada no dia 04/05/2015, às 19:30 hs na Igreja de Santo Emídio.

Fonte: Folha VP On Line e O Fuxico
Indicação: Carlos da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!