Gastão Renné

GASTÃO RENNÉ
Dublador


Gastão Renné foi um dublador Paulista. Ingressou na dublagem no início da Arte Industrial Cinematográfica (AIC), por volta de 1962. Desde o início foi escalado para desenhos de Hanna Barbera, o qual ao lado de Older Cazarré, Waldir Guedes e Roberto Barreiros, era um dos dubladores mais atuantes e brilhantes para dublar desenhos. Gastão Renné tinha uma voz forte, porem afinava-a, e por esses falsetes era muito escalado para desenhos, mas também fazia participações com sua voz original.

Entre os desenhos mais famosos dublados por Gastão Renné estão Batatinha e Guarda Belo em "Manda-Chuva", Homem-Mola em "Os Impossíveis", o rato Ploc em "Plic, Ploc e Chuvisco", Patinho Duque em "O Patinho Duque", o homem das cavernas Ughi em "Dino Boy e o Vale Perdido", Pernalonga na primeira dublagem do coelho no Brasil, sendo redublado pela Herbert Richers nos anos de 1970, entre outros.

Gastão Renné teve poucas participações em series, seu carro chefe eram os desenhos animados. Não temos informações de onde Gastão Renné veio nem de quando nasceu, nossa única fonte de informação é uma pequena citação de Older Cazarré e Roberto Barreiros na extinta "Revista do Rádio", datada de dezembro de 1967, na qual é citado o seu falecimento, vítima de um ataque cardíaco. Gostaríamos também de ter conseguido uma fotografia e também a sua biografia completa, porém nem sites especializados em dublagem possuem qualquer material a respeito. 

Certa vez, em entrevista a um site, Lima Duarte agradeceu a Gastão Renné por toda a ajuda que lhe deu para dublar Manda-Chuva, pois o personagem fala rápido demais e isso dificultava ao dublador.

Para os fãs das dublagens originais, sobretudo em desenhos, fica aqui registrado o magnífico desempenho de mais um artista brasileiro que infelizmente ficou no anonimato.

Trabalhos

  • Batatinha e Guarda Belo em "Manda-Chuva"
  • Homem-Mola em "Os Impossíveis"
  • Ploc em "Plic, Ploc e Chuvisco"
  • Patinho Duque em "O Patinho Duque"
  • Ughi em "Dino Boy e o Vale Perdido"
  • Professor Tolom-Tolom em "O Urso Cerebral" em "Zé Colméia"
  • Zé Macaco em "Jacaré de Araque" em "Wally Gator"
  • Caçador em "Operação Major" em "Leão da Montanha"
  • Pernalonga em "Looney Tunes"

Fonte: Casa da Dublagem e Universo AIC
Indicação: Paulo Américo Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!