Asa Branca

WALDEMAR RUY DOS SANTOS
(57 anos)
Locutor de Rodeios e Cantor

☼ Turiúba, SP (19/04/1962)
┼ São Paulo, SP (04/02/2020)

Waldemar Ruy dos Santos, mais conhecido como Asa Branca, foi um locutor profissional de rodeios e cantor, nascido em Turiúba, SP, no dia 19/04/1962.

A carreira de Asa Branca foi meteórica. Virou locutor por acaso em 1985, quando o narrador oficial brigou com a direção de uma festa. Tomou gosto pela narração e resolveu se aperfeiçoar. Foi limpar cocheiras no Texas, onde acontecem alguns dos principais eventos da área nos Estados Unidos, e conheceu uma tecnologia avançada à época: microfone sem fio.

Ele então revolucionou a locução de rodeios no Brasil no final dos anos 1980 ao incrementar a locução a partir de um microfone sem fio, o que lhe permitia narrar de dentro da arena e entrevistar os peões ao vivo. Além do microfone sem fio, Asa Branca introduziu fogos de artifício, contratou DJ para tocar músicas de rock antes de o peão entrar em cena e criou rimas rápidas que deixavam o público maravilhado. Inovou, também, nas aberturas de rodeios com atrações e apresentações especiais como a presença do cavalo e do helicóptero.


Asa Branca investiu muito no profissionalismo desse esporte, envolvendo-se com política para garantir os direitos dos atletas. Em Barretos, apresentou o então candidato à presidência do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, à uma plateia que aguardava sua apresentação na festa. Neste dia o rodeio ganhou mais força política e se tornou um dos esportes mais praticados em nosso país.

Também fez sucesso na televisão, onde apresentou o "Som Brasil", o especial "Amigos", na TV Globo, e teve participações em novelas como "Mulheres de Areia" (1993) e "Rei do Gado" (1996), também da TV Globo.

Asa Branca marcou presença em diversos programas de televisão e rádio, como "Domingo Legal" (SBT), "Domingão do Faustão" (Globo), "Hebe" (SBT), "Domingo Show" (Record), "Silvia Poppovic" (Band), dentre outros.

Em 1998, Asa Branca disputou as eleições para deputado federal pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), mas perdeu.

Asa Branca com a então namorada Marília Gabriela
Em 2013, Asa Branca foi hospitalizado por 83 dias devido a uma neurocriptococose, popularmente chamada "Doença do Pombo", que atinge o sistema nervoso. Chegou a ser submetido a seis cirurgias no cérebro, venceu a doença e retornou aos rodeios em 2014.

Por causa da neurocriptococose, Asa Branca adquiriu a meningite bacteriana e hidrocefalia. Para controlar as doenças, necessitou tomar remédios todos os dias e ir frequentemente ao médico para realização de exames.

Asa Branca enfrentou, desde 2017, um câncer na garganta, passando por várias sessões de radioterapia. A doença progrediu atingindo estado terminal.

O documentário "A Última Lenda dos Rodeios", uma produção da Veja e Kurundu Filmes, lançado em 26/08/2018, no encerramento da Festa do Peão de Barretos, retrata a vida de Asa Branca. A produtora Sentimental Filmes, em parceria com a Querosene Filmes e a Universal Pictures, lançou, em 2018, o filme "Asa Branca - A Voz da Arena". Sob a direção de Guga Sander, o longa conta a história de Asa Branca.

Vida de Luxo, Doença e Arrependimento

Ele já chegou a ganhar R$ 1 milhão em um único mês, morava nos Jardins, região nobre de São Paulo, usava helicópteros e aviões fretados como meio de transporte. Após abusar de uma vida de luxo, sexo e drogas, ele perdeu ao menos R$ 10 milhões.

A mulher de Asa Branca, Sandra dos Santos, afirmou ao programa "A Tarde É Sua" (Rede TV!) que a doença já se espalhou por todo o organismo.
"Os médicos disseram que a infecção dele está muito forte, tanto a pulmonar, que é a pneumonia, quanto o câncer. O câncer já tomou tudo, até a coluna cervical. A carótida dele está toda envolvida pelo câncer e para os médicos não tem mais o que fazer, agora a gente só espera a vontade de Deus, que Deus faça o que for melhor para ele!"
Sandra dos Santos ainda diz que ele pede parar morrer.
"Ele pede para Deus toda hora: 'tira meu sofrimento, não aguento mais sofrer!'. Espero que ele faça uma passagem com todos os espíritos protetores protegendo ele!"

Asa Branca conseguiu acompanhar o lançamento do livro que conta a história de sua vida, em dezembro de 2019. O locutor estava com 58 kg e recebia doses de morfina para tentar controlar as fortes dores.

Em outubro de 2019, Asa Branca, disse que se arrependia por ter construído sua carreira nos rodeios, em entrevista a revista Veja. Ele já estava sob cuidados paliativos.

Devido ao histórico de saúde de Asa Branca - ele era portador do vírus HIV e tinha oito válvulas na cabeça, resultado de uma criptococose -, os médicos disseram que cirurgia ou sessões de quimioterapia não seriam recomendadas.


Diante da situação, Asa Branca disse em entrevista à revista Veja ter se arrependido dos rodeios que narrava e que acredita que a doença veio como uma punição por ter construído sua fama com base na controversa tradição.
"Estou pagando toda a dor que causei e incentivei os outros a causar nos bichos dos rodeios. Dos rodeios grandes aos pequenos, a festa era de alegria para o público, mas de dor e sofrimento para os bichos!"
Na conversa, Asa Branca também admitiu se arrepender de ter gasto seu dinheiro de forma irresponsável - pouco lhe sobrou da fortuna que fez com os rodeios. Mas se voltasse atrás, ele disse que teria ido a festas e namorado com diversas mulheres de novo: "Eu bancava para todos uísque, cocaína e prostitutas!", disse o ex-locutor, que também lamenta seu vício na droga.

Morte

Além de ser portador do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH ou HIV) desde 2007, Asa Branca foi diagnosticado, em 2017, com câncer na garganta. Numa entrevista concedida à Veja, afirmou que seus problemas de saúde "eram resultado da prática e do incentivo à violência contra bois e cavalos".

Asa Branca foi internado em 02/02/2020 em estado crítico, segundo uma nota divulgada pela família. Na terça-feira, 04/02/2020, o quadro se agravou e o Asa Branca faleceu aos 57 anos, no Instituto do Câncer, em São Paulo, em decorrência de um câncer na garganta.

Discografia

  • 1996 - Cowboy Country (Paradoxx Music)
  • 1997 - Cowboy Country - Volume 2 (Paradoxx Music)
  • 1998 - Asa Branca Romântico Especial (Paradoxx Music)
Com a dupla "Asa Branca e Rancharia"

  •  ? - Rodeio (EP)
  • 2018 - Na Pegada do Cowboy
Participações em Outros Projetos

  • Participação especial na música "Segura Peão", presente no álbum "Ventos Uivantes" de Sérgio Reis.

Filmografia

Televisão

  • 1993 - Mulheres de Areia ... Ele Mesmo (TV Globo)
  • 1996 - O Rei do Gado ... Ele Mesmo (TV Globo)
  • 1996 - Amigos Especial ... Apresentador (TV Globo)
  • 1997 - Som Brasil ... Apresentador (TV Globo)
Cinema

  • 2015 - A Última Lenda dos Rodeios (Documentário Biográfico)
  • TBD - Asa Branca - A Voz da Arena (Cinebiografia)

Livros

  • 2019 - Asa Branca - A Biografia (Raul Marques, Letramento Editora e Livraria)

Fonte: Wikipédia e Edil Francis
#FamososQuePartiram #AsaBranca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!