Dudu Braga

ROBERTO CARLOS BRAGA
(52 anos)
Produtor Musical, Radialista, Jornalista e Instrumentista

☼ Belo Horizonte, MG (14/12/1968)
┼ São Paulo, SP (08/09/2021)

Roberto Carlos Braga, mais conhecido por Dudu Braga, foi um produtor musical e instrumentista, filho do cantor Roberto Carlos, nascido em Belo Horizonte, MG, no dia 14/12/1968.

Filho do cantor Roberto Carlos com Cleonice Rossi Braga, Dudu Braga tinha mais três irmãos: Ana Paula Rossi Braga, Rafael Carlos Torres Braga e Luciana Carlos

Dudu Braga era deficiente visual e sua história, por ser alvo das curiosidades dos fãs de seu pai, já foi contada por diversos ângulos, com diferentes interpretações e inúmeras conclusões. Dudu se considera privilegiado por poder contar com a compreensão e apoio de quase um país inteiro e também pelas facilidades que teve para procurar possíveis soluções para o seu problema em várias partes do mundo. Sua natureza alegre não permitiu que ficasse deprimido quando constatou a irreversibilidade de sua deficiência e buscou adaptar-se para viver da melhor forma possível dando um verdadeiro show de recuperação.

Publicitário por formação, produtor musical, radialista e jornalista, ele tinha uma ligação estreita com a rádio onde apresentou o programa "As Canções Que Você Fez Pra Mim", líder de audiência em 40 emissoras de rádios do Brasil e também em Portugal. Assinava ainda colunas de revistas, tocava bateria em sua banda RC Na Veia, era absolutamente eficiente em tudo o que fazia.

Dudu Braga ao lado do pai Roberto Carlos
Eduardo Braga é o terceiro filho de Roberto Carlos. Na infância ganhou os apelidos de Segundinho e Dudu Braga. Tudo por causa de uma música de Eduardo Araújo que Dudu aprendeu a tocar e cantar. A imprensa acompanhou de perto seu nascimento. Paparazzis ficaram de plantão no hospital de olho em fotos do bebê. Assim que houve o nascimento, o bebê foi diagnosticado com Glaucoma Congênito, um problema nos olhos.

Dudu Braga chegou a passar por cirurgias na visão na Holanda. Roberto Carlos chegou a declarar em entrevista, qual foi o seu sentimento com o filho no colo, na Europa, momentos antes da cirurgia nos olhos:
"Eu e Nice (esposa) fomos tentar recuperar a visão do meu filho. Envelheci quinze anos numa sala de espera!"
(Roberto Carlos)

Após passar por cirurgias nos olhos na infância e também na vida adulta, Dudu Braga afirmou, em 2020, que seguia praticamente cego e que teria apenas 5% da visão do olho esquerdo. Em entrevistas, ele afirmava que estava sempre tratando a cegueira com novos procedimentos para não prejudicar ainda mais a visão.

Dudu Braga sempre foi apaixonado por música, como o pai. Em 2019, descobriu um câncer no pâncreas que no mesmo ano foi curado. Passou por quimioterapia e internação no Hospital Albert Einsten, em São Paulo. Um novo câncer reapareceu em setembro de 2020.

Dudu Braga, a esposa Valeska Braga, a filha Laura e o pai Roberto Carlos no aniversário de 1 ano da filha.
Dudu Braga
fazia parte da banda RC Na Veia. A banda é formada por Dudu Braga (na baterista), Alex Capela (no vocal), Fernando Miyata (na guitarra) e Juninho Chrispim (no baixo). O grupo faz uma releitura no estilo rock and roll das músicas do cantor Roberto Carlos.

Dudu Braga tinha uma filha chamada Laura. Laurinha, como todas a chamavam, foi a sétima neta do Roberto Carlos. A filha é fruto do casamento de Dudu Braga e Valeska Silva. Laura nasceu em 14/10/2015, em em São Paulo, SP, de cesariana, com o peso de 3,1 quilos e medindo 50 centímetros.

Nas redes sociais era possível acompanhar o relacionamento de pai e filha. Em um dos vídeos, Laura diz: "Papai, papai, sente eu aqui. Sente. Estou aqui!", diz a filha Laura, antes de pegar nas mãos do pai e colocar em seu rosto.

Dudu Braga anunciou nas redes sociais, em 17/09/2020, que estava lutando contra um novo câncer. O pai, Roberto Carlos, ficou arrasado com a notícia. Mas Dudu, esposa, filha e família, estavam juntos e confiantes nesta nova batalha.
"Como vocês podem ver, estou bem. Claro que, quando você recebe essa notícia, o mundo vem abaixo. Mas é aquela história: Não adianta ficar se lamentando. Tem que ir para cima para resolver e foi isso que a gente fez (...) Meu pai ficou, poxa vida, arrasado. Mas agora ele está para cima. Paizão é um cara para cima!" 
(Dudu Braga no Instagram)

Rafael Carlos, Dudu Braga, Ana Paula, Roberto Carlos e Luciana Carlos
Os Filhos de Roberto Carlos

Rafael Carlos Torres Braga
Com 56 anos de idade, Rafael é o filho mais velho de Roberto Carlos. De acordo com Leo Dias, Roberto Carlos confirmou a paternidade através de um exame de DNA quando Rafael tinha 24 anos. Maria Lucila Torres, ex-modelo que faleceu pouco depois da confirmação da paternidade do filho com o artista, é a mãe de Rafael Carlos Torres.

Roberto Carlos Braga II (Dudu Braga)
Assim como o pai, Roberto Carlos Braga II, ou Dudu Braga, era ligado às artes. Ele trabalhava como produtor musical, além de comandar programas de rádio, e também era conhecido como Segundinho por ser o segundo filho de Roberto Carlos. Ao todo, viveu com a esposa por mais de 18 anos, mas casou oficialmente apenas em setembro de 2020.

Ana Paula Rossi Braga
Roberto Carlos teve duas filhas, fruto do casamento com Nice, sua primeira esposa. Ana Paula Rossi Braga, faleceu aos 45 anos, em abril de 2011, depois de uma parada cardíaca. Ela era casada com o guitarrista Paulinho Ferreira, que integrava a banda de Roberto Carlos, mas não teve filhos. O relacionamento com o pai era próximo. 

Luciana Carlos 
Com 51 anos de idade, a segunda filha de Roberto Carlos se chama Luciana Carlos e também é fruto do relacionamento do cantor com Nice. Luciana era irmã de Ana Paula por parte de mãe e de pai e a partida da irmã, segundo a herdeira, foi uma das maiores perdas de sua vida. "Foi muito sofrido pra mim!", declarou Luciana ao voltar para o Brasil. Ela se casou e morou em Londres, na Inglaterra, por mais de seis anos. 

Morte

Na quarta-feira, 08/09/2021, a assessoria de imprensa de Dudu Braga atualizou os fãs sobre seu estado de saúde no tratamento contra o câncer no peritônio. Segundo informações da assessoria, Dudu Braga seguia internado e o quadro dele era estável, apesar de irreversível. A morte foi confirmada durante a tarde de quarta-feira.

Dudu Braga faleceu na quarta-feira, 08/09/2021, aos 52 anos, vítima de câncer no peritônio, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, SP.

Dudu Braga deixa a esposa Valeska com quem era casado há 17 anos e também a filha Laura, que estava com 5 anos de idade.

No velório de Dudu Braga, Roberto Carlos estava "literalmente arrasado e destruído", contou o assessor de imprensa do cantor. Amigos e familiares que o acompanharam no velório e no enterro de seu filho, se comoveram com a longa crise de choro de Roberto Carlos durante a cerimônia.
"Quem estava no velório viu como ele está destruído. Chorou muito, muito mesmo. Foi doloroso vê-lo desse jeito!"
(Contou um amigo de Roberto Carlos)

Como o próprio Roberto Carlos costumava afirmar em entrevistas: Dudu Braga era seu maior ídolo. Numa das últimas conversas entre os dois, já no hospital - onde Dudu tratava um câncer irreversível no peritônio, membrana que envolve a parede abdominal -, o filho afirmou ao pai que, se algo ruim acontecesse, ele "gostaria de ir embora com uma camisa do Corinthians, uma roupa confortável e tênis". E assim foi feito.

Roberto Carlos se despede do segundo filho em um intervalo de dez anos. Em 2011 ele já havia perdido a filha Ana Paula, aos 47 anos, vítima de um ataque cardíaco. Em uma publicação feita em 2016 em sua conta do Twitter, Roberto Carlos aparece ao lado de Nice, que faleceu em 1990 devido a um câncer de mama, Dudu e Ana Paula.

#FamososQuePartiram #DuduBraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!