Marcos Cesana

MARCOS CESANA
(44 anos)
Ator, Dramaturgo e Roteirista de TV

* São José do Rio Preto, SP (1966)
+ São Paulo, SP (18/05/2010)

Ficou conhecido do público ao participar de mais de cem filmes publicitários, incluindo campanhas memoráveis, como coadjuvante do Baixinho da Kaiser e o Porteiro Zé, para Porto Seguro, dentre outros. Também apareceu em anúncio impresso em campanha para os Correios.

A versatilidade de Marcos Cesana incluiu ainda trabalhos no rádio como imitador em programa humorístico e locutor de spots.

Em teatro, Marcos Cesana atuou em diversos espetáculos, dentre os quais as peças "Vernissage", de Vladislak Havel, "Terrorismo", dos irmãos Presniakov, "Ricardo III", dirigida por Jô Soares, "Felizes Para Sempre" (2007) e "Charutos" (2007).

Marcos Cesana é autor das peças "Desamparo" que ficou em cartaz, em 1999, no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e "Ninguém Fala de Amor Como Você", encenada em 2003.

No cinema, Marcos Cesana atuou em curtas e longas-metragens, com diretores como Laís Bodansky, "Bicho de Sete Cabeças" e "Chega de Saudade", João Batista de Andrade, "Veias e Vinhos", e Hermano Penna, "Vôo Cego, Rumo Sul".

Integrou o elenco das novelas "Da Cor do Pecado" (2004) e "Cidadão Brasileiro" (2006). Na televisão, participou, também, do teleteatro "Quando as Máquinas Param", na TV Cultura.

Marcos Cesana também é personagem principal do longa-metragem "Jardim Europa", de Mauro Baptista Vedia.

Ainda no cinema, Marcos Cesana foi o roteirista do filme "Olho de Boi" (2007).

Entre 2007 e 2008, esteve em cartaz com a peça "A Festa de Abigaiu". Ainda em 2008, Marcos Cesana participou do seriado "Casos e Acasos", da TV Globo.

Entre 2008 e 2010, Marcos Cesana participou da peça "A Alma Boa de Setsuan".

Em 2010, esteve nas telas dos cinemas no filme "Lula, O Filho do Brasil" e na televisão na da série "9mm: São Paulo" do canal de TV a cabo FOX.


Morte

Marcos Cesana morreu na madrugada do dia 18/05/2010, aos 44 anos, em consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Marcos Cesana estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo, desde o dia 08/05/2010.

Segundo nota divulgada pelo hospital, Marcos Cesana faleceu em "decorrência de complicações cardiorrespiratórias secundárias a uma hemorragia por ruptura de aneurisma cerebral".

O corpo do dramaturgo foi velado no Cemitério São Pedro e cremado no Cemitério de Vila Alpina.

Marcos Cesana era casado e deixou dois filhos, André, de 13 anos, e Leon, de 1 ano.

Marcos Cesana estava em cartaz no teatro com a peça "A Alma Boa de Setsuan", de Brecht, que ele mesmo adaptou, ao lado de Marco Antonio Braz, diretor do espetáculo, e que tem Denise Fraga e Ary França no elenco. Denise Fraga, que o conheceu em 2004, também trabalhou com ele no quadro "Retrato Falado", do Fantástico, na TV Globo.

O último filme em que trabalhou foi "Reflexões de um Liquidificador", quarto longa de André Klotzel.


Cinema


  • 2001 - Bicho de Sete Cabeças ... Interno Bil
  • 2003 - Noventa Milhões em Ação (Curta-Metragem)
  • 2006 - Veias e Vinhos - Uma História Brasileira
  • 2007 - Chega de Saudade ... Garçom Gilson
  • 2009 - Lula, o Filho do Brasil ... Feitosa
  • 2009 - Reflexões de um Liquidificador ... Carteiro


Televisão


  • 2006 - Cidadão Brasileiro ... Pereira
  • 2008 - Casos e Acasos (Episódio "A Escolha, a Operação e a Outra")
  • 2008 - 9mm: São Paulo ... Tavares (13 Episódios - 2008-2009)
  • 2009 - A Grande Família ... Farofa (Episódio "Nem Tuco Está Perdido")


Roteirista


  • 2008 - Olho de Boi (2008) - Vencedor do Kikito de melhor roteiro no Festival de Gramado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!