Aimée

HAIDÉE SALES LEMOS
(80 anos)
Atriz

* Salvador, BA (02/08/1923)
+ Rio de Janeiro, RJ (05/09/2003)

A atriz foi uma espécie de rainha do Vaudeville. Soteropolitana de nascimento, foi para o Rio de Janeiro ainda bem jovem, e lá começou a estudar teatro. Participou de uma seleção para a peça o "Avarento" , de Molière, para atuar ao lado de Dulcina de Moraes. A partir daí não deu mais trégua.

Pode-se atribuir a atriz Aimée, o título de pioneira do Vaudeville no Brasil. Fez muito sucesso em um período das atrizes Molière, para atuar ao lado de Dulcina de Moraes, Marina Freire, Eva Todor e Bibi Ferreira.

Depois de participar da Companhia Procópio Ferreira, Joracy Camargo, Dulcina de Moraes e Jaime Costa, a atriz uniu-se a Joracy Camargo para criar sua própria companhia, especialmente para ocupar o Teatro Rival, revezando-se com a Companhia de Alda Garrido.

Seu maior sucesso no teatro foi a peça "À Margem da Vida" ao lado de Silveira Sampaio, Marina Freire, Laura Soares e Abílio Pereira de Almeida.

No cinema atuou em vários longa metragens como "Sob o Domínio do Sexo" (1973), "Le Bluffeur" (1963), "Folias Cariocas" (1948), "O Homem Que Chutou a Consciência" (1947) e "Corações Sem Piloto" (1944)

A atriz participou, também, do "Grande Teatro Tupi".

Aimée fazia vesperais aos sábados e duas sessões aos domingos, apresentando teatro infantil. Um dos sucessos foi "A Menina Sem Nome", de Guilherme Figueiredo, com direção de Maurício Sherman, com Dinorah Marzullo, mãe de Marília Pera, e Roberto Duval, em 1956.

Aimée, durante 20 anos, lotou o Teatro Rival dividindo com Alda Garrido o sucesso, cada uma brilhando por seis meses, naquele teatro.

A atriz faleceu no Rio de Janeiro aos 80 anos, em 5 de setembro de 2003.

2 comentários:

  1. Marcos, vi que mudou o layout do blog. Parabéns, ficou bem clean, bem legal. Só senti falta dos links de parceria que tinha antes.
    Mesmo assim, parabéns. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Cintia!
    Realmente fiz algumas mudanças, inclusive o endereço do blog agora é: www.famososquepartiram.com. Não entendi o porque do sumiço desses links (eu não havia removido nenhum). Mas vou retornar com os endereços imediatamente.
    Agradeço a sua visita e seu comentário. Espero poder te ver sempre por aqui. Abraços

    ResponderExcluir